logo gsc

Blog Caetano

Como meditar? O impacto da meditação no trabalho e na vida

Como meditar

Meditação não é um tema novo e não requer nada que não tenhas neste exato momento. Sabemos que “stress” e “trabalho” são duas palavras frequentemente associadas. O que vais ficar a saber é que a meditação pode ser a solução para este problema. Mas, como meditar?

Há quem “torça o nariz” quando pensa em como fazer meditação, mas é mais simples do que parece. Quando descobrires o que uns minutos de meditação por dia podem fazer por ti e pelo teu trabalho garantimos que não vais querer outra coisa.

Perante uma nova realidade nas nossas vidas, à qual ainda nos estamos a adaptar é essencial criar e adotar estratégias que nos ajudem a manter a mente calma e serena. É aqui que a meditação pode ajudar – a compreender e lidar com clareza e serenidade com as situações do dia a dia.

Mas, afinal, o que é a meditação?

A meditação é uma prática ancestral, com raízes orientais. Esta técnica desenvolve habilidades como concentração, foco e tranquilidade, numa tentativa constante de nos trazer para o presente.

Meditar é treinar a consciência e ter uma perceção saudável da realidade. A meditação não funciona como técnica para ignorar pensamentos ou sensações, mas sim para aprender a observá-los e a lidar com eles, de forma plena e consciente.

Para todos os que se questionam se a meditação é para eles, a resposta é: sim. A meditação é para toda a gente e é mais simples do que parece. E não precisas de te transformar num monge budista ou fazer um retiro espiritual para saberes como meditar. Podes fazê-lo no teu local de trabalho, no quarto, ou até no carro. No fundo, sempre que quiseres tirar uns minutos de atenção plena.

Atenção plena é a capacidade de estar presente e transportar essa sensação para o resto do dia, que é conseguida através da meditação. Começar a meditar pode parecer um desafio. Mas garantimos que todos os nossos colaboradores são capazes de o fazer. Não existe o conceito de “meditação perfeita”. O essencial é praticar com regularidade, para atingir os objetivos. Encara a meditação como um hábito e algo que te vai trazer benefícios a curto e a longo prazo.

Se ainda não tens motivos suficientes para começar a meditar, nós damos-te mais alguns:

Conhece os benefícios da meditação:

– Alivia o stress
– Diminui a pressão arterial
– Reduz os níveis de ansiedade
– Aumenta a concentração
– Melhora a qualidade do sono
– Melhora a saúde mental
– Reduz a perda de memória
– Aumenta a criatividade
– Melhora a solução de problemas e tomadas de decisões

Mas, afinal…

Qual é a relação da meditação e do trabalho? Como meditar para conseguir trabalhar melhor?

E se te dissermos que o trabalho pode ser um ótimo sítio para meditar? E que podes mudar drasticamente a tua relação com o trabalho?

A meditação no trabalho funciona como um mecanismo que acalma a mente, para acelerar o ritmo de trabalho e tornar a tua atividade mais produtiva.

Sabe-se que o descanso aumenta a eficiência no trabalho. Agora, imagina-te a tirar pequenos momentos de atenção plena e pausas para respirar ao longo do dia. O corpo agradece e o teu trabalho também. Estas pausas para meditar permitem tornar o trabalho mais eficaz, a tua comunicação com os outros mais fluída e a tua produtividade mais rentável.

Um ritmo de trabalho exaustivo e intensivo leva a decisões precipitadas, irritabilidade, impaciência e picos elevados de stress. Por isso é importante parar, ouvir o corpo, refletir e voltar a encontrar o foco. Desacelerar e abrandar, para voltar a ganhar velocidade. Este é o impacto que a meditação pode ter no teu trabalho.

A meditação no trabalho, além de aumentar a produtividade, melhora as relações entre colaboradores. O ambiente torna-se mais calmo e positivo, potenciando entreajuda e compaixão e agilidade, valores fundamentais na Salvador Caetano.

Num mundo cheio de estímulos e volume de informação elevado, parar e abrandar nunca foi tão importante. A meditação funciona como um mecanismo simples que podes adotar ao longo do dia para acalmar a agitação da mente, melhorar a tua qualidade de vida e relação com o trabalho.

Parece simples, porque efetivamente o é. Se ainda não sabes como meditar ou por onde começar, continua a ler.

Tudo o que precisas para saber como meditar

No meio de tantos e-mails, chamadas, reuniões e prazos a cumprir pode parecer impossível tirar uns minutos do seu dia só para ti. Com um ritmo de trabalho frenético como podemos fazer uma pausa para meditar? Aqui estão algumas dicas de como meditar de forma simples:

1. Preparar a meditação

– Começa por meditações de curta duração (1 a 5 minutos)
– Define um horário para meditar todos os dias
– Deixa as distrações de lado
– Sê paciente – a prática de meditação vai melhorando com o tempo
– Consistência é a chave
– Relaxa, estás a tirar um tempo só para ti

2. Começar a meditação

– Encontra um local sossegado e sem distrações
– Está presente
– Senta-te de forma confortável
– Fecha os olhos
– Faz respirações profundas e controladas
– Foca-te na respiração
– Deixa-te guiar pela meditação
– No final, tira uns segundos para alongar o corpo, antes de voltares ao trabalho

Se depois destas dicas ainda precisares de um guia durante a meditação, sugerimos algumas aplicações para te ajudar.

Melhores aplicações para ajudar a meditar

Se a resposta à pergunta “Como meditar?” ainda não ficou clara, descobre as sugestões que podem auxiliar essa prática. Embora os smartphones sejam conhecidos por serem uma fonte de stress e desconcentração, podem ser um bom aliado à meditação. Há uma grande variedade de aplicações, que orientam a jornada meditativa. Desde as mais simples, às mais completas, apresentamos dez aplicações que vão tornar a meditação simples e intuitiva.

Headspace

Para além de ser a aplicação mais usada pelos fãs desta prática de relaxamento, a Headspace disponibiliza, ainda, um documentário na Netflix, que pode ser um bom começo para conheceres a meditação e os seus benefícios. A aplicação só está disponível em inglês e tem uma versão de teste gratuita, onde ensina os básicos da meditação.

Calm

O objetivo desta aplicação é ajudar a reduzir a ansiedade e dormir melhor. Inclui, ainda, músicas relaxantes para ouvires sempre que precisares. A Calm está disponível em inglês e espanhol e possui versão gratuita e paga.

Breathe2Relax

A Breathe2Relax está focada em aliviar o stress e a ansiedade do dia a dia, através de exercícios de respiração. Podes personalizar a aplicação de acordo com o teu ritmo e aprender a gerir situações emocionalmente instáveis. Apesar de estar apenas disponível em inglês, a sua utilização é bastante intuitiva e totalmente gratuita.

5 Minutos

Desenvolvida por uma ONG chamada “Mãos Sem Fronteiras”, a aplicação 5 Minutos tem um objetivo concreto de cinco minutos de meditação diários. É uma sugestão eficaz e sem qualquer custo.

Lojong

Também muito conhecida, a Lojong é uma aplicação disponível em português. Eis uma curiosidade sobre esta aplicação: O nome significa “treino da mente” em tibetano. Esta aplicação é uma das mais utilizadas, com um design intuitivo e simples, para te ajudar a enfrentar a rotina do dia a dia de forma plena.  Apresenta uma versão gratuita muito completa e uma versão paga.

A Mindfulness App

Uma aplicação disponível em português, que oferece sessões de meditação de três a dez minutos. Com a A Mindfulness App é possível escolher um som ambiente para ouvir durante a meditação e definir notificações para não te esquecer da sua prática diária. Está disponível uma versão gratuita e uma versão paga.

Simple Habit: Wellness & Sleep

A Simple Habit é gratuita e, para além de programas de meditação, disponibiliza guias motivacionais e histórias para ajudar a relaxar e dormir melhor.

Aura

Aura é a aplicação que vai ajudar a gerir as emoções e a dormir profundamente, para repor as energias para mais um dia de trabalho. Aqui vais encontrar sessões de relaxamento de três minutos a uma hora, que vão ser uma grande ajuda para a mente.

YouTube

Se não estiveres convencido com nenhuma das aplicações podes sempre explorar as diferentes meditações disponíveis no YouTube. Basta procurar pela meditação que precisas. Vais ficar surpreendido com a diversidade de meditações guiadas disponíveis, de forma totalmente gratuita.

As aplicações podem ajudar para quem quer começar e não sabe como meditar. Mas lembra-te que a prática da meditação depende de ti e da tua predisposição para tirar uns minutos do teu dia. O corpo, a mente e o trabalho agradecem cada momento de pausa que tirares por ti. Alguns minutos por dia para esvaziar a mente de pensamentos negativos e enchê-la de sensações boas podem mudar o teu modo de trabalho.  Ao repetir todos os dias vais começar a ver resultados e a sentir-te cada vez melhor contigo e com o mundo à tua volta.

Agora que já sabes como meditar, começa a praticar e tem uma vida plena e saudável.