logo gsc

Blog Caetano

Estágios de verão, para que vos quero?

Estágios de verão - Emprego Salvador Caetano

Já tens planos para este verão? Os estágios de verão são uma oportunidade incrível para conhecer o mercado de trabalho e começar a construir o nosso percurso profissional. Há para todos os gostos. Mais curtos, de longa duração, em part-time ou a tempo inteiro e até internacionais. Com alguma pesquisa, e com a ajuda deste artigo, vais ficar a saber como encontrar o estágio de verão perfeito para ti.  

O principal objetivo de um estágio de verão é preparar jovens para o mercado de trabalho. Deves encarar esta oportunidade como uma ferramenta de aprendizagem e crescimento. Não há dúvidas de que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é preciso preparares o futuro e pensar em formas de marcar a diferença. Hoje em dia ter um curso superior não chega para brilhares no mundo do trabalho. As experiências que temos por fora são cada vez mais valorizadas. Nada melhor para enriqueceres a tua experiência do que um estágio de verão, para preencher algum do teu tempo de férias.  

No mercado não faltam opções, mas também não faltam dúvidas na hora de procurar e perceber como funcionam os estágios de verão. Chegou o momento de esclarecer tudo. Afinal, o final do ano letivo aproxima-se e é a altura ideal para te candidatares a um estágio de verão.  

Porquê fazer estágios de verão? 

Estagiar no verão é uma oportunidade para começares a investir na formação e adquirires competências. Além disso, vais ganhar experiência profissional e conhecer pessoas novas. Encara um estágio de verão como um investimento a longo prazo. As vantagens são muitas e, apesar de parecer difícil abdicar de algum do nosso tempo de descanso para dedicar a um estágio, no final vai valer a pena. Damos-te bons motivos para fazeres um estágio este verão.

1. Desenvolver competências 

No mundo do trabalho são valorizadas as tão faladas soft skills. Um estágio de verão é o ambiente perfeito para desenvolver competências úteis para o futuro. Desde comunicação, a trabalho em equipa, passando pela gestão de tempo, são tudo ferramentas essenciais e cada vez mais procuradas no mercado. Para além de adquirimos competência novas, temos a oportunidade de as pôr em prática. O estágio permite testar o que adquirimos ao longo dos anos, num cenário real. Nada melhor do que aprender no terreno. Com uma experiência real vais desenvolver uma maior capacidade de resolução problemas e ter a possibilidade de crescer.   

2. Adquirir experiência profissional 

Apesar da importância de um curso superior, não há nada como teres experiência profissional. E porque nem tudo o que aprendemos na universidade é aplicado no universo profissional, há que adquirir experiências para além das paredes da faculdade. Ao fazeres um estágio de verão não só estás a ganhar competências, como também a familiarizar-te com métodos e dinâmicas de trabalho reais, em contexto empresarial. “O conhecimento ensina-se e a experiência adquire-se”. Por isso, nada melhor para adquirires experiência profissional do que um estágio de verão – é algo que todas as equipas de recrutamento procuram e que é cada vez mais valorizado. Além disso, teres um leque variado de experiências profissionais é a chave para enriqueceres o currículo. Mas, se queres saber como ter um currículo invejável não basta fazeres um estágio de verão. É preciso leres o nosso artigo sobre como fazer o currículo

3. Destacar-te no mercado de trabalho 

Um estágio de verão pode ser a chave para abrires as portas de uma carreira profissional de sonho. Esta é, provavelmente, a maior vantagem de fazeres um estágio durante o verão – o destaque no mercado de trabalho. Não só pode ser uma oportunidade para seres contratado pela empresa onde estagiaste, como para conheceres outras empresas e outras realidades. Confirma-se que, quem já passou por uma experiência como um estágio de verão consegue melhores oportunidades profissionais, depois do curso. Afinal, todos nos sentimos um pouco perdidos quando acabamos a faculdade e não sabemos o que fazer a seguir, certo? Fazer um estágio de verão pode ser a solução para começares a preparar o futuro e programar o próximo passo na tua carreira.  

4. Descobrir o que realmente gostas

Porque ficamos a conhecer como funciona o mercado do trabalho é natural que a nossa perceção sobre um determinado emprego ou empresa mude – para melhor ou para pior. No fundo, fazer um estágio de verão permite-nos conhecer a realidade do mundo empresarial e tudo o que isso implica. Se tens dúvidas relativamente a um emprego, uma área ou uma empresa onde gostavas de trabalhar, porque não fazer um estágio de verão para descobrires por ti? Será que é esta a função que quero exercer para o resto da vida? Será que é aqui que me quero especializar? Será que gostava de trabalhar neste ambiente? São todas questões pertinentes que podem e devem ser esclarecidas através de um estágio de verão.

Assim, vais conhecer a tua área de especialização na prática e descobrir como trabalham as pessoas do seu meio. Por muito que, ao estudar, um determinado tema pareça apaixonante, na prática pode não ser bem assim e vice-versa. Nunca se sabe se não vais descobrir outra área que gostes ou desenvolver uma nova paixão, durante o estágio de verão. Sim, podemos ouvir opiniões e falar com pessoas que passaram pela experiência. Mas, nada melhor do que desenvolver a nossa opinião sobre o assunto, não é verdade?  

5. Conhecer pessoas  

E por falar em pessoas (porque elas podem ser muito úteis no nosso percurso), o estágio de verão, tal como qualquer outra experiência semelhante vai permitir que alargues a tua rede de contactos e interajas com pessoas diferentes. Assim, vais aumentar a tua capacidade de networking e ficar a conhecer percursos e histórias de vida distintos. Todos os contactos que estabeleceres podem ajudar a alcançar futuras oportunidades. Nunca se sabe quem vamos conhecer. Ao ouvires e conheceres outras pessoas vais ter a oportunidade de aprender com os erros dos outros e retirar o que de melhor cada pessoa tem para oferecer.

É claro que o contacto com colegas da faculdade e professores é importante, mas a interação com pessoas no mundo empresarial é uma experiência transformadora. Sejam quais forem as tuas funções ou equipas, o convívio e as dinâmicas entre todos são fundamentais para a nossa aprendizagem. Aliás, estar numa empresa é dar e receber. É certo que vais aprender bastante, mas também podes acrescentar algo e trazer novidades para a empresa.  

6. Autoconhecimento  

Ao estagiar no verão, não só vais perceber o que gostas e o que não gostas de fazer a nível profissional, como também a um nível mais pessoal e introspetivo. A verdade é que as experiências que temos fazem de nós quem somos. Por isso, quanto mais experienciares, mais vais ter para contar e mais aprendizagens vais adquirir. É através destas experiências que nos vamos conhecendo cada vez melhor e perceber quem somos e o que realmente nos faz feliz. Estagiar durante o verão vai dar-te uma nova perspetiva da realidade.

Podes perceber o tipo de pessoas com quem gostas de te relacionar e aquelas que preferes evitar, o tipo de atividades que preferes fazer, se trabalhas melhor individualmente ou em equipa, em casa ou no escritório ou se preferes trabalhar por conta própria ou numa empresa no futuro. Quer seja uma experiência incrível, onde conheceste pessoas fantásticas ou uma experiência pouco estimulante e monótona, é garantido que vais aprender algo e retirar desse estágio uma mensagem positiva de aprendizagem. Afinal, estamos sempre a aprender e um estágio de verão pode contribuir para o teu crescimento pessoal e profissional. 

Já sabemos que estágios de verão são uma ótima ferramenta para o futuro e que é um fator de destaque num processo de recrutamento. Mas… 

Como encontrar o estágio de verão perfeito? 

Procurar estágios de verão pode ser um desafio. A oferta é vasta, mas será que estamos a fazer a escolha certa? Preparamos um conjunto de dicas para facilitar o processo de procura.  

1. Consulta a universidade

Esta é, provavelmente, a maneira mais fácil de conseguires um estágio de verão. A maioria das universidades tem gabinetes de estágios que facilitam o contacto de estudantes com empresas previamente selecionadas. Podes, inclusive, pedir ajuda a um professor de confiança, que possa ter contactos em algumas empresas ou perguntar a colegas mais velhos se já vivenciaram alguma experiência semelhante.   

2. Procura no LinkedIn

Já sabemos que esta rede social é um mundo de oportunidades. Por isso, nada que um pouco de pesquisa e alguns contactos não resolvam. Não só permite um contacto rápido com as equipas de Recursos Humanos, como demonstra o teu interesse e proatividade na procura. No entanto, se vais usar o LinkedIn para procurar um estágio, não te esqueças que deves ter um perfil excecional, que se destaque dos outros. Descobre como podes melhorar o teu perfil do LinkedIn no nosso artigo.

3. Envia e-mails para as tuas empresas favoritas

Pode parecer um sonho, mas é um sonho que se pode tornar realidade. Imaginas-te a trabalhar numa determinada empresa, mas parece-te impossível conseguir um estágio de verão lá? Arrisca. Envia e-mails com abordagens originais e criativas, que sejam apelativos. Nunca se sabe se podes estar a enviar a candidatura para o teu emprego de sonho. Além disso, por muito que seja difícil conseguir emprego em algumas empresas, é muito mais fácil na hora de procurar um estágio, uma vez que, normalmente, este não é remunerado.

4. Faz muita pesquisa

Se és fã de listas e de prós e contras, podes fazer uma seleção das empresas onde gostarias de estagiar e ver a informação necessária para te candidatares a cada uma delas. Pesquisa. Vai aos sites das empresas, redes sociais e conecta-te com pessoas que já passaram por uma experiência nessas empresas. Sê persistente na tua pesquisa. No final, depois da informação recolhida, envia e-mail para as que te parecem mais apetecíveis. Deves candidatar-te sempre a mais do que uma empresa, para teres várias opções de escolha.  

5. Sai da zona de conforto

E porque não uma aventura noutra cidade ou até no estrangeiro? Se gostas de aventura fica a saber que há diversos programas de estágios disponíveis lá fora, noutros países e com experiências de outro mundo. No entanto, se preferes jogar pelo seguro, podes sempre arriscar cá dentro, onde também surgem diferentes possibilidades. Podes desafiar-te numa área ligeiramente diferente da tua, ou candidatar-te a uma empresa onde nunca pensaste trabalhar. Afinal, é importante manteres as oportunidades em aberto. Quando somos jovens é o momento ideal para arriscar e explorar todas as possibilidades.   

A verdade é que aproveitar os anos de juventude e a vida académica é fundamental. Mas tão ou mais importante é investires no teu futuro e nos teus sonhos.  Com boa gestão de tempo e uma boa dose de proatividade vais conseguir ter um verão diferente, com uma experiência enriquecedora e ainda tempo de sobra para descansares e aproveitares o sol na praia.  

Preparado para aproveitar o verão e começares a preparar o futuro? Candidata-te a uma das nossas oportunidades de estágios de verão nas mais diferentes áreas de negócio. Garantimos que é uma experiência da qual não te vais esquecer. Podes sempre ouvir os nossos testemunhos de estágios de verão nos vídeos seguintes.