logo gsc

Blog Caetano

Como ser amigo do ambiente em teletrabalho?

Como ser amigo do ambiente em teletrabalho - Emprego Salvador Caetano

Em 2021, o teletrabalho é o “novo normal” para a maioria dos trabalhadores em todo o mundo. Apesar de não ser algo novo e de algumas pessoas já trabalharem neste modelo nos últimos anos, o trabalho remoto era um conceito distante para a maioria de nós. Com este artigo podes ficar a conhecer o impacto do teletrabalho no tema da sustentabilidade e descobrir como seres mais amigo do ambiente em casa.

Ao longo da pandemia vivida no último ano, tivemos a oportunidade de conhecer os prós e contras deste modelo de trabalho. Para algumas pessoas, o teletrabalho está próximo do modelo perfeito, já para outras o desejo de voltar à antiga rotina é imensurável.

A verdade é que, numa perspetiva mundial, o teletrabalho trouxe um impacto bastante positivo para o nosso planeta – em muitas cidades, a qualidade do ar melhorou significativamente dada a redução de automóveis nas ruas e dos gases poluentes que estes libertam. Para além disso, também a utilização de papel diminuiu drasticamente, considerando a digitalização do trabalho.

Qualquer aspeto que beneficie o planeta, é algo que nos beneficia a nós também. Por isso mesmo, e considerando que o trabalho remoto pode ter vindo para ficar num formato híbrido, é importante aproveitares esta oportunidade para seres mais amigo do ambiente, ou seja, mais sustentável.

Para o efeito, reunimos um conjunto de dicas muito simples, que poderás adotar no teu dia a dia. Vais ver que ser amigo do ambiente é simples, económico e só depende de ti!

9 dicas para seres mais amigo do ambiente a trabalhar em casa

1. Recicla

Para algumas pessoas esta primeira dica pode parecer muito óbvia, mas a verdade é que ainda não está implementada na vida de todos.

Estando em casa, é natural que a produção e acumulação de lixo aumente, seja porque passamos a cozinhar mais vezes ou porque utilizamos alguns recursos na realização da nossa atividade profissional, como o papel. Deste modo, é essencial separarmos os nossos resíduos por lixo orgânico, papel/cartão, plástico/metais e vidro, para que possamos ajudar a garantir que o mínimo de lixo possível acaba nos aterros sanitários e que os recursos são reutilizados.

2. Cozinha as tuas refeições

Um dos maiores prós do teletrabalho, é podermos cozinhar as nossas refeições. Isto permite-nos reduzir os desperdícios, reduzir os recursos e optar por alimentos sustentáveis.

O facto de sermos nós a racionalizar e controlar as quantidades de comida que cozinhamos e, quando sobra, podermos simplesmente guardar e comer no dia seguinte, permite-nos reduzir os desperdícios alimentares e ser mais amigos do ambiente.

Cozinhar em casa também nos permite planear as refeições antecipadamente e reduzir os gastos de energia na cozinha. Basta, por exemplo, cozinharmos sempre a mais ao jantar para que no dia seguinte, ao almoço, não tenhamos que cozinhar outra vez e duplicar o uso de energia.

A escolha dos alimentos que ingerimos passa a ser da nossa total responsabilidade, o que nos permite optar por alimentos com menor impacto ambiental na sua produção, como verduras, cereais integrais e legumes e reduzir a ingestão de alimentos como carnes vermelhas, carnes processadas ou até cereais refinados. Podemos ainda reduzir o consumo de produtos embalados em plástico e procurar alternativas no packaging.

3. Planeia as tuas deslocações

Um dos maiores motivos que nos leva a utilizarmos os nossos carros são as deslocações casa-trabalho-casa e, como o teletrabalho reduz significativamente as deslocações, podemos utilizar o nosso carro de forma mais sustentável.

Ou seja, podemos planear as nossas deslocações em que necessitamos dos nossos carros, com maior antecedência, garantindo que estamos a ser eficientes na utilização dos mesmos. Se num dia tiveres que te deslocar às instalações do teu trabalho, por exemplo, podes aproveitar que vais utilizar o carro, para tratar de um outro assunto pendente que obrigue uma deslocação maior.

4. Apoia a tua comunidade

Na sequência da dica anterior, o facto de passarmos mais tempo em casa dá-nos a oportunidade de adquirir bens e serviços na nossa localização e apoiar a nossa comunidade, em vez de nos deslocarmos de carro até uma grande superfície.

Procura adquirir os teus alimentos em pequenas mercearias ou mercados locais. Conhece as lojas de roupa e acessórios ou salões de beleza das redondezas. Quando te apetecer jantar fora, porque não optas por um restaurante na vizinhança? E faz estas pequenas deslocações a pé ou até de bicicleta, evitando utilizar qualquer transporte poluente.

5. Aproveita a luz natural

Trabalhar em casa traz-te uma vantagem que muitas vezes não é possível nas instalações da empresa onde trabalhas: podes estabelecer o teu homeoffice exatamente onde e como quiseres, de acordo com as tuas necessidades. Isto dá-te a oportunidade de criares o teu espaço personalizado, perto de uma fonte de luz natural, como uma janela ou uma varanda.

O uso de luz natural está disponível para todos e não só é amigo do ambiente, porque diminui o consumo de energia, como também é mais económico. Para além disso, a luz natural produz um ambiente mais agradável e é melhor para a tua saúde, considerando que é mais apropriada para os olhos e que exposição à luz solar produz vitamina D (que ajuda a regular a concentração de cálcio e fósforo no organismo).

6. Opta por energias verdes

Se a última dica te deixou pensar “no inverno a luz natural é demasiado fraca” ou “nos dias frios, quero distância das janelas”, com certeza não foste o único! Por mais esforços que façamos para aproveitar a luz solar, às vezes não é possível, seja porque escurece cedo, ou porque tens um horário de trabalho diferente do comum que implique trabalhar para além das 18h. Nos dias mais frios sentimos necessidade de nos afastar das janelas para nos aconchegarmos e nos dias mais quentes, estar perto da janela pode originar uma sensação de calor desagradável que pode prejudicar a nossa performance no trabalho.

Se precisares de utilizar luz artificial, opta por lâmpadas LED. Estas lâmpadas, entre outros benefícios que possuem, são mais amigas do ambiente logo pela sua produção, que emite menos gases com efeito de estufa em comparação às lâmpadas incandescentes. Para além disso, dada a utilização equipamentos específicos em determinadas estações do ano, como aquecedores nos meses de inverno, escolhe energias verdes para tua casa. As energias verdes são geradas a partir de recursos naturais e fontes renováveis (somo o Sol, o vento, a água, entre outras), que não geram substâncias contaminadoras nem gases de estufa. A sua natureza renovável e limpa faz destas energias a opção mais sustentável e os riscos associados à sua produção são bastante menores. Para além disso, os baixos custos de manutenção e exploração garantem um preço bastante competitivo.

7. Compra materiais em segunda mão

Se um escritório em casa implica adquirires novos materiais, como secretárias, cadeiras, teclados, monitores e outros equipamentos eletrónicos, considera adquirir estes produtos em segunda mão. Comprar em segunda mão tem vantagens para ti e não só.

Em primeiro lugar, equipamentos em segunda mão podem ser adquiridos a preços bastante razoáveis, em comparação ao preço original do produto. Isto não significa que estejas a comprar um produto estragado ou que perdeu qualidade, significa apenas que o produto já teve uma primeira casa e, por isso mesmo, desvalorizou. Para verificares que o produto não está danificado e para que tenhas garantia, procura lojas que são transparentes nos seus processos de venda.

Para além disso, comprar produtos em segunda mão permite reduzir e reutilizar recursos e, por consequência, diminuir o desperdício e o lixo eletrónico, quando se aplica.

8. Cria o teu pequeno espaço verde

Criar um pequeno espaço verde no local onde estabeleceste o teu homeoffice não só pode ser super divertido (quem sabe, até descobres um novo passatempo), como pode trazer muitos benefícios à tua performance no trabalho. Estudos comprovam que ter plantas em casa pode fazer-te sentir mais confortável e pode auxiliar no alívio do stress fisiológico e psicológico. As plantas e as suas folhas têm ainda a capacidade de absorver e difundir o barulho de fundo que provem do exterior da tua casa.

Para além disso, algumas espécies de plantas purificam o ar dentro da tua casa, como por exemplo, o lírio da paz ou a espada de São Jorge. Este fator não só é importante para a tua saúde, como para todo o planeta, já que a purificação do ar diminui os níveis de dióxido de carbono e dióxido de azoto, aumenta a humidade e mantém as temperaturas baixas.

9. Não te esqueças de desligar os teus aparelhos

Esta última dica de como ser amigo do ambiente em casa é uma das mais importantes: não te esqueças de desligar todos os teus aparelhos eletrónicos das tomadas quando acabas o teu horário de trabalho. Ainda que utilizes energias verdes, é sempre importante utilizá-las de forma consciente, até porque diminuirá o valor da tua fatura de energia.

Para que este processo seja mais prático, podes optar por bases múltiplas de tomada com interruptor on/off e, desta forma, ao fim do dia terás apenas que desligar o interruptor, garantindo assim que todos os teus aparelhos não estão a consumir energia, nem em risco de se estragarem devido a um curto-circuito (o que poderá gerar problemas ainda maiores, como incêndios).

Cuidar do nosso planeta é da responsabilidade de todos. Nos mais pequenos atos do dia a dia, podemos escolher ser sustentáveis e amigos do ambiente e da Terra, a nossa única casa. Não relativizes o impacto que a tua boa vontade e determinação em mudar o mundo poderá ter na vida de todos nós. Cabe-nos a nós mudar o rumo do nosso planeta para uma direção mais verde, por isso, vamos remar juntos.

“A recuperação da pandemia da COVID-19 é uma oportunidade para colocar o mundo num caminho mais limpo, mais verde e mais sustentável.”

António Guterres, Secretário-geral da ONU (Dia da Terra 2021)