logo gsc

Blog Caetano

Como liderar uma equipa à distância

Isso nunca vai funcionar! Até é uma boa ideia, mas e as reuniões? Como sei que a minha equipa está mesmo a trabalhar? Estas são algumas questões que frequentemente vemos levantadas pelas lideranças que se vêm confrontadas com a nova realidade do teletrabalho. Aqui vamos explicar tudo o que precisa de saber sobre como liderar uma equipa à distância.

As circunstâncias, apesar de não serem as melhores, vieram provar que o trabalho em casa é possível. Muitos estudos indicam que esta modalidade conduz a um aumento da produtividade e eficiência, maior bem-estar dos Colaboradores, redução de despesas operacionais, entre outros.

No Grupo Salvador Caetano também acreditamos nestas vantagens e acreditamos que é possível gerir equipas, com sucesso, mesmo à distância. Como em tudo é preciso criar regras e seguir algumas recomendações para que tudo funcione da melhor forma, as quais explicamos de seguida.

1. Defina as diretrizes

Comunique com a equipa quais são os objetivos da mesma e o que é esperado dela. Deste modo, todos estarão não só a par do que têm de fazer de uma forma transversal, mas também do caminho a seguir. Assim será possível manter os seus Colaboradores motivados, uma vez entendido o seu propósito e importância do seu trabalho para a Organização.

2. Invista na comunicação

Na gestão de equipas à distância a comunicação é talvez o ponto mais importante. E esta comunicação não deve restringir-se ao envio de emails, é impossível liderar uma equipa usando apenas este canal de comunicação. Use o telefone ou as a videoconferências para que possa manter uma relação mais aproximada com a sua equipa. Ao contrário do que acontece com um email ou uma mensagem, assim conseguirá estar mais atento a pormenores como o tom de voz ou postura corporal, para que possa comunicar de forma mais acertada e perceber qual o estado de espírito dos seus Colaboradores. Comunicar só por palavras pode levar a desentendimentos e a falhas de comunicação.

3. Mesmo longe, esteja com a sua equipa

Tire um tempo para se reunir virtualmente com a sua equipa (individualmente ou em conjunto) através de videoconferência, não só para que sintam que têm o seu apoio, mas também para que todos estejam alinhados relativamente aos projetos ou tarefas em curso. Deve ter ainda a capacidade de perceber se algum Colaborador está com alguma dificuldade em desempenhar o seu trabalho e porquê, bem como elogiá-los pelo seu trabalho, sempre que se justifique.

4. Respeite os tempos de descanso

Não caia na tentação de ligar a um Colaborador fora de horas, todos temos direito aos nossos tempos de descanso. Se às vezes, mesmo fisicamente presentes, é difícil desligarmo-nos das nossas preocupações laborais ao final do dia, em casa a tarefa torna-se ainda mais complicada. Lembre-se que por alguém estar a trabalhar em casa, não quer dizer que está sempre disponível ou que não tem direito aos seus momentos de pausa, fundamentais para manter bons níveis de produtividade.

5. Confie na sua equipa

Um Colaborador responsável e autónomo não vai ficar o dia todo sentado no sofá a ver televisão, ele quererá cumprir com aquilo que lhe foi pedido e executar as suas tarefas nos prazos estipulados. Nenhum Colaborador quer que o seu líder pense que não está a fazer nada, por isso esforçar-se-á ainda mais entregar o seu trabalho a tempo e horas, é a sua forma de “provar” que está a trabalhar. Portanto, confie nos seus Colaboradores e acompanhe-os de perto sem dar, no entanto, um ar de controlador pois isso não vai agradá-los, causando uma pressão acrescida desnecessária e mostrando desconfiança perante o seu trabalho. A confiança vai permitir que os seus Colaboradores façam o seu melhor e assumam as responsabilidades da sua função.

6. Analise os resultados

Periodicamente deve analisar o desempenho da sua equipa e a qualidade dos resultados, consoante as metas estabelecidas. Avalie e identifique os pontos que precisam de ser afinados, onde estão as falhas e como poderá resolvê-las.

Agora que já tem várias dicas sobre como liderar uma equipa à distância, sabe que quem trabalha em homeoffice sai todos os dias para o seu local de trabalho, só que chega ao escritório mais rápido!