logo gsc

Blog Caetano

Férias de verão 2021: cuidados em tempo de pandemia

Férias de verão 2021 - Emprego Salvador Caetano

Nas férias de verão 2021 todo o cuidado é pouco. Mas, é possível aproveitares as férias em segurança. Com a pandemia da COVID-19 ainda a transformar o mundo, as férias de verão 2021 não escapam a esta mudança. Uma vez mais, fazeres férias vai ser diferente e com regras. Ainda assim, “férias são férias” e vais poder descansar e saborear, com toda a segurança.

Com quem devemos fazer férias?

O ideal é fazeres férias com quem pertence ao teu agregado familiar. Como dizia a DGS, em 2020: “este ano vamos poder fazer férias, mas de forma diferente. Temos que manter o nosso distanciamento físico em relação a outras pessoas que não sejam aquelas com quem habitualmente convivemos” – em 2021, a regra não mudou. Em relação a outras pessoas, amigos, familiares, conhecidos e aqueles que nos vão prestar serviços nos sítios para onde formos de férias devem manter-se as medidas de distância física, usar máscara e manter a higiene frequente das mãos e superfícies.

Caso vás passar férias com amigos ou alguém que não pertence ao teu agragado familiar, o ideal será fazeres um teste rápido, antes de chegares ao destino. Já podes adquirir testes rápidos em farmácias e até supermercados. Assim, vais garantir mais confiança e segurança para todos à tua volta.

Posso viajar para fora de Portugal?

A resposta é sim. Embora as viagens para fora de Portugal devam ser ponderadas, é possível passares férias noutros países. Na chegada aos aeroportos internacionais de Portugal continental, é realizado o rastreio de temperatura corporal, por infravermelhos, a todos os passageiros que chegam. Adicionalmente, os passageiros devem consultar as informações sobre possíveis restrições do país de origem, por onde vão passar e de destino.

Férias em Portugal

Às palavras de ordem que normalmente marcam os períodos de férias, como descanso, diversão ou passeio, este ano temos de somar algumas outras: segurança, higiene e limpeza. Para além do selo “Estabelecimento Clean & Safe”, que distingue as atividades turísticas que asseguram todos os requisitos de controlo do novo coronavírus, este ano há outras medidas a teres em conta:

Antes de ires:

– Reserva antecipadamente o local da tua estadia
– Dá preferência aos estabelecimentos com o selo “Clean & Safe”
– Informa-te sobre as condições de acesso e segurança dos locais que visitar

Nas deslocações:

– Lembra-te de que o uso de máscara é obrigatório
– Dá preferência aos destinos nacionais

Na praia:

– Distanciamento obrigatório mínima de 1,5m entre pessoas que não integram o mesmo grupo e 3m entre chapéus de sol
– Usa máscara de proteção até chegares ao areal, na utilização de restaurantes ou instalações sanitárias e sempre que o distanciamento físico não seja possível
– Proibidas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas
– Evita zonas com ocupação elevada (vê a sinalética ou consulta a app Info Praia)

No hotel:

– Respeita o distanciamento físico e utiliza máscara nos espaços comuns
– É obrigatório apresentares o Certificado Digital ou um teste negativo em todo o território continental
– Desinfeta as mãos regularmente e cumpre a etiqueta respiratória

Nos restaurantes:

– Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes, para refeições no interior, em concelhos de risco elevado ou muito elevado. Esta medida aplica-se apenas às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.
– Limite do número de pessoas, consoante o nível de risco do concelho.

Para além das medidas mencionadas, é proibido circular na via pública a partir das 23h00 nos concelhos de risco elevado e muito elevado. Consulta todas as medidas do Plano de Desconfinamento aqui e tem um verão seguro, sem preocupações.

Se vais fazer uma viagem longa, não te esqueças de verificar o teu carro

Se escolheste Portugal para fazeres as tuas férias de verão 2021, e o meio de transporte elegido para o fazeres é a tua própria viatura, temos ainda algumas dicas extra para ti. Independentemente da situação em que vivemos atualmente, as mesmas são aplicáveis não só a esta altura de férias em tempo de pandemia, mas também em todas as outras alturas do ano. São ações simples que podem evitar imprevistos durante as férias.

1. Fazer a revisão geral

Não te faças à estrada sem verificares o estado geral do teu carro. Tem em especial atenção os pneus, travões, luzes, líquido de refrigeração, óleo e limpa para-brisas. Confirma, ainda, que tens colete refletor e triângulo de sinalização.

2. Verificar os documentos

Certifica-te que está tudo em ordem com a documentação do teu veículo: documento único automóvel, certificado de seguro e ficha de inspeção periódica. Verifica ainda se levas contigo a tua carta de condução e se tens os seguros e inspeção em dia.

3. Preparar o percurso

Elabora um plano de viagem com antecedência, bem como o percurso a seguir e quais os postos de abastecimento de que vais necessitar. Podes sempre utilizar GPS do teu carro ou do teu smartphone para ajudar.

4. Arrumar a bagageira

Procura levar contigo apenas o que vais precisar para evitar excesso de carga. Organiza a tua bagagem e distribua o seu peso, de forma a manteres o equilíbrio das suspensões. Mantém a visibilidade para a traseira e, se possível, leva contigo um kit de primeiros socorros.

5. Descansa e hidrata-te

Faz uma pausa na condução de 2 em 2 horas de modo a descansares pernas, braços e a vista. Tem também sempre água por perto para ires bebendo durante a viagem, isso ajudará a manteres-te mais confortável.

Acima de tudo e apesar das restrições, as férias são para descansar e criar memórias com as pessoas que mais gostamos. Na Salvador Caetano estamos à tua espera, quando voltares das tuas tão merecidas férias. Se, quando voltares de férias, quiseres continuar em movimento, candidata-te e vem trabalhar connsoco.

Aproveita as tuas férias, com toda a segurança e recarrega energias.