O último ano letivo foi diferente para dezenas de alunos do ensino básico. Os responsáveis foram sete voluntários da Salvador Caetano que disseram “sim” ao desafio lançado pela Junior Achievement Portugal (JAP), parceira da Salvador Caetano.
Levar até às escolas temas como literacia financeira, empreendedorismo ou cidadania. Era este o propósito da iniciativa integrada no programa Porto de Futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto com o apoio da JAP.
Através de diferentes programas à escolha, os voluntários, com o apoio dos professores, dinamizaram quatro a cinco sessões em sala de aula para turmas do 1.º ao 9.º ano de escolaridade.
“A Família”, “A Comunidade”, “Europa e Eu”, “É o Meu Negócio” e “Economia para o Sucesso”, foram os cinco programas escolhidos pelos nossos voluntários. Cada um deles abordando temas específicos relacionados com capacidades importantes para o sucesso pessoal e profissional dos jovens.
O programa “A Família”, que promove a reflexão sobre valores familiares entre alunos do 1º ano, com idades entre os 6-7, contou com a colaboração da voluntária Vanessa Costa, que evidencia a satisfação de ter contribuído nessa experiência “enriquecedora”.
Vanessa mencionou que a experiência superou as expectativas ao perceber o impacto positivo na evolução das crianças, que puderam compreender conceitos fundamentais relacionados à família e suas relações.
Outro voluntário, Filipe Almeida, falou da sua experiência no “É o Meu Negócio”, programa direcionado para alunos entre 13 e 15 anos, que explora o empreendedorismo e os seus conceitos-chave, incentivando o pensamento crítico e ajudando os alunos a explorarem as a área que gostariam de seguir profissionalmente.
Através dessas experiências positivas e transformadoras, tanto para os alunos, como para os voluntários, é possível “contribuir ativamente para o desenvolvimento dos jovens e futuros líderes”, como evidencia Filipe.
Oferecer uma educação abrangente e preparar os jovens para os desafios do mundo atual incentiva à criatividade, à busca de soluções inovadoras e fornece aos alunos ferramentas valiosas para enfrentarem o futuro de forma mais confiante e assertiva. Paula Cruz, colaboradora voluntária, explica que “o facto de ser transmitido este conteúdo por alguém que não a Professora e que está na vida ativa, para as crianças é muito interessante pois o relacionamento e autoridade que nos atribuem é diferente e fá-los ter uma visão diferente do que é Trabalhar e ao mesmo tempo estar com eles.”
O Porto de Futuro é um programa educativo pioneiro que assenta em parcerias entre escolas e empresas que, em conjunto, desenvolvem programas que pretendem contribuir para uma sociedade mais competitiva e dinâmica.
Esta foi a segunda iniciativa do Porto de Futuro com o contributo da Salvador Caetano, à qual se junta o Braço Direito. Falamos sobre ele, aqui.