logo gsc

Blog Caetano

12 Dicas para trabalhar a partir de casa

Trabalhar a partir de casa tornou-se num desafio para muitos de nós. Mais do que nunca, precisamos de muita organização e disciplina para manter o trabalho em dia.

Por aqui, não temos nenhuma receita milagrosa, nem nenhuma fórmula mágica que elimine as dificuldades que possam ser sentidas. No entanto, damos o nosso contributo e deixamos 12 dicas para trabalhar a partir de casa, para que ninguém se sinta perdido e para que seja possível aumentar a rentabilidade e produtividade do seu trabalho remoto.

1. Estabelecer horários

É importante que os horários de trabalho continuem a ser respeitados, tanto os nossos como os dos outros. Trabalhar em casa pode dar mais flexibilidade, nomeadamente em trabalhos de concentração e autónomos. No entanto, temos que ter em atenção os timings para reuniões, chamadas e contacto com os colegas. Há que continuar a respeitar horários de almoço, de início e fim do período laboral. É importante também definir quando se começa e quando se acaba o trabalho diário. Assim é possível ter sempre presente a ideia de que estamos a trabalhar e não estamos de férias só porque estamos em casa.

2. Fazer pausas

Embora em casa é importante fazer pausas estratégicas que ajudem a descansar e a recuperar energia e concentração. Não vamos ter o nosso colega a chamar para um café ou comer alguma coisa, mas isso não é desculpa. Quando se está em regime de homeoffice devemos fazer pausas para comer e até aproveitar para ir apanhar um pouco de ar à varanda ou ao jardim.

3. Definir um local de trabalho

O local de trabalho em casa deve ser um espaço reservado para o efeito, pois desta forma conseguimos evitar trabalhar nas zonas de lazer e não permitimos que o mindset profissional se intrometa na vida pessoal, em particular quando queremos descansar e/ou passar tempo em família. Na impossibilidade de se ter um local próprio, no final do dia devemos arrumar tudo para que o trabalho não permaneça na nossa vida 24 horas por dia.

4. Vestir-se para ir trabalhar

Não vamos passar o dia todo de pijama, pois não? Vamo-nos vestir como se fossemos sair para trabalhar. A roupa pode ser um pouco mais confortável, é claro, mas é importante “mudarmos o chip” e fazer com que o cérebro assimile que naquele momento o trabalho começa e que não é momento para sofá nem televisão.

5. Evitar distrações

Muitos de nós temos companhia em casa durante o horário de trabalho. Precisamos de contar com a colaboração destas pessoas e explicar-lhes a importância do silêncio e de não existirem interrupções constantes. Podemos até definir sinais que indiquem se nos podem ou não interromper, devemos usar divisões da casa diferentes para trabalhar e permanecer sempre num espaço isolado quando existem chamadas ou reuniões virtuais.

6. Desligar as redes sociais e as notificações

Sabemos que pode custar, mas o telemóvel pessoal é para ficar de lado e as notificações são para desligar.  Não queremos perder a concentração no que estamos a fazer. Uma distração pode arruinar o nosso raciocínio e podemos demorar alguns minutos a regressar ao ponto em que ficamos.

7. Alinhar e estipular metas

Trabalhar a partir de casa não é desculpa para falta de organização. Mais do que nunca o foco é importante. Por isso é importante definir as atividades, as prioridades, os prazos e os objetivos que têm que ser alcançados. Tudo isto deve ser comunicado e partilhado com a sua equipa, de forma a não existir duplicação de trabalho. Como forma de organização pessoal, devemos estabelecer objetivos diários e anotar num documento digital ou físico. Após a conclusão, podemos assinalá-los de forma generosa – não há melhor sensação.

8. Comunicar com a equipa

A comunicação é um dos principais fatores de sucesso no trabalho a partir de casa. É muito importante sabermos quando, como e onde comunicar e definir estes procedimentos em equipa. Aconselhamos:

  • Proatividade no esclarecimento de dúvidas e pedido de informações
  • Partilha das tarefas, prazos e objetivos
  • Partilha das mudanças e das decisões tomadas em canais acessíveis por todos
  • Definição dos canais a serem utilizados em cada situação, de forma a todos encontrarem as informações que precisam
  • Realização de reuniões regulares e de alinhamento através de videochamadas

Na comunicação é importante a partilha, mas também o respeito. Não inunde os colegas com emails, mensagens e telefonemas, porque senão os mesmos não conseguirão fazer mais nada.

9. Manter a ligação humana

Mesmo longe, somos humanos e precisamos do convívio e do sentido de comunidade. Quando estamos em casa não há tantas oportunidades para conviver e fortalecer relações com colegas. Mas isso não é desculpa! Devemos ser proativos e criar espaço para ter conversas informais, que habitualmente já fazem parte do dia-a-dia no escritório.

10. Fazer reuniões a partir de casa

É preciso fazer uma reunião em videochamada? Vamos então ter em atenção ao fundo que é apresentado no vídeo. O fundo deve ser o mais clean possível e devemos evitar ruídos circundantes. No início da reunião, devemos sempre nos certificar que os outros intervenientes nos conseguem ver e ouvir nas perfeitas condições e vice-versa.

11. Assegurar internet, ferramentas e backup

Ao trabalhar a partir de casa é imprescindível que termos acesso a todas as ferramentas de trabalho. Para além disso, devemos assegurar uma boa ligação à Internet. Aconselhamos a realização de backups frequentes do trabalho realizado, de forma a não existirem surpresas desagradáveis.

12. Estabelecer uma rotina saudável

Estabelecer uma rotina vai ajudá-lo a ser mais produtivos e a levar o dia com mais energia e motivação. Sugerimos:

• Acordar sempre à mesma hora
• Vestir como se fosse ir trabalhar
• Fazer as refeições diárias com tempo e longe do local de trabalho
• Alongar antes de começar a trabalhar
• Desligar as notificações pessoais
• Fazer pausas para café, chá, ir à varanda ou ao jardim
• Alongar depois de terminar de trabalhar
• Desligar o computador, arrumar a secretária e fechar a porta do escritório
• Praticar exercício físico

Dica extra: Os alongamentos antes e após trabalho são importantes para manter a mente sã em corpo são. Faltam ideias? Nós damos uma ajuda. Deixamos um vídeo com as dicas da Vanessa Carvalho, professora residente do Comité Desportivo do Grupo Salvador Caetano. Tudo para que o seu dia de trabalho a partir de casa, seja ainda mais produtivo!

Antes de ir embora, veja também outros artigos sobre a temática do Homeoffice, que vão certamente ajudar:
Homeoffice: o que é, vantagens e desvantagens
Como organizar o escritório em casa