logo gsc

Blog Caetano

Estágios e empregos: o caminho para o sucesso

Estágios e empregos o caminho para o sucesso - Emprego Salvador Caetano

Se há ligações importantes, a relação entre estágios e empregos é uma delas. Mas, será que vale a pena fazer um estágio? Quando é que devo fazer? As dúvidas são muitas no que diz respeito aos estágios. As opções são várias e a verdade é que não há uma resposta certa ou errada. Cada caminho é único e cada pessoa o constrói de forma diferente. No entanto, um estágio pode, efetivamente, ser uma mais-valia durante o teu percurso profissional.  

Com um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo, ter um curso superior não é suficiente para te destacares. Aqui entram os estágios, como uma ótima estratégia para enriqueceres o teu percurso profissional. Garantimos que há experiências que só um estágio ou um emprego podem oferecer.  

Algumas faculdades oferecem oportunidades de estágio curricular. No entanto, se esse não for o teu caso, não significa que não possas experienciar diferentes tipos de estágio ao longo do teu percurso profissional. As vantagens de fazeres um estágio são muitas. Mas, se duvidas desta afirmação, continua a ler, porque vamos convencer-te do contrário. Quem sabe se não é um estágio que muda o rumo da tua carreira? 

Não importa qual a tua área de estudo, as tuas experiências pessoais ou ambições – um estágio é uma oportunidade para todos os que querem estar em aprendizagem e melhoria contínua. Se queres saber mais sobre a ligação entre estágios e empregos fique atento aos próximos tópicos.

Estágios e empregos: Porquê fazer um estágio? 

Ajuda a confirmar a escolha do curso 

Há decisões difíceis de tomar e a escolha do curso certo é uma delas. Se não estás seguro da tua escolha e precisas de ajuda para a confirmar, um estágio pode ser a opção ideal o fazeres. Quando o assunto é a carreira profissional é natural que surjam dúvidas quanto ao caminho a seguir. Por isso, fazer um estágio pode tornar as tuas ideias mais claras e teres uma perspetiva mais concreta de como é trabalhar na tua área de estudo.  

Deixa as incertezas de lado e candidata-te a uma experiência de estágio. Vais ter a oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar novas tarefas, que podem ser úteis para tomares uma decisão importante para o teu percurso profissional. Para além de uma experiência rica, os estágios abrem um sem número de possibilidades no mesmo campo profissional – ou fora dele! Assim sendo, não tenhas medo de experimentar estágios em empresas diferentes.  

Porta de entrada para o mercado de trabalho 

Para além de ser uma excelente forma para te ajudar a tomar decisões, um estágio pode ser uma porta aberta para o mercado de trabalho. Através do estágio, os estudantes vão ter o primeiro contacto com o mercado e conhecer novas realidades. Este primeiro contacto é fundamental para a formação de primeiras impressões e para deixares a tua marca junto da empresa onde vais estagiar. 

Ao criares uma relação positiva com a empresa onde vais realizar o estágio está a facilitar a tua inserção no mercado de trabalho. Pode surgir uma oportunidade de contrato no próprio lugar do estágio, ou, caso isso não seja possível, a empresa pode recomendar o teu trabalho a outra entidade. As portas que se podem abrir são imensas. Há que agarrar as oportunidades e aproveitar ao máximo a experiência de estágio.  

Pôr a teoria em prática 

Depois de tantos anos a estudar, nada melhor do que colocar em prática tudo o que aprendemos. A verdade é que nunca paramos de aprender, ao longo da vida. Mas, um estágio dá-nos a possibilidade de estar em contacto direto com o mundo do trabalho e aplicar todo o nosso conhecimento, adquirido ao longo do curso. Teorias e conceitos são importantes, mas chegou o momento de pores em prática o que aprendeste e mostrares que és um ótimo profissional.  

Num mundo cada vez mais dinâmico e criativo, a prática ganhou um papel fundamental na experiência profissional. Por isso, os estágios são altamente valorizados no teu currículo.

Todos ficam a ganhar 

A relação entre estágios e empregos é conhecida por ser uma situação win-win. Ou seja, todos os lados ficam a ganhar – quer o estagiário, como a empresa que contrata. O estudante ganha uma oportunidade e experiência única e enriquecedora, onde pode aprender, errar e desenvolver novas competências. Já a empresa ganha a hipótese de aprender com o estagiário, informar-se sobre as tendências das novas gerações, ter um candidato sem “vícios”, pronto a aprender e a trazer ideias novas para a empresa.   

É importante criar uma ligação forte e consistente entre o estagiário e a empresa, de modo a que ambas as partes se sintam confiantes e felizes com a situação. A empresa deve assegurar ao candidato que este tem todas as condições asseguradas para o desenvolvimento do seu trabalho e o estagiário deve respeitar os valores da empresa e cumprir o seu trabalho. O respeito de ambas as partes é fundamental, bem como uma comunicação positiva e saudável. Há direitos e deveres dos dois lados, que devem ser aplicados. Se isso acontecer, todos ficam a ganhar

Ganhar experiência profissional 

Este aspeto é claro e, provavelmente, a vantagem mais notória de realizar um estágio. Seja um estágio curricular, profissional, ou de verão, todos eles servem para valorizar o teu percurso profissional. Quando fizeres o teu currículo ou organizares o LinkedIn, para te candidatares a uma empresa, ter uma experiência de estágio vai enriquecer o teu perfil. Como já mencionamos, a ligação entre estágios e empregos é estreita. O que significa que, passo a passo, um estágio pode levar-te ao teu emprego de sonhoSeja o estágio remunerado ou não, no início da carreira é fundamental aproveitares oportunidades e arriscares.  

Quando estiveres a viver uma experiência de estágio não te esqueças de aproveitar para reteres o máximo de conhecimento e informação. Participa em reuniões, ouve opiniões diferentes e prepara-te para seres desafiado. Tudo isso vai valorizar a tua experiência profissional.  

Ir além da experiência profissional 

Muito mais do que uma experiência profissional, o estágio pode ser uma incrível experiência de desenvolvimento pessoal. Enquanto estagiário, vais ter a oportunidade de errar, aprender, crescer e descobrir uma nova realidade. Os conhecimentos adquiridos ao nível do desenvolvimento pessoal vão ser tão ou mais importantes do que os conhecimentos ao nível da área profissional. As primeiras experiências profissionais moldam a nossa personalidade e perceção do mercado de trabalho. Por isso, teres uma boa primeira experiência de estágio vai refletir-se ao longo do teu percurso. Se, no teu caso, não tiveste uma boa experiência à primeira, não te preocupes. Vais sempre a tempo de experimentar coisas novas e explorar áreas diferentes.  

experiência de estágio vai permitir conquistar novas habilidades, retirar inspirações de diferentes sítios e conhecer pessoas que guiam o nosso percurso. Todos estes elementos são fundamentais para o nosso crescimento pessoal. A inteligência emocional é cada vez mais valorizada em contexto profissional. Por isso, aprender a gerir emoções e trazer um lado mais humano para as empresas é algo que o estagiário pode e deve fazer. Nem sempre vai ser uma experiência fácil. Mas, o crescimento encontra-se, muitas vezes, nas situações desconfortáveis.  

Desenvolver novas skills 

Um estágio funciona como uma escola onde vais continuar a tua aprendizagem – principalmente se se tratar de um estágio de verão ou curricular. Por isso, vais adquirir habilidades fundamentais para a tua carreira. Sejam competências mais técnicas ou comunicacionais, de organizaçãogestão de tempogestão de pessoas, todas elas são importantes e contribuem para o teu percurso profissional. Um aspeto muito importante do estágio numa empresa é aprenderes a trabalhar em equipa e a resolver problemas com facilidade e perspicácia.  

Além disso, é no primeiro contacto com o mundo do trabalho que vais poder desenvolver a tua postura profissional, assumir grandes responsabilidades, entre outros pormenores que podem fazer de ti um excelente profissional. Estagiar também vai permitir aumentares a tua rede de contactos, já para não falar da experiência de comunicação interpessoal, ao falar com pessoas tão diferentes e de cargos distintos.  

Fazer um estágio pode ser desafiante e exigir muito de nós. No entanto, lembra-te que o teu papel principal é aprenderes, experimentares, errares, reteres informação e descobrires as tuas paixões, para te tornar num profissional de excelência. Não tenhas medo de explorar. Atreve-te a descobrir novas oportunidades ao longo do teu percurso profissional.  

 Há diferentes ofertas de estágios e empregos que podes experimentar ao longo da vida. Ainda não decidiste qual vai ser a tua próxima experiência? Descobre aqui qual o estágio que mais se adequa ao teu perfil e envia-nos a tua candidatura.