Sabes o que é sentir que num trabalho a tua opinião não importa? Que não tens oportunidade de te fazer ouvir? Que existem mal-entendidos que podiam ser evitados? Conflitos que quebram relacionamentos, confiança e entreajuda?
Nós conhecemos a solução para isso e é bem mais simples do que parece… Ter uma comunicação eficaz!
A importância da comunicação numa organização é difícil de ser medida, porque de facto, é indispensável. A comunicação é essencial em procedimentos, conversas, processos… Em todos os momentos! É uma ferramenta que acaba por ser um componente essencial para o bom funcionamento de qualquer organização e que promove sinergia.
Queres saber mais sobre a importância da comunicação e que benefícios esta pode trazer para as empresas? Partilhamos de seguida alguns deles.
19 factos sobre a importância da comunicação:
1. Promove a motivação
2. Esclarece dúvidas
3. Melhora o desempenho dos colaboradores
4. Aumenta a vontade em se contribuir para o sucesso da empresa
5. Aumenta o envolvimento e satisfação por parte dos colaboradores
6. Permite a identificação de falhas
7. Aporta maior qualidade de serviços e produtos
8. Auxília na tomada de decisões
9. Cultiva um bom ambiente laboral
10. Diminui conflitos
11. Permite a avaliação de alternativas
12. Melhora os relacionamentos existentes no local de trabalho
13. Reduz custos
14. Permite um maior controlo de comportamentos e ações
15. Aumenta a produtividade e eficiência
16. Facilita o cumprimento das políticas organizacionais
17. Promove uma maior aceitação da mudança
18. Impulsiona o sentimento de lealdade entre as partes envolvidas na organização
19. Contribui para a melhoria nos procedimentos
Depois de conheceres todos estes benefícios, ainda tens dúvidas sobre a importância da comunicação? Esperemos que não!
No entanto, a importância da comunicação apenas obtém resultados como os anteriormente referidos, quando as pessoas sabem como “receber” a comunicação. Isto é, quando sabem ouvir, entender, respeitar e interpretar.
A realidade é que a importância da comunicação reflete-se em todos os aspetos da nossa vida. Sendo que, o sucesso das organizações é influenciado pela existência de estratégias bem planeadas, para que seja mantida uma comunicação eficaz entre a comunidade envolvida nas mesmas.
Assim sendo, sabe-se que ter uma comunicação consciente e aberta numa empresa, aliada ao trabalho de equipa, são componentes-chave para chegar ao sucesso.
Na Salvador Caetano valorizamos a importância da comunicação, por isso, se também valorizas e queres embarcar numa nova aventura connosco, candidata-te aqui.