logo gsc

Blog Caetano

Lanches saudáveis para levar para o trabalho

Lanches saudáveis para levar para o trabalho - Emprego Salvador Caetano

Sabes aquele “ratinho” na barriga que sentes entre refeições e te rouba a atenção para o trabalho? Acabas por ir às vending machines e escolher opções pouco saudáveis, não é? Com as nossas dicas de lanches saudáveis para levar para o trabalho isso já não vai acontecer. De forma rápida e muito saborosa, vais ficar saciado e vais aumentar os teus níveis de energia.

Quer estejas a trabalhar em casa ou no escritório, a alimentação assume um papel muito importante na tua produtividade, saúde e disposição para o trabalho. As vantagens de uma alimentação saudável são inúmeras: melhor concentração e memória, reforço do sistema imunitário, prevenção de doenças e consequentes faltas ao trabalho, manutenção de bem-estar físico e mental, melhoria do humor e motivação. Por isso, sem desculpas, está na altura de prestares atenção ao que comes e de fazeres escolhas nutritivas e balanceadas. 

Com a correria do dia a dia sabemos que o mais fácil é optar pelas escolhas do tipo fast-food e passar horas sem comer. No entanto, com estas opções só vamos conseguir aumentar o peso e o risco de aparecimento de doenças.

Mas isto significa que vou ter que passar horas na cozinha a preparar lanches e snacks? Não. Existem opções simples, fáceis de transportar e super-rápidas. Além disso, existem opções que podes trazer diretamente do supermercado sem precisar de cozinhar.

Diz “Sim!” a uma vida saudável e aos nossos lanches saudáveis para levar para o trabalho.

Lanches saudáveis – do supermercado para a gaveta

1. Frutos secos

Nozes, avelãs, amêndoas, cajus, muitas são as opções disponíveis em qualquer supermercado. Estes alimentos são um boost de energia e uma ótima opção para teres na tua gaveta. Mas já sabes, não exageres porque são altamente calóricos. 20gr a 30gr por dia é a quantidade aconselhada. E nada de escolher as opções fritas ou salgadas.   

2. Bolachas de milho e arroz

As bolachas de milho e arroz são um snack prático e pouco calórico. Já existem pacotes individuais que podes ter na tua gaveta. Acompanha este snack com uma peça de fruta e tens um lanche ideal.

3. Fruta

“Uma maçã por dia não sabes o bem que te fazia”. A fruta fresca é sempre uma opção a considerar. Escolhe fruta da época. Podes optar por comer fresca ou cozida e acompanhá-la com frutos secos, queijo fresco, bolachas de milho, etc..

4. Vegetais

Sim, os vegetais também podem aparecer na nossa rotina diária fora das refeições principais. Cenouras baby e tomates cherry são fáceis de transportar e estão cheios de vitaminas e minerais. Podes até mergulhar estes vegetais em iogurte natural.

5. Iogurtes

Líquidos ou sólidos são uma excelente opção. No entanto, tem em atenção quais vais escolher. O ideal são os iogurtes naturais aos quais podes adicionar um adoçante natural como o mel ou agave.

Queres mais opções? Se gostas de cozinhar e queres experimentar algo diferente, segue as nossas sugestões de receitas de lanches saudáveis para levar para o trabalho. Podes também consultar o nosso artigo onde te damos a conhecer alimentos que dão energia para trabalhar.

Lanches saudáveis – receitas simples e saborosas

1. Papas de aveia overnight

Prepara as tuas papas de aveia no dia anterior e reserva-as num frasco. Quando a fome apertar é só saborear. São várias as combinações que podes experimentar:

– Manga e coco – Num frasco, coloca 4 colheres de sopa de flocos de aveia e cobre com bebida de coco.  Depois, mistura 1 colher de chá de agave, 1 colher de sopa de coco ralado e manga partida aos bocados.

– Morango e iogurte – Num frasco mistura 4 colheres de sopa de flocos de aveia, iogurte grego natural (até cobrir os flocos), linhaça moída, 1 colher de sopa de mel e morangos cortados aos pedaços.

– Banana e kiwi – Num frasco mistura 4 colheres de sopa de flocos de aveia com bebida de aveia (até cobrir os flocos). Adiciona 1 colher de sopa de sementes de chia, a banana cortada aos bocados e o kiwi. Adiciona também alguns cajus.

2. Panquecas

As panquecas de aveia fazem-se em dois tempos, são super fáceis de transportar e um ótimo substituto do pão.

Num processador de alimentos junta 170gr de flocos de aveia, 1 colher de sopa de sementes de linhaça e cerca de 250ml de bebida vegetal (sabor a gosto). Aquece uma frigideira antiaderente com um pouco de óleo de coco. Coloca uma porção da massa na frigideira e deixa cozer cerca de 3 minutos, até ficar levemente dourada. Vira a panqueca e deixa cozinhar mais uns 2 minutos. No fim, podes juntar os toppings que mais gostares: canela, manteiga de amendoim, fruta a gosto, mel ou agave.

3. Pão de banana

O pão de banana é docinho e revela-se um ótimo substituto do pão e dos doces e pastelaria. Para além disso, dura alguns dias e pode ser sempre congelado.

Só vais precisar de: 3 bananas maduras, 2 ovos, 1 chávena de farinha de alfarroba, ½ chávena de azeite, ½ chávena de amêndoa ralada, 1 colher de café de canela, 1 colher de sobremesa de fermento em pó.

Para o fazeres apenas tens de seguir os seguintes passos: Pré-aquece o forno a 180º graus. Forra uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Esmaga as 3 bananas até ficares em papa. Numa taça larga, mistura os ovos com o azeite. Envolve depois a farinha, a canela, o fermento e a amêndoa ralada. No fim, junta as bananas e leva ao forno por 40 minutos ou até o palito sair seco.

Queres descobrir mais receitas de lanches saudáveis para levar para o trabalho? Sugerimos o blog Nutrição com Coração.

Agora não tens desculpas, começa já uma rotina saudável e bem saborosa!

Psst, não vás já embora. Vem fazer parte da Salvador Caetano. Candidata-te às nossas ofertas de emprego.

Ver ofertas de emprego