logo gsc

Blog Caetano

Como fazer um currículo: 5 ferramentas gratuitas

Como fazer um currículo

Na Salvador Caetano recebemos centenas de currículos todos os dias. O mesmo acontece noutras organizações. Perante tantas candidaturas, por vezes, o teu currículo é aquilo que vai marcar a diferença na escolha do recrutador para passares ou não à fase seguinte.

Ter um bom currículo pode ser determinante no momento de te escolher a ti ou a outra pessoa para uma entrevista. Este documento é um dos primeiros pontos de contacto entre ti e o recrutador, é onde mostras um pouco da tua personalidade, o teu percurso académico, experiência profissional e os teus pontos fortes.

Fica a saber como fazer um currículo com estas 5 ferramentas gratuitas.

1. cvmaker

Muito fácil e rápido de usar, o cvmaker tem uma versão em português e permite a escolha de vários modelos. No final, podes descarregar o teu currículo em PDF, TXT ou HTML.

2. Canva

O Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar, intuitivo e completamente online (não é necessário descarregares nenhum programa). Permite criar um currículo de raiz ou utilizar os modelos existentes que oferecem designs muito apelativos visualmente.

3. meuCurriculoPerfeito

O meuCurriculoPerfeito é bastante simples de utilizar. Podes escolher o design do teu currículo através dos modelos e rapidamente terás o teu documento criado.

4. LiveCareer

Com o LiveCareer podes construir o teu currículo a partir do zero ou carregar um currículo já existente. O guia passo a passo vai ajudar-te durante o processo e terás acesso a vários modelos com exemplos de escrita e sugestões.

5. Europass

Não poderíamos deixar de referir o tradicional Europass, talvez a ferramenta mais conhecida de elaboração de currículos. Este é um dos modelos mais conhecidos da Europa e até o único a ser aceite por algumas organizações. No entanto, não permite que o documento final fique com um toque pessoal, uma vez que o modelo é sempre o mesmo, mais focado na estruturação da informação e não no seu aspeto visual que, por vezes, pode marcar a diferença.

Um bom currículo deve ser sucinto e visualmente apelativo, de forma a despertar interesse e curiosidade por parte de quem o analisa, para te conhecer melhor. Lembra-te que o teu currículo mostrará ao empregador um pouco de quem és, por isso esmera-te na elaboração do mesmo e pede até a opinião de familiares e amigos.

Agora que já sabes como fazer um currículo, já podes candidatar-te às nossas ofertas de emprego ou enviar-nos a tua candidatura espontânea. Boa sorte!