logo gsc

Blog Caetano

7 Dicas para entrevistas de emprego online

Como me preparo para uma entrevista online? Como posso impressionar se a entrevista não é cara a cara? Não se preocupe! Não existem razões para estas entrevistas serem um bicho de sete cabeças. Siga as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

Primeiro passo: não entre em pânico! Encare a entrevista em vídeo como uma oportunidade do recrutador ficar a saber mais sobre si, sobre o seu percurso profissional e sobre os seus interesses. Depois é só seguir as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

As entrevistas online podem ser feitas com ou sem a interação do recrutador. Por exemplo, no Grupo Salvador Caetano usamos a plataforma Easyrecrue para entrevistas espontâneas online. Nesta plataforma, os candidatos são convidados a responder, em cerca de 20 minutos, a um conjunto de questões previamente formuladas pela nossa equipa de recrutamento. Após conclusão do vídeo, a nossa equipa revê as respostas e prossegue com o processo. Posteriormente, os candidatos poderão realizar outra entrevista online, mas já com a interação do recrutador. Aceda aqui às dicas para utilização da plataforma Easyrecrue.

As nossas dicas para entrevistas de emprego online

1. Antes de começar, verifique a check-list da entrevista online

Não queremos que nada corra fora do previsto quando já está “on”. Por isso, antes de iniciar a entrevista, certifique-se que todos os itens da sua check list estão verificados:

– Local silencioso, sem interrupções e com um fundo neutro
– Computador, tablet ou telemóvel com bateria carregada
– Aplicação para a entrevista instalada
– Internet com rede estável (uso preferencial de cabo de rede)
– Todos os separadores/notificações dos aparelhos desligados
– Câmara e microfone ligados (uso preferencial de auscultadores)
– Acesso ao CV e documentos importantes (caso seja necessário referir datas, experiências, …)

2. Não descuide o seu look e apresentação 

Estamos em casa à frente de um computador, mas isso não é desculpa para estamos despenteados nem de pijama. A primeira impressão continua a valer muito. Arranje-se como se fosse para uma entrevista presencial.

3. Esteja informado

Um candidato informado é sempre bem visto. Certifique-se que conhece a empresa e que transmite esse conhecimento ao recrutador. Conheça também em profundidade a vaga de emprego à qual se está a candidatar. Mostre que sabe quais as responsabilidades e deveres inerentes à função.

4. Não chegue atrasado

A entrevista tem hora marcada? Não se atrase. Certifique-se que tem tudo pronto 15 minutos antes. Não facilite. Não é só ligar o computador.

5. Mantenha uma postura corporal adequada

Sorria e mantenha o foco ao máximo. Sente-se corretamente na cadeira. Não se deixe cair numa postura desleixada. Olhe sempre para a câmara. Ouça atentamente se o recrutador estiver a falar. 

6. Trabalhe o marketing pessoal

Fale das suas competências e principais resultados com expressividade e determinação. Faça-o como se estivesse frente a frente com o interlocutor. No fim, não se esqueça de agradecer e de se colocar à disposição.

7. Pratique, pratique, pratique

A prática será sempre a melhor amiga da perfeição. Quanto mais praticar, mais confortável se vai sentir em frente à câmara. Peça a amigos e familiares para o ajudarem ou use o simulador da Easyrecrue.

Uma entrevista em vídeo tem a mesma importância do que uma entrevista presencial. Por isso, prepare-se e siga as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

Quer ter oportunidade de fazer uma entrevista em vídeo? O primeiro passo é consultar as nossas ofertas de emprego e candidatar-se!