logo gsc

Blog Caetano

Como procurar emprego em tempo de pandemia

Como procurar emprego em tempo de pandemia - Emprego Salvador Caetano

Estavas desempregado ou à procura de um novo trabalho quando surgiu a COVID-19? Não deites tudo a perder. Neste artigo, podes encontrar um conjunto de dicas sobre como procurar emprego em tempo de pandemia.

O primeiro conselho que damos é não desistir. Sabemos que procurar emprego é, hoje em dia, ainda mais desafiante, mas não é impossível. As ofertas de emprego podem ter reduzido, e muitos processos estão até em stand-by, no entanto as oportunidades existem. Várias empresas estão a aproveitar esta altura para rever os seus processos de recrutamento e para fortalecer os seus bancos de talento. Na Salvador Caetano não somos exceção.

7 dicas sobre como procurar emprego em tempo de pandemia

1. Atualiza a tua informação

Esta é uma boa altura para atualizares o teu currículo e até o teu perfil do LinkedIn. Lembra-te de adaptar o teu currículo para a vaga a que te candidatas. Sê claro e objetivo. Keep it simple.

2. Atualiza os teus conhecimentos

O que não falta por aí são webinars e formações online. Aproveita esta altura para reavivar conhecimentos e até explorar novas áreas. Dedica também algum tempo para entender a nova realidade das empresas e como poderás ser uma mais valia neste período de reinvenção do mercado de trabalho. As competências transversais são cada vez mais importantes.

3. Está atento ao mercado de trabalho (especialmente online)

Nunca deves assumir que não estão a contratar na tua área de atividade. Podem até haver menos vagas a surgirem, mas elas existem. Foca a tua procura de emprego no online. Visita com regularidade definida portais de emprego (como este), websites de busca de emprego e utiliza até as redes sociais como o LinkedIn. Planeia a tua procura antes de começar. Organização é um fator de sucesso.

4. Prepara-te para a possibilidade do teletrabalho

A realidade para muitos de nós passará pelo teletrabalho. Está disponível para essa metodologia e começa a organizar o teu escritório em casa. Não sabes como o fazer? Vê as nossas 12 dicas para trabalhar a partir de casa e sabe como podes organizar o teu escritório em casa.

5. Prepara-te para o processo de recrutamento (online)

Nesta altura, o processo de recrutamento poderá ser feito inteiramente online. As entrevistas de emprego podem ser feitas através de videoconferências com ou sem interação com o recrutador. Na Salvador Caetano esta já é uma prática corrente. Usamos a plataforma Easyrecrue para entrevistas espontâneas online (acede aqui a algumas dicas de como usar esta plataforma). Não te esqueças também de pensar num local indicado para fazer a tua entrevista a partir de casa, praticar com familiares, de te vestires a rigor e de ter atenção à tua postura corporal. Mesmo remotamente, o tom de voz, os gestos e a forma de estar contam muito durante a entrevista.

6. Cuida de ti mesmo

Não deixes de cuidar de ti mesmo por estares em casa e estares à procura de trabalho. Aproveita a oportunidade para reforçar a tua autoestima e bem-estar. Se o fizeres vais colher benefícios na procura de emprego e no processo de recrutamento. Pratica exercício, faz uma alimentação saudável e experimenta até meditação. Cuida da tua mente e do teu corpo.

7. Sê paciente, resiliente e compreensivo

A realidade do nosso dia a dia mudou drasticamente. Isso também aconteceu no mundo de trabalho e dos recrutadores. Nesta altura, é normal não teres notícias logo após a tua candidatura e o processo de recrutamento pode ser mais longo e diferente do habitual. Mas não desistas e sê compreensivo com os recrutadores e as organizações.


Segue estas dicas de como procurar emprego e começa já. Vê as nossas ofertas de emprego ou submete a tua candidatura espontânea.