logo gsc

Blog Caetano

Mudar de emprego: 10 sinais que indicam que o deves fazer

Mudar de emprego: 10 sinais que indicam que o deves fazer - Emprego Salvador Caetano

Mudar de emprego poderá ser uma das decisões mais difíceis da tua vida, mas quando já não sentes realização profissional com aquilo que fazes às vezes é a melhor escolha. Quando sentires que “já não dá mais”, o melhor mesmo é refletir sobre os prós e os contras e então, tomares uma decisão. Neste artigo poderás encontrar 10 sinais de que está na hora de mudares de emprego ou mesmo de carreira. Afinal, não tens de fazer o mesmo toda a vida!

Estará na hora de mudar de emprego? Estes sinais podem indicar que sim.

1. Cansaço e falta de energia

Ainda nem começou o dia de trabalho e já te sentes sem energia? Quando o cansaço é geral e em várias atividades poderás ter de procurar ajuda médica. Se só acontece com tudo o que se relaciona com a tua atividade laboral, poderá ser um sinal de que algo não está bem, tenta perceber se é apenas uma fase menos boa e de maior volume de trabalho, ou se a falta de energia é recorrente porque já não te sentes com motivação a fazer o que fazes.

2. “Se não fosse pelo dinheiro, já tinha ido embora”

Se te ocorre este pensamento é porque, na verdade, provavelmente não gostas do que fazes. Lembra-te que, por vezes, o dinheiro não é tudo e que a tua felicidade não deve ser hipotecada. Investe, por exemplo, numa formação numa área distinta e procura uma nova oportunidade profissional.

3. Stress constante

Estar permanentemente em situações que te causam pressão e stress não é saudável. A tua performance vai começar a cair, a tua saúde irá ressentir-se e a tua paciência vai entrar na “red line” a todo o momento. Se o teu trabalho só te causa stress e irritações, não estará na altura de dares um passo em frente?

4. “É só trabalho”

Passamos a maior parte das nossas vidas a trabalhar, logo, devemos procurar fazer algo que nos motive, que nos faça sentir úteis e sobretudo que nos traga alguma felicidade. Quando já só fazes o que fazes “por fazer” é porque não sentes realização nisso. Como dizia Confúcio: “Escolhe um trabalho que gostes e nunca mais terás de trabalhar na vida”.

5. Não te sente valorizado

Ninguém te dá ouvidos nem feedback acerca do teu desempenho, mesmo quando estás altamente comprometido com as tuas funções e desenvolves o teu trabalho com empenho e dedicação? Tenta falar primeiro com a tua chefia e partilha o teu ponto de vista. Cair na rotina pode limitar as tuas capacidades de progressão.

6. Parece que o tempo não passa

Estás sempre a olhar para o relógio? Antes acordavas motivado para começar o dia de trabalho e até ficavas mais um pouco por iniciativa própria? Agora, se ainda só são 9h da manhã e já querias que fossem 18h é motivo para começares a pensar em algo que traga de volta a motivação e o gosto pela tua profissão.

7. Não evoluis

O tempo vai passando e tens a sensação de que não tens aprendido muito nem tens perspetivas de evolução na carreira? Avalia se é assim que queres continuar. Antes de tomar medidas, fala com a tua chefia e indica que precisas de novos desafios, formação ou um plano de carreira que te mantenha motivado. Às vezes uma pequena conversa poderá revelar-se um ponto de viragem.

8. Não consegues conciliar a vida pessoal e profissional

Passas o tempo todo a pensar no que tens para fazer no trabalho? Já não tens tempo para a tua família, amigos ou para fazeres aquilo que gostas? É certo que nalguns casos pode não ser fácil conciliar os dois mundos. Mas se já não consegues, de todo, “desligar-te” da vida profissional, mais tarde ou mais cedo isso terá repercussões negativas na tua vida pessoal.

9. Os domingos à noite são horríveis

És assolado por um sentimento quase depressivo e de nervosismo no final dos domingos ao pensar que o dia seguinte é dia de trabalho? Poderá ser altura de pensares em mudar. No entanto, identifica primeiro se é apenas porque sabes que poderás ter um dia difícil.

10. Já não te identificas com a empresa, colegas, projetos, etc.

Nem tudo tem de ser para a vida. Se o que gostavas de fazer já não te motiva mais, se já não te sentes realizado com os projetos que tens em mãos ou se já não te identificas com os teus colegas e/ou com a cultura da empresa, talvez seja o momento de abandonar o barco. Todos podemos mudar de ideias e interesses a qualquer momento.

Não te culpes por querer mudar, todos têm o direito de fazer aquilo que gostam. Os fatores podem ser vários: cultura de empresa, chefia, projetos, tarefas ou simplesmente vontade de mudar, querer fazer algo diferente ou conhecer novas realidades.

Não te acomodes e não deixes que os sinais de que está na hora de mudar de emprego se agravem. Às vezes basta simplesmente mudar de equipa ou departamento, por isso mantém uma boa comunicação no local onde trabalhas e expõe as tuas preocupações, antes de tomares uma posição de ruptura total. As organizações têm o dever de criar condições para que te sintas bem com o que fazes.

A decisão de mudar de emprego pode ser muito dura, mas não tomá-la poderá significar deixar para trás o teu bem-estar e felicidade. Analisa os riscos e consequências dessa decisão, mas acima de tudo, se mudar é o teu desejo, não desistas!

Se já tomaste a decisão, podemos ajudar-te a encontrar um novo desafio profissional! Vê as nossas ofertas de emprego.