logo gsc

Blog Caetano

Técnicas de relaxamento: acalmar a mente depois de um dia de trabalho

Seja em casa ou no escritório, um dia de trabalho pode ser desgastante. É importante respeitar o seu tempo e tirar uns momentos de relaxamento para acalmar a mente. Relaxar e fazer atividades que nos agradem ao fim de um longo dia de trabalho pode trazer diversos benefícios ao nosso bem-estar. A vida não se resume a trabalho. É importante que encare o seu emprego com leveza, tranquilidade e entusiasmo. Mas, mais importante ainda é que cuide de si. Porque cuidar de si é cuidar da sua empresa.

Cuide do corpo e da mente, todos os dias. É importante desligar do trabalho e de todas as suas responsabilidades durante algum tempo. Por vezes pode parecer uma tarefa complicada, no meio de tarefas domésticas e tantas outras obrigações além do trabalho. Mas, mais do que importante é necessário cuidar de si, pela sua saúde e bem-estar.

Pode preferir tirar uma hora ou alguns minutos do seu dia. Seja como for, qualquer segundo é precioso e merece ser aproveitado em pleno. Para ajudar ao relaxamento e a acalmar a mente e o corpo, apresentamos uma série de atividades, que pode fazer, depois de um dia de trabalho e durante o tempo livre.

Dicas de relaxamento para acalmar a mente

Dicas de relaxamento para acalmar a mente

1 – Meditação

Não só é bom para relaxamento e acalmar a mente, como é uma excelente prática para aumentar a sua produtividade. Meditar diariamente vai potenciar diferentes benefícios para o seu corpo. É a maneira mais simples e consciente de relaxar, além de que vai permitir uma maior clareza mental. Descubra tudo sobre meditação e aprenda como meditar no nosso artigo sobre este tema.

2 – Exercício físico

Com certeza já conhece os benefícios do exercício físico. Mas sabia que para além de potenciar a forma física, o exercício físico tem um grande impacto na saúde mental? Além de ser uma ótima maneira de relaxar depois de um dia de trabalho, praticar exercício físico ajuda a reduzir os níveis de ansiedade. Escolha o exercício que mais gostar e que melhor se adeque ao seu estilo de vida e pratique com regularidade. Adicione, ainda, alongamentos à sua rotina. Seja nas pausas de trabalho, ou ao final do dia, alongar o corpo é essencial. Se não conhece o conceito de ergonomia de trabalho, passe pelo artigo do blog, onde explicamos os melhores exercícios para alongar. Não sé é bom para o corpo, como é uma excelente técnica de relaxamento, para acalmar a mente.

3 – Ouvir música relaxante (ou um podcast)

Às vezes, para relaxar e acalmar a mente não precisa de muito. Basta uma boa música – a seu gosto, claro – ou o seu podcast favorito para melhorar o seu dia. Se tiver outras tarefas para fazer em casa, como cozinhar ou limpar, pode ouvir enquanto as completa. Apesar de tornar as tarefas diárias mais divertidas, não se esqueça que, ainda assim, o descanso é importante. Música relaxante é uma ótima dica para descontrair depois de um dia de trabalho e acalmar a mente. O Jazz, por exemplo, é um ótimo estilo musical para descomprimir. Quando a podcasts, existem formatos e temas diferentes- política, cultura, sociedade, economia, entretenimento. Escolha o seu favorito e aproveite para aprender algo novo.

4 – Cozinhar algo diferente

Cozinhar por rotina ou por obrigação, nem sempre é muito agradável. Mas experimente uma receita nova, ou a sua comida favorita. Pode ser uma sobremesa, ou aquela receita que tem guardada e ainda não provou. Está comprovado que cozinhar ajuda a relaxar e a libertar a mente. Por isso, é uma ótima atividade para fazer ao final de um dia de trabalho, para não pensar em mais nada. Foque-se na refeição deliciosa que vai preparar.

5 – Aromaterapia

Para além de aumentar o foco, a aromaterapia vai deixar a sua casa com um cheiro bastante agradável. Pode usar esta técnica enquanto trabalha, ou completa uma tarefa, ou até durante a meditação. Se ainda não conhece o poder dos óleos essenciais saiba que têm vários benefícios para a sua saúde. Pode ir cheirando o seu óleo preferido ao longo do dia ou utilizar um difusor para espalhar o aroma por toda a casa. A aromaterapia é uma técnica simples de relaxamento, que vai acalmar a mente e proporcionar um ambiente agradável.

6 – Apanhar sol

Passamos muito tempo dentro de quatro paredes. Seja no escritório ou em casa, a luz solar que entra pelas nossas janelas não é o suficiente para nos energizar. O poder do Sol é, muitas vezes subestimado. Mas uns minutos por dia ao sol, com a proteção adequada podem ter um impacto drástico na sua saúde. Para além de ser uma prática relaxante, está a aumentar a absorção de Vitamina D, que tão bem faz ao organismo. Haverá melhor técnica de relaxamento, para acalmar a mente do que uns bons banhos de sol?

7 – Tomar um banho relaxante

Muitas vezes é tudo o que precisamos depois de um longo dia de trabalho. Um bom banho, ou até um simples duche podem fazer maravilhas na redução do stress e da ansiedade. Pode aproveitar para fazer uma esfoliação e tratar do seu corpo depois do banho. Estará a cuidar da sua pele e a ter um momento de descontração e autocuidado. O banho tem propriedades que ajudam a acalmar a tensão. A água morna é ótima para a pressão sanguínea e ajuda a aliviar os músculos. Para os mais corajosos, a água fria também tem inúmeros benefícios.

8 – Passear na natureza (se possível)

Nunca é demais lembrar a importância de apanhar ar puro. Uma caminhada ou um passeio ao ar livre fazem maravilhas pela sua saúde mental e pelo seu corpo. Ajuda a aliviar o stress acumulado e permite espairecer a mente. Rodear-se de natureza, seja num parque, na praia, na floresta ou jardim perto de casa, é extremamente benéfico para o se bem-estar. Aproveite para limpar a mente e prestar atenção ao ambiente à sua volta. Se preferir pode ir acompanhado.

9 – Desligar das redes sociais

Nem sempre é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o seu bem-estar. Somos sobrecarregados com informações constantes, a um ritmo alucinante, nos nossos aparelhos eletrónicos. Por vezes, não damos conta, mas as redes sociais podem ter um impacto muito negativo na nossa saúde mental. O ideal é passar o mínimo tempo possível ao telemóvel. Substitua o tempo de ecrã por uma atividade que lhe dê prazer, como ler, fazer exercício, pintar, jardinagem, etc. Passar mais tempo “offline” é uma excelente prática de relaxamento, para acalmar a mente e evitar pensamentos negativos.

10 – Dormir bem

Não há melhor forma de descansar do que uma boa noite de sono. Desligue as distrações e deixe as preocupações de lado. As suas horas de sono são sagradas e devem ser respeitadas à risca. Mantenha uma rotina de sono saudável. Este é o passo mais importante para um dia de trabalho produtivo e mais relaxado. O descanso físico vai repor os níveis de energia no corpo e descansar o cérebro, o que é fundamental para o seu bom funcionamento. Se tem dificuldades em adormecer, experimente fazer meditação ou ouvir músicas relaxantes antes de dormir. Pode descobrir as melhores aplicações para o ajudar a dormir profundamente no nosso artigo sobre meditação.

As dicas são práticas e fáceis de aplicar no seu dia-a-dia. Mas, no meio da azáfama de um dia de trabalho, tirar tempo de qualidade para descansar só depende de si. Estas técnicas de relaxamento vão acalmar a mente e contribuir para o seu bem-estar. Lembre-se que a sua produtividade é altamente influenciada pelo tempo que passa a descansar ou a praticar atividades que lhe dão prazer. Não desvalorize o descanso e encare-o como parte ativa do seu dia.

Cuide de si e mantenha-se saudável. Já sabe que, ao cuidar de si estará também a cuidar da sua empresa e a aumentar o seu rendimento no trabalho. Acima de tudo, aplique o relaxamento para acalmar a mente. Relaxe, a sua empresa agradece.