logo gsc

Blog Caetano

Férias de verão 2020: cuidados em tempo de pandemia

A pandemia da COVID-19 transformou o Mundo e as férias de verão 2020 não escaparam a esta mudança. Este ano, fazer férias vai ser diferente e com novas regras. Ainda assim, é possível tirar algum tempo para o tão aguardado momento de descanso, mas sempre com os devidos cuidados e regras que os novos tempos exigem.

Com quem devemos fazer férias?

A regra é fazer férias com quem pertence ao seu agregado familiar. Como recorda a DGS, “este ano vamos poder fazer férias, mas de forma diferente. Temos que manter o nosso distanciamento físico em relação a outras pessoas que não sejam aquelas com quem habitualmente convivemos”. Em relação a outras pessoas, amigos, familiares, conhecidos e aqueles que nos vão prestar serviços nos sítios para onde formos de férias devem manter-se “medidas de distância física, utilizar máscara quando for necessário, não partilhar objetos, manter a higiene frequente das mãos, higienizar as superfícies”.

Qualquer pessoa pode sair da sua zona de residência e/ou domicílio para fazer férias?

A DGS relembra que “quem está doente, em isolamento profilático, tem teste positivo ou quem trabalha ou mora num sítio onde há surtos ativos neste momento, deve abster-se de sair do seu domicílio e cumprir as orientações das autoridades de saúde. Não sair de casa”.

Posso viajar para fora de Portugal, nestas férias de verão 2020?

As viagens para fora de Portugal devem ser ponderadas. Estão desaconselhadas as viagens para destinos fora do espaço europeu, sobretudo para os destinos sem ligações fáceis e frequentes a Portugal. Na chegada aos aeroportos internacionais de Portugal Continental, é realizado o rastreio de temperatura corporal, por infravermelhos, a todos os passageiros que chegam. Adicionalmente, em Portugal Continental, os passageiros de voos com origem em países considerados de risco epidemiológico têm de apresentar, no momento da partida, um comprovativo de realização de teste laboratorial para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores ao momento do embarque, sob pena de lhes ser recusada a entrada em território nacional.

Férias em Portugal

Às palavras de ordem que normalmente marcam os períodos de férias, como descanso, diversão ou passeio, este ano temos de somar algumas outras: segurança, higiene e limpeza. Tendo isto em conta, o Turismo de Portugal criou o selo “Estabelecimento Clean & Safe”, de modo que se possa distinguir as atividades turísticas que asseguram todos os requisitos de controlo do novo coronavírus.

Antes de ir:

– Reserve antecipadamente o local da sua estadia
– Dê preferência aos estabelecimentos com o selo “Clean & Safe”
– Informe-se sobre as condições de acesso e segurança dos locais que visitar

Nas deslocações:

– Lembre-se de que o uso de máscara é obrigatório nos transportes públicos
– Dê preferência aos destinos nacionais

Na praia:

– Distanciamento obrigatório de 2 m entre pessoas e 3 m entre chapéus de sol
– Proibidas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas
– Evite zonas com ocupação elevada (veja a sinalética ou consulte a app Info Praia)

No hotel:

– Respeite o distanciamento físico e utilize máscara nos espaços comuns
– Desinfete as mãos regularmente e cumpra a etiqueta respiratória

Se vai fazer uma viagem longa, não se esqueça de verificar o seu carro.

Se escolheu Portugal para fazer as suas férias de verão 2020, e o meio de transporte elegido para o fazer é a sua própria viatura, temos ainda algumas dicas extra para si. independentemente da situação em que vivemos atualmente, as mesmas são aplicáveis não só a esta altura de férias em tempo de pandemia, mas também em todas as outras alturas do ano. São ações simples que podem evitar imprevistos durante as férias.

Férias de verão 2020

1. Fazer a revisão geral

Não se faça à estrada sem verificar o estado geral do seu carro. Tenha em especial atenção os pneus, travões, luzes, líquido de refrigeração, óleo e limpa para-brisas. Confirme ainda que tem colete refletor e triângulo de sinalização.

2. Verificar os documentos

Certifique-se que tem tudo em ordem com a documentação do seu veículo, tais como: documento único automóvel, certificado de seguro e ficha de inspeção periódica. Verifique ainda se leva consigo a sua carta de condução e se tem os seguros e inspeção em dia.

3. Prepare o seu percurso

Elabore um plano de viagem com antecedência, bem como o percurso a seguir e quais os postos de abastecimento de que vai necessitar. Pode sempre utilizar GPS do seu carro ou do seu smartphone para ajudar.

4. Arrume a bagageira

Procure levar consigo apenas o que vai necessitar para evitar excesso de carga. Organize a sua bagagem e distribua o seu peso, de forma a manter o equilíbrio das suspensões. Mantenha ainda a visibilidade para a traseira e se possível leve consigo um kit de primeiros socorros

5. Descanse e hidrate-se

Faça uma pausa na condução de 2 em 2 horas de modo a descansar pernas, braços e a vista. Tenha também sempre água por perto para ir bebendo durante a viagem, isso ajudará a manter-se mais confortável.

Caso opte por alugar um carro, a Guerin, empresa do Grupo Salvador Caetano, tem um vasto leque de opções e está ainda com uma campanha de 20% de desconto até 31 de agosto.

Aproveite bem as suas férias!