logo gsc

Blog Caetano

Como liderar uma equipa à distância

Como liderar uma equipa à distância - Emprego Salvador Caetano

Isso nunca vai funcionar! Até é uma boa ideia, mas e as reuniões? Como sei que a minha equipa está mesmo a trabalhar? Estas são algumas questões que frequentemente vemos levantadas pelas lideranças que se veem confrontadas com a nova realidade do teletrabalho. Aqui vamos explicar tudo o que precisas de saber sobre como liderar uma equipa à distância.

As circunstâncias, apesar de não serem as melhores, vieram provar que o trabalho em casa é possível. Muitos estudos indicam que esta modalidade conduz a um aumento da produtividade e eficiência, maior bem-estar dos colaboradores, redução de despesas operacionais, entre outros.

Na Salvador Caetano também acreditamos nestas vantagens e acreditamos que é possível gerir equipas, com sucesso, mesmo à distância. Como em tudo é preciso criar regras e seguir algumas recomendações para que tudo funcione da melhor forma, deixamos-te 6 dicas!

Como liderar uma equipa à distância

1. Define as diretrizes

Comunica com a equipa quais são os objetivos da mesma e o que é esperado dela. Deste modo, todos estarão não só a par do que têm de fazer de uma forma transversal, mas também do caminho a seguir. Assim será possível manteres os teus colaboradores motivados, uma vez entendido o seu propósito e importância do seu trabalho para a organização.

2. Investe na comunicação

Na gestão de equipas à distância a comunicação é talvez o ponto mais importante. E esta comunicação não deve restringir-se ao envio de emails, é impossível liderar uma equipa usando apenas este canal de comunicação. Usa o telefone ou as a videoconferências para que possas manter uma relação mais próxima com a tua equipa. Ao contrário do que acontece com um email ou uma mensagem, assim conseguirás estar mais atento a pormenores como o tom de voz ou postura corporal, para que possas comunicar de forma mais acertada e perceber qual o estado de espírito dos teus colaboradores. Comunicar só por palavras pode levar a desentendimentos e a falhas de comunicação.

3. Mesmo longe, está com a tua equipa

Tira um tempo para te reunires virtualmente com a sua equipa (individualmente ou em conjunto) através de videoconferência, não só para que sintam que têm o teu apoio, mas também para que todos estejam alinhados relativamente aos projetos ou tarefas em curso. Deves ter ainda a capacidade de perceber se algum colaborador está com alguma dificuldade em desempenhar o seu trabalho e porquê, bem como elogiá-los pelo seu trabalho, sempre que se justifique.

4. Respeita os tempos de descanso

Não caias na tentação de ligar a um colaborador fora de horas, todos temos direito aos nossos tempos de descanso. Se às vezes, mesmo fisicamente presentes, é difícil desligarmo-nos das nossas preocupações laborais ao final do dia, em casa a tarefa torna-se ainda mais complicada. Lembra-te que por alguém estar a trabalhar em casa, não quer dizer que está sempre disponível ou que não tem direito aos seus momentos de pausa, fundamentais para manter bons níveis de produtividade.

5. Confia na tua equipa

Um colaborador responsável e autónomo não vai ficar o dia todo sentado no sofá a ver televisão, ele quererá cumprir com aquilo que lhe foi pedido e executar as suas tarefas nos prazos estipulados. Nenhum colaborador quer que o seu líder pense que não está a fazer nada, por isso esforçar-se-á ainda mais entregar o seu trabalho a tempo e horas, é a sua forma de “provar” que está a trabalhar. Portanto, confia nos teus colaboradores e acompanha-os de perto sem dar, no entanto, um ar de controlador pois isso não vai agradá-los, causando uma pressão acrescida desnecessária e mostrando desconfiança perante o seu trabalho. A confiança vai permitir que os teus colaboradores façam o seu melhor e assumam as responsabilidades da sua função.

6. Analisa os resultados

Periodicamente deves analisar o desempenho da tua equipa e a qualidade dos resultados, consoante as metas estabelecidas. Avalia e identifica os pontos que precisam de ser afinados, onde estão as falhas e como poderás resolvê-las.

Agora que já tens várias dicas sobre como liderar uma equipa à distância, sabe que quem trabalha em homeoffice sai todos os dias para o seu local de trabalho, só que chega ao escritório mais rápido!