No mercado de trabalho atual, cada vez mais dinâmico e competitivo, as soft skills têm-se tornado cada vez mais valorizadas pelas empresas. Uma formação, uma licenciatura, um mestrado, quase todos têm, então já não basta possuir muitas competências técnicas (hard skills), é preciso estas estarem aliadas a um bom conjunto de soft skills. Neste artigo vamos falar sobre a importância das soft skills em contexto laboral.
Mas afinal o que são as soft skills?
As soft skills são as competências sociocomportamentais, muito vincadas à personalidade de cada pessoa. Não é algo palpável, aqui incluem-se características como empatia, resiliência, adaptabilidade, pensamento crítico, resolução de conflitos, liderança ou gestão de tempo, por exemplo.
Estas competências comportamentais ficam percetíveis quando falamos com as pessoas ou estamos a trabalhar com elas durante algum tempo, e são fundamentais para construir um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo, onde a colaboração e a inovação podem florescer.
Vamos então explorar melhor algumas das soft skills mais valorizadas e como desenvolvê-las.
Comunicação Eficaz: É essencial numa equipa de trabalho haver uma comunicação assertiva e transparente, de forma a evitar haver mal-entendidos e garantir que todos os membros da equipa estejam alinhados em relação aos objetivos e expectativas.
Tomada de Decisão: Costuma dizer-se que é melhor tomar uma má decisão, do que não tomar nenhuma. Ter a capacidade de tomar decisões é algo muito valorizado nas empresas e, mesmo que dê errado, a intenção está lá e foi feita com o intuito de melhorar alguma coisa.
Adaptabilidade: Num mundo empresarial em constante mudança, a capacidade de os profissionais se adaptarem rapidamente a novas realidades e circunstâncias é cada vez mais importante. Devemos olhar para a “mudança”, sempre como uma oportunidade de crescimento profissional.
Trabalho em Equipa: Estar disponível para ajudar, sermos capazes de nos colocarmos no lugar do outro, e ter respeito e valorização pela opinião do outro, são traços de um bom colega de trabalho.
Como Desenvolver Soft Skills?
Autoavaliação: Em resultado dos dias agitados de trabalho, por vezes falta algum tempo para reflexão. Esse momento é importante para parar, e pensar quais as soft skills que são naturais, e quais as que precisam de ser desenvolvidas.
Feedback Constante: Estar aberto a críticas e aceitar feedback constante é essencial para o desenvolvimento contínuo. O feedback ajuda a compreender como é que as tuas ações e comportamentos são percecionados pelos outros.
Prática constante: Liderar projetos, participar ativamente em reuniões e colaborar em tarefas coletivas, são tudo formas de pores à prova as tuas soft skills.
Conclusão:
Desenvolver soft skills deve ser uma preocupação constante de todos os profissionais que ambicionem progredir na carreira. Estas melhoram a dinâmica das equipas e a eficiência organizacional.
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Não te esqueças da importância das soft skills! Estas podem fazer a diferença no processo de recrutamento.