logo gsc

Blog Caetano

Ginástica laboral: o que precisas saber

Ginástica laboral o que precisas saber - Emprego Salvador Caetano

A permanência por longos períodos de tempo na mesma postura, pode ter repercussões. Por isso, cada vez mais as empresas vêem os benefícios no local de trabalho como um investimento prioritário no bem-estar dos colaboradores. Então, as organizações têm vindo a falar mais sobre ergonomia no trabalho, e a fomentar a prática da ginástica laboral.

Quando falamos na importância da ergonomia no trabalho, é essencial falar de ginástica laboral.

O que é a ginástica laboral?

A ginástica laboral consiste num conjunto de exercícios, que podem ser feitos antes, durante ou após um dia de trabalho. A ginástica laboral não precisa de ser algo muito elaborado e difícil de concretizar, pode ser feita de forma simples e rápida.

A prática da ginástica laboral estimula a saúde e uma postura correta, aumentando assim a produtividade e a energia no trabalho.

A ginástica laboral consiste em exercícios como alongamentos, movimentos de correção postural ou exercícios respiratórios. Podem ser feitos antes, durante ou após o horário de trabalho. Portanto, a ginástica laboral pode ter uma natureza preparatória, feita antes ou durante as primeiras horas de trabalho, com o propósito de aumentar a circulação sanguínea e aumentar a viscosidade de tendões e articulações. Mas pode também ser compensatória, sendo feita a meio do dia de trabalho e funcionando como uma pausa ativa recorrendo a exercícios de relaxamento com o objetivo de relaxar ou de diminuir a fadiga muscular, já em período pós-laboral.

Exercícios de ginástica laboral que podes começar já a aplicar:

1. Alongamentos de coluna

Deves esticar os dois braços, em direção ao céu, e entrelaçar os dedos. Deves aguentar essa posição durante 30 segundos, e podes repetir o exercício.

2. Rotações de pulsos, ombros e tornozelos

Ao fazer estas rotações, podes respirar de forma controlada e calma. Este exercício pode ser feito várias vezes ao longo do dia, alternando entre zonas.

3. Alongamentos de pernas

Podes fazer este exercício sem sair da tua cadeira. Basta manteres as costas retas e elevar os pés, até que as pernas fiquem paralelas ao chão. Aguenta as pernas nessa posição durante alguns segundos e repete o exercício ao longo do dia.

4. Alongamentos do pescoço

O pescoço é uma área sensível e merece especial atenção. Deves rodar o pescoço com calma, sem esforço, de um lado para o outro. Podes inclinar a cabeça, gentilmente, para a frente e para trás e repetir estes movimentos durante o dia.

5. Abdominais

Não, não precisas de sair da cadeira para praticar abdominais. Só precisas de manter as costas direitas, elevar os joelhos e aguentar nessa posição até sentires tensão nos músculos abdominais. Uma estrutura abdominal resistente é responsável por uma postura correta e saudável.

6. Caminhadas

Ao longo do dia de trabalho, levanta-te frequentemente e move-te. Quando possível, procura dar um passeio de aproximadamente 30 minutos. Esse tempo passa a correr, até podes aproveitar horas de almoço ou longas chamadas telefónicas para pôr as pernas a mexer. Para além de aliviar a tensão, permite a circulação do sangue e oxigenação do corpo e da mente.

Podes até ter uma rotina de treino, lê o nosso artigo sobre o tema, pode ajudar-te.

A ginástica laboral é de baixa intensidade e procura melhorar a saúde dos colaboradores. A prática da mesma contribui para:

– Melhoria do sistema respiratório, cardíaco e esquelético
– Diminuição da sensação de stress e monotonia
– Combate a pequenas lesões e doenças ocupacionais
– Promoção de atenção e concentração, mas também descontração

A ergonomia no trabalho, sendo em casa ou no escritório, é fundamental, assim como a prática da ginástica laboral. Não nos devemos esquecer de respeitar o nosso corpo e mente. E que fazer pausas regulares e manter uma postura correta ao longo do dia, vai fazer-nos bem.

Garantimos que ao aplicares a ergonomia no trabalho e a ginástica laboral, vais sentir-te mais leve, com mais energia e com mais clareza mental.

Já viste o quão bem te pode fazer a prática da ginástica laboral? Partilha com os teus colegas, chefia e empresa, os benefícios da ginástica laboral e da ergonomia no trabalho.