logo gsc

Blog Caetano

Primeiro dia de trabalho: 19 dicas simples

Primeiro dia de trabalho - Emprego Salvador Caetano

Tanto para alguém recém-formado como para alguém já experiente que quis mudar de emprego, o primeiro dia de trabalho pode não ser fácil. De qualquer das formas, será sempre um dia que dita uma grande mudança, o que poderá resultar em algumas inseguranças e stress. 

No primeiro dia de trabalho, costuma encarar-se a realidade de tudo o que acontece numa empresa. Nesse dia, acaba por ser tudo novidade. É a primeira vez, enquanto novo membro da equipa, que tens contacto com as pessoas, com o ambiente e com as áreas da empresa. 

Sabes aquele friozinho na barriga? É normal sentires! Não te preocupes, toda a gente passa por isso.  

Como lidar com o primeiro dia de trabalho? 

O primeiro dia de trabalho é sempre uma incógnita, nunca se sabe o que se esperar desse dia, como vai correr e como nos iremos sentir. 

São inúmeras as perguntas e incertezas que passam pela nossa cabeça – Será que sou capaz? Será que vai correr bem? Será que vou causar boa impressão? Será que vou conseguir integrar-me? – e muitas outras questões cujas respostas não surgem.   

Pois bem, também não temos as respostas para essas perguntas, mas temos algumas dicas que podem ajudar.

Dicas simples para um bom primeiro dia de trabalho:

1. Planeia o teu dia 

É importante que planeies o teu primeiro dia de trabalho, desde aquilo que vais vestir, o tempo que levarás a deslocar-te até à empresa e o percurso que terás que fazer até chegar à mesma.  

Utilizando transportes públicos ou não, é importante teres em consideração que pode ocorrer algum contratempo. Por isso, planeia bem o teu horário de maneira a ir com calma, para que nenhum fator externo influencie o teu estado de espírito. 

2. Tem uma boa noite de descanso 

Se sentes que és uma pessoa agitada, tenta ter uma boa noite de sono antes do teu primeiro dia de trabalho. Assim, no dia, terás energia suficiente para transparecer a vontade de ter uma jornada positiva na empresa. 

3. Sê pontual  

É muito importante que chegues a horas no teu primeiro dia de trabalho.  

4. Atualiza o teu perfil no LinkedIn 

Partilha o teu novo emprego no LinkedIn. Isso irá de alguma forma demonstrar orgulho por teres conseguido alcançar o cargo e fazeres parte da empresa em questão. Podes seguir as nossas sugestões de como melhorares o teu perfil de LinkedIn.

5. Prepara-te para te dares a conhecer 

Por vezes, pode ser necessário apresentares-te aos colegas de trabalho. Por isso, prepara uma apresentação breve e clara sobre quem és, o que vais fazer atualmente na empresa e quais são as tuas expectativas no novo emprego. 

Não esperes que alguém faça a tua apresentação por ti, se tiveres oportunidade de tomar a iniciativa, apresenta-te aos teus colegas.  

6. Questiona  

Podes e deves fazer questões e esclarecer as tuas dúvidas. É natural que não tenhas respostas para tudo, por isso, no caso de teres alguma dúvida, não hesites, pergunta. Ao questionares, garantes curiosidade, interesse e vontade em aprender mais.  

7. Mostra profissionalismo, simpatia, educação e recetividade 

Vais ter o primeiro contacto direto com o ambiente de trabalho e com os teus colegas. Por isso, mostra-te disponível para os conhecer e colaborar com eles, mostra que és profissional e que és uma pessoa recetiva a novas aprendizagens e experiências. Seres uma pessoa educada e teres respeito pelos colegas e pelo novo emprego, irá sempre causar uma boa impressão. 

8. Tem atenção à tua linguagem corporal  

Mesmo que não estejas a conversar, o teu corpo comunica por ti. É normal que sintas o nervosismo, mas tenta evitar sinais de cansaço ou aborrecimento, como, bocejar ou bater o pé.  

Mostra interesse pelo que te dizem e olha nos olhos enquanto conversas, uma vez que isso demonstra confiança e atenção.  

9. Não tentes impressionar 

Esforçar-se demasiado para tentar impressionar, pode fazer com que sinta mais pressão e, consequentemente, reforçar o seu stress.  

Lembre-se que foi a escolha da empresa e que não faltarão oportunidades para demonstrar o seu valor e potencial. Impressione naturalmente.  

10. Vê o teu trabalho anterior como algo positivo  

No caso de teres experiências profissionais anteriores, não fales negativamente delas. Isso pode causar má impressão. Foca-te no teu cargo atual, no que sentes por teres conseguido essa oportunidade e nas aprendizagens positivas do trabalho anterior. 

11. Assume os erros 

Não te preocupes no caso de errares logo no teu primeiro dia de trabalho. Qualquer pessoa pode errar, por isso, se errares, assume e mostra-te disponível para aprender com os teus próprios erros.  

12. Observa e ouve 

É importante que observes o ambiente de trabalho, vê como se relacionam os teus colegas uns com os outros e como comunicam entre si. Deves tentar perceber os métodos de trabalho adotados e como é que trabalham em equipa. Ao ouvires e observares o que se vai passando, também conseguirás ir aprendendo. 

Perceber essas dinâmicas poderá facilitar o teu trabalho e fazer com que te familiarizes e te sintas mais à vontade no teu novo emprego.  

13. Organiza-te 

Conseguires organizar o teu espaço de trabalho, é uma tarefa importante. Isto porque ter uma boa disposição de todos os materiais que necessita, fará com que te sintas mais confortável no teu novo ambiente

14. Aceita convites dos colegas 

Se algum dos teus colegas perguntar se queres acompanhá-lo no almoço ou numa pausa, aceita. Esse momento pode fazer com que, não só conheças melhor alguns colegas, mas também a empresa, portanto será sempre uma mais-valia.  

15. Agradece 

Se tiveres oportunidade, no final do teu primeiro dia de trabalho, agradece a todos aqueles que sentiste que foram uma grande ajuda para que sentisses mais orientação e conforto. 

16. Sê fiel a ti  

O primeiro dia de trabalho já por si só causa alguma inquietação, vivê-lo a tentar ser aquilo que não és, só fará com que o dia corra pior. Tentar ser outra pessoa é stressante e não tens necessidade de o fazer. Sê fiel à pessoa que és, mostra a tua personalidade, dá-te a conhecer e não exijas de mais de ti. 

17. Boa energia e positividade 

Apesar da confusão que é o primeiro dia de trabalho, tentar demonstrar positividade, motivação e disponibilidade para ajudar os colegas, é sempre uma boa decisão. Ter uma atitude positiva, fará com que as pessoas se aproximem de ti e que seja mais fácil a tua adaptação.   

18. Sê confiante 

Mesmo que sintas os nervos à flor da pele, vai confiante, afinal de contas foste a escolha da empresa para ocupar o teu novo cargo. Sê confiante naquilo que queres aprender e experienciar nesta nova oportunidade, e procura partilhar essa confiança e segurança com os outros. 

19. Relaxa 

Apesar de estares à frente de um novo desafio, é também uma oportunidade, por isso encara-a como tal. Concentra-te no quanto queres aprender, evoluir, ser útil para a empresa e em viver a oportunidade da melhor forma. 

No caso de sentires alguma ansiedade, tenta respirar fundo, lenta e profundamente. Concentra-te na tua respiração e no quanto agradeces a nova oportunidade que estás a viver.  

Conhece algumas dicas de relaxamento para acalmar a mente.

Extra: como reduzir a ansiedade no primeiro dia de trabalho?  

– Procura ajuda profissional, no caso de sentires que a ansiedade é algo que já ultrapassa o teu controlo 
– Vê os seus colegas como pessoas, que também já estiveram no teu lugar.
– Comunica aquilo que sentes, escolhe sempre a sinceridade e transparência. 
– Faz pausas ao longo do dia para respirar fundo e sair do ambiente de trabalho 
– Exercita-te, tem bom hábitos de sono e faz refeições saudáveis 
– Não te esqueças que a vida não é só trabalho

Tenta aproveitar ao máximo a oportunidade que tens em seguir a tua carreia, em ganhar novas experiências, conhecer pessoas novas e métodos de trabalho diferentes. Mas procura sempre ser feliz naquilo que fazes profissionalmente! 

Então, e agora? Depois de leres este artigo já não tens tanto receio do primeiro dia de trabalho? Ainda bem que não! Estamos à tua espera e garantimos que faremos sempre o possível para que o teu primeiro dia de trabalho seja uma experiência positiva.