logo gsc

Blog Caetano

10 Dicas para superar a segunda-feira

10 dicas para superares a segunda-feira - Emprego Salvador Caetano

Para muitos conhecida como o pior da semana, a segunda-feira chega e traz consigo sentimentos como o desânimo e a falta de motivação para trabalhar. Mas não tem de ser assim. Se és daqueles que dá pulos de alegria quando chega a sexta-feira e não consegues sair de cama às segundas de manhã, este artigo é para ti.

O início de uma semana de trabalho pode ser complicado e despoletar sentimentos como ansiedade, tristeza e stress. Há quem sinta falta de paixão e motivação pelo trabalho a uma segunda feira de manhã e o sentimento prolonga-se ao longo do dia. Este conjunto de sensações deu origem a um fenómeno cultural conhecido como “monday blues” e parece afetar várias pessoas, todas segundas. Se estes sentimentos são comuns às tuas segundas feiras, isso pode ser um sinal de que há algo que precisa de ser feito.

Mas a segunda-feira não tem de ser o pior dia da semana. Nós queremos ajudar-te a encarar este dia de uma forma diferente e animadora.

10 Ações a implementar na próxima segunda-feira

Se gostas do teu trabalho e és apaixonado pelo que estás a fazer, então tenta encarar a segunda-feira como uma oportunidade. A relação que tens com a segunda-feira pode ter um forte impacto no resto da semana e no ambiente à tua volta. Por isso, é fundamental encarares este dia com ânimo e pensamento positivo.

É costume vermos, um pouco por todo o lado, piadas sobre a segunda-feira, que tentam demonizar ou relativizar o “pesadelo” que é este dia. Nós acreditamos que tudo depende do estado de espírito e da forma como encaramos este dia.

Porque é possível mudares a tua relação com a segunda-feira, reunimos um conjunto de dicas, para lidares com este dia.

1. Identifica o problema

Sentires-te triste ou desmotivado de vez em quando é normal. Todos temos o direito a ter dias maus. No entanto, isto pode ser problemático se te sentires assim recorrentemente. Para e analisa como te tens sentido ao longo dos últimos tempos no trabalho. Pergunta-te se há algo de errado. Se todas as segundas-feiras são um pesadelo então deves fazer algo mais do que simplesmente rir-te de piadas sobre este dia. É hora de mudar. A sensação constante de infelicidade ou frustração pode ser um sinal de que é preciso uma mudança. Seja de trabalho ou de hábitos, questiona-te que tipo de mudanças precisas para melhorar a tua vida. Se for preciso procura ajuda psicológica. Sentimentos constantes de tristeza e falta de motivação para o trabalho podem ser sinal de doenças mentais como a depressão.

Sugerimos que faças uma lista das coisas que mais e menos gostas no teu trabalho. Põe tudo em perspetiva e analisa aquilo que depende de ti e os problemas externos. Se a mudança depender apenas de ti, já sabes o que tens de fazer. Se não puderes fazer nada para resolver o problema, talvez esteja na hora de procurares um novo emprego. Deixamos-te 10 sinais para te ajudar a perceber se está na hora de murares de trabalho. Clarificar os sentimentos e a maneira como te sentes no trabalho é uma ótima forma de encontrar soluções. Talvez o problema não seja este dia.

Mas, se forem apenas episódios ocasionais de falta de motivação, então continua a ler e descobre como tornar a segunda-feira mais leve e agradável.

2. Prepara a segunda-feira na sexta-feira

Ao planear tudo com antecedência, a segunda-feira vai parecer mais simples. Chamamos a este processo: descomplicar – uma forma de aliviar a tua segunda-feira, através de planeamento e realização de tarefas que podem ser concluídas antes do fim de semana chegar. Para ajudar a combater a ansiedade de segunda-feira de manhã e tornar o trabalho mais leve deixa o máximo de tarefas possíveis despachadas na sexta-feira. Ao fazeres este exercício simples de organização, o início da tua semana vai começar de forma mais tranquila.

3. Organiza a tua semana com antecedência

Assegura-te que o teu calendário semanal está atualizado e com todas as tarefas que tens de cumprir ao longo dos dias. Ter uma visão geral da semana não só contribui para uma melhor organização, como também uma gestão eficaz do tempo. Antes da segunda-feira chegar, tira um tempo para planear todas as tarefas e organizá-las por dias. Assim, o trabalho torna-se mais simples e vais saber por onde começar quando a segunda-feira chegar. Podes fazer uma lista de coisas boas que vão acontecer na tua semana.

Pode parecer estranho, mas listar os acontecimentos entusiasmantes que vão acontecer pode ajudar a começar a semana com ânimo. Quando olhamos para o nosso calendário semanal é fácil que nos foquemos apenas na quantidade de trabalho que temos pela frente. Mas, se tirares um momento do teu domingo para adicionar tarefas agradáveis e momentos de lazer no seu planeamento semanal, garantimos que vais começar a segunda-feira com mais motivação. Lembra-te que incluir tarefas agradáveis é fundamental para descomprimir do trabalho. Vê como podes relaxar depois de um dia de trabalho, no nosso artigo.

4. Desliga-te durante o fim de semana

Trabalhar durante o fim de semana é um erro cometido por muita gente. Mas é importante ter os horários de trabalho bem definidos. Aproveita o fim de semana, mantém-te longe dos aparelhos eletrónicos e relaxa. Se possível, tenta evitar ver o teu e-mail. Pode parecer desafiante, mas trabalhar nos dias de descanso é uma das grandes causas de stress no trabalho. Estabelece limites entre a vida profissional e a vida pessoal. Isso vai ajudar a tornar a tua vida mais agradável e a evitar pensares no trabalho durante o tempo livre.  Quando deixares o escritório na sexta, deixa os problemas lá e foca-te em aproveitar o tempo desligado de preocupações. Se não descansares durante o fim de semana é provável que na segunda-feira te sintas sem energia e com a sensação de não teres aproveitado o tempo.

5. Dorme bem e acorda cedo

Parece básico, mas, ainda assim, sabemos que é fácil cair na tentação de ficar acordado até mais tarde na noite de domingo. Não cometas este erro. Deita-te cedo e tem uma boa noite de sono antes da segunda-feira chegar. Ter um sono reparador é fundamental para enfrentar a semana com energia e motivação. Não queremos começar a semana já com ar de cansaço, certo? Coloca o despertador para uns 15 a 30 minutos mais cedo do que o habitual à segunda.

Pode parecer impossível, mas estes minutos vão ser preciosos para começares a semana da maneira certa. Ter este tempo extra só para ti de manhã, antes de começar o dia vai tornar o início da semana mais fácil. Saboreia o pequeno almoço com calma, dá um passeio matinal, faz algum exercício físico ou opta por uns minutos de meditação. Se não sabes como meditar consulta o nosso artigo. Lembra-te que a vida não pode ser uma rotina de dormir e trabalhar e que deves tirar tempo para ti e para saborear as pequenas coisas do dia a dia.

6. Veste-te e arranja-te de forma especial à segunda-feira

Encara a segunda como uma oportunidade para caprichares na roupa que vais vestir. Cuida de ti e arranja-te um pouco mais do que o habitual. Está comprovado que aumenta a autoconfiança e, consequentemente, a vontade de trabalhar. Ao estares confiante irás transmitir essa sensação aos colegas, também. Sê a energia que faz com que todos tenham um dia melhor.

Se começares a usar a segunda-feira como o dia em que vestes a tua roupa favorita vais começar a associar o primeiro dia da semana a algo positivo, que te transmite poder e segurança. Quando te vestes bem, sentes-te bem. Não é algo superficial ou um ato de vaidade. Cuidar de ti é, na verdade, um ato de amor próprio. Encars a segunda-feira com confiança. Alguns estudos recomendam usar vermelho para estimular a confiança. Mas acreditamos que, desde que te sintas confortável e confiante, a cor que vestes pode ficar a teu critério. Trata a segunda-feira como um evento e veste-te a rigor.  

7. Mantém o pensamento positivo

Embora pareça difícil e até possa soar um pouco cliché, manter uma atitude positiva a uma segunda-feira pode proporcionar-te uma semana mais agradável. A nossa motivação baseia-se naquilo em que acreditamos. Se acreditares que vais ter uma segunda-feira positiva, a probabilidade dessa boa energia se alargar para o resto da semana é bem mais elevada do que se começares o dia com um pensamento negativo. Começa a semana a praticar gratidão.

Tira um tempo de manhã para apreciar as coisas pelas quais estás feliz, quer no trabalho, quer na vida pessoal. Para começar a semana de forma positiva e relaxada, experimenta ouvir a sua música favorita de manhã. Podes encontrar a playlist ideal no nosso artigo sobre músicas de relaxamento.

Evitar as queixas antes e durante o trabalho também tem um impacto positivo no seu cérebro. Além de não resolverem os problemas, as queixas constantes podem tornar a tua mente negativa e, consequentemente, trazer essa negatividade para o resto do dia. Cria um ambiente leve e de boa disposição no teu trabalho na segunda-feira de manhã. É mais simples do que parece – pensamento positivo vai influenciar a maneira como lidas com as situações do dia a dia e como encaras o trabalho.

8. Faz alguém feliz

Fazer um favor ou um ato positivo por alguém durante a tua segunda-feira vai aumentar a sensação de bem-estar e de produtividade. Transporta este hábito para o resto da semana e vais ver que vais conquistar muitos sorrisos e espalhar um ambiente agradável no trabalho. Lembra-te que a felicidade é contagiante, mas a tristeza também. Por isso, sempre que possível, escolhe espalhar a bondade no teu ambiente de trabalho. Uma das melhores maneiras de te sentires melhor contigo e de te sentires útil é ajudar alguém. Basta um elogio, ou um pequeno favor. Estes gestos simples podem ter um grande impacto no teu dia e no dos outros. Seja no trabalho, com os colegas, em casa, com a família ou com os amigos, fazer o dia de alguém melhor vai retribuir uma sensação de paz e bem-estar para ti.

9. Alivia a carga de trabalho à segunda-feira

Ter uma segunda-feira demasiado preenchida pode influenciar o modo como a encaras. As segundas-feiras são, geralmente, dias bastante ocupados, de regresso ao trabalho, com reuniões e projetos pendentes. Uma boa estratégia para lidar com esta sobrecarga é manteres o teu horário o mais claro e simples possível à segunda.

Sempre que possível, marca reuniões importantes para terça ou quarta-feira. Isto vai permitir organizares a tua segunda-feira de forma mais leve e descontraída, tornando o regresso ao trabalho mais simples. Em vez de agendares as tarefas mais complicadas para segunda de manhã, começa por tarefas mais simples e rotineiras, por exemplo. Claro que o método de organização vai depender dos horários e ritmos de trabalho de cada um. Mas se para ti for difícil cumprir várias tarefas à segunda-feira opta por aliviar um pouco o teu dia.

Assim, estarás a economizar energia para as tarefas vindouras. Mas, atenção: é importante não encarares esta dica como desculpa para evitar uma segunda-feira produtiva. Apenas encontra o equilíbrio entre produtividade e descanso e distribui as tarefas importantes ao longo da semana.

10. Foge à rotina

A segunda-feira, tal como qualquer outro dia da semana, é uma ótima oportunidade para fugir à rotina. Marca um encontro com um amigo, faz uma atividade diferente, cozinha uma refeição especial, vê um filme ao fim do dia, com pipocas. No fundo, o conselho é encontrar algo para tornar a segunda-feira um pouco mais divertida. Não te esqueças da importância de tirar tempo para ti e relaxar. Se for possível, trabalhar num ambiente diferente também te pode ajudar a lidar com a segunda-feira. Mudar de ares é uma excelente forma de aumentar a concentração e o foco. Se és daqueles que gosta de fugir à rotina, experimenta trabalhar num sítio fora do habitual.

É fundamental começares a encarar a segunda-feira de uma forma diferente. Ao aplicares estas dicas, os teus inícios de semana serão, com certeza, mais agradáveis e descomplicados. Foca-te no que é importante e define objetivos a curto e a longo prazo. Esta forma de pensar vai ajudar-nos a encarar a segunda-feira como uma oportunidade para atingirmos os nossos objetivos. Recorda-te que, apesar de ser importante manter uma atitude positiva, é normal teres dias menos bons e que nem todas as segundas-feiras vão ser fáceis. Às vezes, o melhor é enfrentar o dia e estares pronto para lidar com dias menos bons. No entanto, uma atitude positiva e alguns pequenos esforços podem melhorar o teu dia e dos outros. Se a tua segunda-feira não correu como esperavas, lembra-te que ainda tens os outros seis dias para ter uma semana inesquecível!