logo gsc

Blog Caetano

Competências de comunicação no CV

competências de comunicação curriculum vitae

É de conhecimento geral que a comunicação é uma ferramenta muito importante para o bom funcionamento das organizações e para as relações entre pessoas. Para saberes mais sobre a importância da comunicação, lê o nosso artigo.

A comunicação é fundamental em todas as áreas de trabalho e, por essa razão, as competências de comunicação no curriculum vitae (CV) são muito valorizadas.

Mas o que são competências de comunicação?

As competências de comunicação estão presentes quando se fala, se ouve, na linguagem corporal, quando se lida com um conflito, quando se dá e recebe feedback.

De seguida, são apresentadas as competências de comunicação que consideramos mais importantes no ambiente de trabalho e, por consequência, podem ser referidas de alguma forma no curriculum vitae:

– Saber absorver, partilhar e entender as informações apresentadas
– Habilidades de comunicação verbal: envolve o saber falar de forma confiante, profissional e articulada. Assim como saber falar em público, para grupos e online.
– Habilidade de comunicação escrita: essencialmente, uma escrita criativa ou factual.
– Ser um orador persuasivo
Saber ouvir, sendo um ouvinte empático
– Comunicar de maneira a que todas as pessoas entendam
Respeitar diferentes pontos de vista
– Recorrer ao conhecimento e know-how relevantes para explicar e clarificar pensamentos e ideias
– Ter poder de reflexão

No sentido em que é importante saber aceitar e considerar a comunicação recebida. A reflexão não precisa terminar no momento em que uma conversa termina, pode refletir-se até depois da conversa ter terminado.

Agora que já conheces estas competências de comunicação, sabes o que colocar no CV?

É importante fazeres referência a algumas competências de comunicação no currículo. Não esquecendo de referir apenas aquelas com as quais mais te identificas e que sentes que cumpres no ambiente de trabalho.

Apesar de o ideal ser ter todas estas competências adquiridas, sabe-se que é difícil. No entanto, todas as competências de comunicação podem ser trabalhadas e melhoradas. Até porque, atualmente, as competências de comunicação são das soft skills mais procuradas, em contexto laboral. Portanto, é essencial garantir que estás a procurar melhorar, tentando entender o porquê de teres algumas destas características “bloqueadas” e perceber de que forma as podes melhorar.

Na Salvador Caetano conhecemos o poder da comunicação e acreditamos na melhoria contínua. Se sentes que queres fazer parte da nossa família, candidata-te aqui.