logo gsc

Blog Caetano

18 Dicas para uma alimentação saudável

Dicas para uma alimentação saudável - Emprego Salvador Caetano

A nossa qualidade de vida e saúde são influenciadas por todos os nossos hábitos. 

Sabias que o horário e ritmo de trabalho podem ter impacto nos hábitos alimentares? 

Por essa razão é tão importante criar hábitos saudáveis, que assegurem saúde e bem-estar, também no trabalho. É essencial que o trabalho e a alimentação tenham uma relação inseparável. 

Na Salvador Caetano, preocupamo-nos com as nossas pessoas, por isso deixamos de seguida algumas das nossas dicas para uma alimentação saudável.  

1. Tomar o pequeno-almoço

Uma das refeições mais importantes do dia, se não, a mais importante. É essencial saberes escolher os alimentos a ingerir neste momento, para que possas começar o dia com a energia certa. 

2. Procurar alimentos ricos em fibras e outros nutrientes

Como o pão integral, aveia, ovos… 

3. Cozinhar os próprios alimentos

Ao cozinhares as tuas refeições, conseguirás controlar o que vais comer e as quantidades e prepararás os alimentos de maneira mais saudável. Desta forma, é possível que ingiras menos calorias.

4. Evitar alimentos gordurosos

Muitas vezes esse tipo de alimentos faz com que não sintas saciedade, o que poderá levar à vontade de comer mais.

5. Estabelecer horas e rotina

É importante estabeleceres uma rotina e horas especificas para cada refeição, para não saltares nenhuma e ficar muitas horas sem te alimentares. 

6. Diminuir o consumo de sal e açúcares

Diminuir este consumo é importante, de maneira a evitar alimentos muito calóricos. 

7. Beber água

É importante ingerires no mínimo 1.5 litros de água por dia, sendo que, manter a hidratação é fundamental para o bem-estar e alimentação saudável de qualquer pessoa. Se preferires podes beber chá. Para além disso, muitas vezes uma pessoa sente-se mais cansada, com dores de cabeça ou com falta de energia, e isso pode ser reflexo de desidratação. Por vezes, também pode acontecer confundires a fome com a sede, por isso, manter uma boa hidratação é meio caminho andado para conseguires fazer escolhas alimentares saudáveis. 

8. Escolher lanches saudáveis

Entre as refeições, ao longo da manhã e da tarde, é essencial que se façam pequenas refeições. Nestes momentos, opta por snacks saudáveis.

9. Variar os alimentos

O facto de ires alternando certos alimentos e não escolheres sempre os mesmos, pode fazer com que não te canses tanto da alimentação, por ser diversificada.

10. Desfrutar com calma todas as refeições

As refeições devem ser um momento de pausa e descontração, onde se deve mastigar calmamente todos os alimentos. 

11. Fazer 5 a 6 refeições por dia

Esta é uma das principais dicas para manteres uma alimentação saudável, visto que é necessário serem feitas várias refeições ao longo do dia, para que seja possível manteres os níveis de energia e bem-estar. 

12. Escolher azeite para cozinhar e temperar

Esta escolha deve ser feita, em quantidades que não sejam excessivas.

13. Optar por métodos de confeção simples

Como cozinhados em vapor, assados, estufados e grelhados.

14. Moderar a ingestão de bebidas alcoólicas

15. Procurar movimentação

É importante fazer exercício, ir ao ginásio, fazer umas caminhadas, para manter a forma física aliada a uma alimentação saudável. Conhece os benefícios do exercício físico e como é que podes criar uma rotina de treino.

16. Evitar alimentos processados e embalados

É importante evitares este tipo de alimentos e optares por alimentos mais frescos.

17. Controlar a alimentação emocional

Controlar isso, pode ser de facto, um grande desafio para quem quer ter uma alimentação saudável. Isto porque, algumas pessoas recorrem à comida para aliviar o stress ou outras emoções negativas que sintam. Com isto, é importante tentares saber como controlar as emoções, e por isso podes ver o nosso artigo sobre técnicas de relaxamento.

18. Planear as refeições da semana

Planear as refeições é uma das dicas para uma alimentação saudável, podes ver as nossas ideias de meal prep. É importante também, no momento de ir às compras, não ires com fome.

Sabias que ter uma alimentação saudável pode até trazer-te benefícios no trabalho?

É verdade! Por isso deixamos, de seguida, alguns benefícios que conseguirás alcançar, ao seguires as nossas dicas para uma alimentação saudável. 

– Aumento da produtividade 
– Melhoria no humor 
– Aumento da concentração e melhoria da memória 
– Bem-estar físico e psicológico 

Como podes ver, só traz benefícios ter uma alimentação saudável!

Contudo, sabemos que aquilo que realmente importa, é que te sintas bem, que tenhas mais energia, que melhores os hábitos e a tua saúde.  

Com isto, esperamos que as nossas dicas para uma alimentação saudável tenham ajudado! No entanto, no caso de sentires necessidade, não hesites e procura um nutricionista que te possa ajudar a criar hábitos e uma alimentação saudáveis