logo gsc

Blog Caetano

17 Dicas para entrevistas de emprego

Dicas para entrevistas de emprego - Emprego Salvador Caetano

“Tenho uma entrevista de emprego, e agora?”, é uma questão que por vezes surge e acaba por instalar alguma ansiedade, principalmente quando não nos sentimos preparados, ou não temos experiência. No entanto, há formas que podem ser utilizadas para te conseguires preparares para entrevistas, sendo estas presenciais ou online. Sabes como? É só seguires as nossas dicas para entrevistas de emprego!  

Dicas para entrevistas de emprego:

1. Fazer pesquisa sobre a empresa

É importante que se tenha conhecimento das principais informações da empresa. Por isso, faz uma pesquisa no site, blog, LinkedIn e restantes redes sociais, para saber mais sobre a história da empresa, os seus valores, projetos e concorrentes.  

2. Rever o currículo

Uma das dicas para entrevistas de emprego é preparar o que dizer relativamente aos aspetos pessoais, da tua formação e carreira.  

3. Prepara-te para falares sobre ti

Por vezes, em entrevistas de emprego são feitas perguntas mais comuns. Assim sendo, pensa de que forma te vais apresentar, falar sobre ti, o motivo pelo qual te candidataste e escolheste a empresa em questão e o que acrescentarás à empresa e à posição à qual te candidatas.  

4. Conhecer os teus pontos fortes e fracos

É importante que saibas o que responder a estes tópicos se te perguntarem e aproveitares para mostrar sinceridade, destacar os teus atributos, mas também dizer aquilo que procuras melhorar. Esta é uma das principais dicas para entrevistas de emprego.  

5. Pensa na tua expectativa salarial

Esta dica para entrevistas de emprego foca-se no facto de, muitas vezes, a expectativa salarial ser perguntada aos candidatos. Posto isto, tenta responder cuidadosamente, mesmo não tendo um valor em concreto pensado, podes sempre mencionar um valor mínimo e máximo.  

6. Conhece bem a descrição da vaga à qual te candidataste

É importante fazeres uma análise dos requisitos solicitados na vaga e das tuas próprias habilidades e competências, de maneira que percebas se estes se alinham. 

7. Mostra que acrescentas valor para a equipa e empresa

Esta dica para entrevistas de emprego é muito simples, deves explicar o que é que podes trazer de novo para a empresa, que possa acrescentar valor à mesma. Basicamente, mostrares à empresa de que forma esta pode beneficiar se fores a pessoa escolhida. 

8. Prepara-te para apresentar exemplos práticos

Uma das dicas para entrevistas de emprego que aconselhamos é o recurso à técnica STAR – situação, tarefa, ação e resultados. Portanto, prepara-te para dar exemplos práticos que já vivenciaste no âmbito laboral. 

9. Prepara a tua entrevista com alguém

Para praticar possíveis perguntas e respostas. Preparar as tuas respostas em voz alta pode fazer com que te comeces a sentir mais à vontade.  

10. Prepara respostas para possíveis perguntas

Sabe-se que cada entrevista tem as suas particularidades e nem todas seguem o mesmo tipo de questões. No entanto, há algumas perguntas que podem ser interessantes preparares, como: “Como é que organizas o teu tempo?”, “Como é que lidas quando rejeitam uma ideia tua?”, “O que fazes para convencer os outros de que a tua ideia é a melhor?”, “Como é que ages fora da tua área de conforto?”.  Podes ainda consultar o nosso artigo sobre perguntas em entrevistas de emprego e dicas de resposta.   

11. Espera surpreender-te com perguntas

As entrevistas de emprego nem sempre são iguais e têm o mesmo tipo de perguntas, por isso esta dica de emprego baseia-se na possibilidade de surgirem questões inesperadas. Estas questões podem ser fundamentais para avaliarem a tua personalidade ou capacidade de resposta, por essa razão, encara esse momento como algo desafiante. 

12. Tem atenção à comunicação verbal

Esta dica para entrevistas de emprego baseia-se em responderes às questões com calma, num tom assertivo e positivo.  

13. Tem atenção à comunicação não verbal

A tua linguagem corporal, atitude, comportamentos e gestos, são importantes numa entrevista de emprego. Procura manter contacto visual, as mãos visíveis, ter uma escuta ativa e uma atitude descontraída, mas educada.  

14. Leva o tempo que precisares a responder às questões, mas não demores

Esta dica para entrevistas de emprego surge na medida em que, por vezes é importante teres um esclarecimento do que foi perguntado no caso de haver dúvidas, por isso, não te precipites, questiona no caso de não teres entendido algo.  

15. Responde a todas as questões com sinceridade

Esta é uma das dicas para entrevistas de emprego mais importantes, uma vez que consideramos a autenticidade, genuinidade e sinceridade, pontos fortes.  

16. Prepara questões para a entrevista

No final da entrevista é normal que te perguntem se tens dúvidas. Sendo assim, aproveita esse momento para colocar questões que consideras pertinentes, isso pode demonstrar interesse da tua parte e pode ser uma oportunidade para impressionar os recrutadores.  

17. Agradece a oportunidade de teres tido a entrevista

Mesmo não sabendo se serás a escolha da empresa, ou não, podes agradecer o facto de teres tido a oportunidade de ir à entrevista, por email, por exemplo.  

As nossas dicas de entrevistas de emprego não terminam por aqui! 

No caso da tua entrevista ser online, também podes ler o nosso artigo com 9 dicas para entrevistas de emprego

As nossas dicas ajudaram? Queres encontrar um novo emprego ou ingressar no mundo do trabalho? De que estás à espera? Agora com estas dicas para entrevistas de emprego, com certeza que conseguirás preparar-te melhor e o processo será mais fácil!  

Por isso, consulta as vagas que temos disponíveis e candidata-te!