logo gsc

Blog Caetano

Férias de verão 2021: cuidados em tempo de pandemia

Nas férias de verão 2021 todo o cuidado é pouco. Mas, é possível aproveitar as férias em segurança. Com a pandemia da COVID-19 ainda a transformar o Mundo, as férias de verão 2021 não escapam a esta mudança. Uma vez mais, fazer férias vai ser diferente e com regras. Ainda assim, “férias são férias” e vai poder descansar e saborear, com toda a segurança.

Com quem devemos fazer férias?

O ideal é fazer férias com quem pertence ao seu agregado familiar. Como dizia a DGS, em 2020: “este ano vamos poder fazer férias, mas de forma diferente. Temos que manter o nosso distanciamento físico em relação a outras pessoas que não sejam aquelas com quem habitualmente convivemos” – em 2021, a regra não mudou. Em relação a outras pessoas, amigos, familiares, conhecidos e aqueles que nos vão prestar serviços nos sítios para onde formos de férias devem manter-se as medidas de distância dísica, usar máscara e manter a higiene frequente das mãos e superfícies.

Caso vá passar férias com amigos ou alguém que não pertence ao seu agragado familiar, o ideal será fazer um teste rápido, antes de chegar ao destino. Já pode adquirir testes rápidos em farmácias e até supermercados. Assim, vai garantir mais confiança e segurança para todos à sua volta.

Posso viajar para fora de Portugal?

A reposta é sim. Embora as viagens para fora de Portugal devam ser ponderadas, é possível passar férias noutros países. Na chegada aos aeroportos internacionais de Portugal Continental, é realizado o rastreio de temperatura corporal, por infravermelhos, a todos os passageiros que chegam. Adicionalmente, os passageiros devem consultar as informações sobre possíveis restrições do país de origem, por onde vão passar e de destino.

Férias em Portugal

Às palavras de ordem que normalmente marcam os períodos de férias, como descanso, diversão ou passeio, este ano temos de somar algumas outras: segurança, higiene e limpeza. Para além do selo “Estabelecimento Clean & Safe”, que distingue as atividades turísticas que asseguram todos os requisitos de controlo do novo coronavírus, este ano há outras medidas a ter em conta:

Antes de ir:

– Reserve antecipadamente o local da sua estadia
– Dê preferência aos estabelecimentos com o selo “Clean & Safe”
– Informe-se sobre as condições de acesso e segurança dos locais que visitar

Nas deslocações:

– Lembre-se de que o uso de máscara é obrigatório
– Dê preferência aos destinos nacionais

Na praia:

– Distanciamento obrigatório mínima de 1,5m entre Pessoas que não integram o mesmo grupo e 3 m entre chapéus de sol
– Use máscara de proteção até chegar ao areal, na utilização de restaurantes ou instalações sanitárias e sempre que o distanciamento físico não seja possível
– Proibidas atividades desportivas com 2 ou mais pessoas
– Evite zonas com ocupação elevada (veja a sinalética ou consulte a app Info Praia)

No hotel:

– Respeite o distanciamento físico e utilize máscara nos espaços comuns
– É obrigatório apresentar o Certificado Digital ou um teste negativo em todo o território continental
– Desinfete as mãos regularmente e cumpra a etiqueta respiratória

Nos restaurantes:

– Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes, para refeições no interior, em concelhos de risco elevado ou muito elevado. Esta medida aplica-se apenas às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia.
– Limite do número de Pessoas, consoante o nível de risco do concelho

Para além das medidas mencionadas, é proibido circular na via pública a partir das 23h00 nos concelhos de risco elevado e muito elevado. Consulte todas as medidas do Plano de Desconfinamento aqui e tenha um verão seguro, sem preocupações.

Se vai fazer uma viagem longa, não se esqueça de verificar o seu carro.

Se escolheu Portugal para fazer as suas férias de verão 2021, e o meio de transporte elegido para o fazer é a sua própria viatura, temos ainda algumas dicas extra para si. independentemente da situação em que vivemos atualmente, as mesmas são aplicáveis não só a esta altura de férias em tempo de pandemia, mas também em todas as outras alturas do ano. São ações simples que podem evitar imprevistos durante as férias.

Férias de verão 2020

1. Fazer a revisão geral

Não se faça à estrada sem verificar o estado geral do seu carro. Tenha em especial atenção os pneus, travões, luzes, líquido de refrigeração, óleo e limpa para-brisas. Confirme ainda que tem colete refletor e triângulo de sinalização.

2. Verificar os documentos

Certifique-se que tem tudo em ordem com a documentação do seu veículo, tais como: documento único automóvel, certificado de seguro e ficha de inspeção periódica. Verifique ainda se leva consigo a sua carta de condução e se tem os seguros e inspeção em dia.

3. Prepare o seu percurso

Elabore um plano de viagem com antecedência, bem como o percurso a seguir e quais os postos de abastecimento de que vai necessitar. Pode sempre utilizar GPS do seu carro ou do seu smartphone para ajudar.

4. Arrume a bagageira

Procure levar consigo apenas o que vai necessitar para evitar excesso de carga. Organize a sua bagagem e distribua o seu peso, de forma a manter o equilíbrio das suspensões. Mantenha ainda a visibilidade para a traseira e se possível leve consigo um kit de primeiros socorros

5. Descanse e hidrate-se

Faça uma pausa na condução de 2 em 2 horas de modo a descansar pernas, braços e a vista. Tenha também sempre água por perto para ir bebendo durante a viagem, isso ajudará a manter-se mais confortável.

Acima de tudo e apesar das restrições, as férias são para descansar e criar memórias com as Pessoas que mais gostamos. Na Salvador Caetano estamos à sua espera, quando voltar das suas tão merecidas férias. Se, quando voltar de férias, quiser continuar em movimento, candidate-se e venha trabalhar connsoco.

Aproveite as suas férias, com toda a segurança e recarregue energias