logo gsc

Blog Caetano

LinkedIn e Emprego: Como posso melhorar o meu perfil?

Está preparado para elevar a sua carreia ao próximo nível? O LinkedIn é uma das melhores ferramentas para tal. Hoje em dia é essencial ter um bom perfil no LinkedIn para procurar emprego e se destacar de outros candidatos. Mas, no meio de tantos utilizadores, como pode sobressair e ter um perfil de destaque? Nós ajudamos. 

É cada vez mais importante termos a capacidade de criar a nossa própria imagem de marca e saber vender aquilo que temos de melhor. Através do LinkedIn, é possível realçar as suas melhores competências, que podem ser uma mais valia a nível profissional. Atualmente, um currículo tradicional já não é o suficiente quando procura emprego. O LinkedIn veio revolucionar os processos de recrutamento. Ainda assim, e não descartando a importância de um bom CV, pode descobrir no nosso artigo como criar o currículo ideal, quando procura emprego.  

A página de perfl do Linkedin é a base para criar a sua marca pessoal. Esta rede social oferece diferentes ferramentas que pode aproveitar ao máximo e explorar. Desde as mais pequenas mudanças até às mais drásticas, são várias as alterações que pode fazer ao seu perfil, para o tornar mais apelativo, quando procura emprego.  

Desde o conteúdo, até às imagens que escolhe tudo pode contribuir para aumentar a visibilidade do seu perfil na rede. As palavras “profissional” e “eficaz” são a chave para um bom perfil, para se destacar dos restantes, num processo de recrutamento.  

Se já criou uma conta LinkedIn, o primeiro passo está dado. Mas não basta criar uma conta e ficar à espera que uma equipa de recrutamento vá ao seu encontro. É necessário e aconselhável dedicar algum tempo a esta rede social

Dicas para melhorar o seu LinkedIn para encontrar emprego

A primeira impressão importa  

1. Fotografia de perfil

fotografia é o passaporte de entrada no seu perfil e a primeira coisa na qual as Pessoas reparam. Ter uma boa fotografia aumenta significativamente as probabilidades de receber uma mensagem no LinkedIn. A probabilidade aumenta, ainda mais, quando a fotografia tem um aspeto profissional. Quando escolher a fotografia, certifique-se que esta tem um fundo neutro, luz natural, roupas com as quais se identifique, mas simples, uma postura correta e, se preferir, um sorriso. Pode optar por uma fotografia mais formal ou descontraída, dependendo da área a que se candidata. No entanto, o profissionalismo não pode faltar. É muito importante que a fotografia seja atual e que se pareça consigo na vida real. 

2. Imagem de capa

Tal como a fotografia de perfil é importante, a imagem de capa, também. Opte por uma imagem simples, que não chame demasiado a atenção, mas que espelhe a sua personalidade. As medidas ideais são 1400×425 pixels, com menos de 4MB.  

3. Título 

Resumir pode ser complicado, mas saber o que dizer sobre si é muito importante para estabelecer a sua posição. Definir o cargo que ocupa (ou os cargos) permite tornar a informação mais clara, para quem chega ao seu perfil. Por isso, o título do seu perfil deve ser claro e objetivo, de modo a atrair Pessoas e recrutadores para o seu perfil. Se, de momento, não estiver a trabalhar, pode ser criativo e adicionar projetos pessoais, ou a faculdade onde estuda. Lembre-se que somos mais do que apenas o nosso trabalho. Sinta-se livre para adicionar outras experiências que o descrevam ao título, se fizer sentido.  

4. Resumo

No resumo deve sintetizar as suas competências pessoais e profissionais, de forma original e pragmáticaPode escrever um pouco sobre si, sobre os seus interesses profissionais e a sua área de atuação ou motivaçõesEncare o resumo do seu perfil como uma história. Não se limite a listar alguns aspetos sobre si. Use a sua criatividade e conte ao mundo um pouco mais sobre a sua história. Num mundo cada vez mais digital é importante humanizar os nossos perfis e torná-los o mais reais possíveis. 

5. Escreva tal e qual como fala

Isso irá aproximar as pessoas de si. Não se esqueça que está a criar a sua imagem de marca. Seja criativo, inspire-se e leve o seu tempo a escrever as informações no seu perfil. Pode procurar contas de pessoas que sejam uma referência para si, para se inspirar.  

6. Indique as suas competências

 Deve estar habituado aos conceitos de soft skills e hard skills. Saiba que é muito importante identificar as suas competências para valorizar o seu perfil do LinkedIn. Esta é uma das formas mais eficazes de valorizar o seu LinkedIn. Faça uma lista das suas competências e descubra as que mais se destacam e descrevem a sua personalidade. A chave é escolher palavras relevantesque descrevem aquilo que de melhor tem para oferecer.

Não vale a pena listar competências que, posteriormente, não vai conseguir comprovar no trabalho. Pode ir atualizando a sua lista de competências ao longo do tempo. Faça uma seleção rigorsa e coloque-se no papel de quem vai estar a recrutar. 

Partilhamos alguns exemplos de soft e hard skills
– Entre as soft skills temos a criatividade, persuasão, trabalho em equipa, resiliência e gestão de tempo.
– Exemplos de hard skills são edição de vídeo, gestão de vendas, tradução e outras competências que valorizem e complementem o seu trabalho.  

Organização e acessibilidade 

1. Escolha as palavras-chave com sabedoria

É fácil cair nos clichés, mas saiba que no LinkedIn deve evitá-los a todo o custo. Há adjetivos utilizados para descrever as nossas qualidades que não devem ser usados, pelo simples facto de se terem banalizado e perderem o valor no nesta ferramenta. As equipas de recrutamento cansaram-se de ver as mesmas palavras, no perfil de todos os concorrentes, o que retirou importância e significado às mesmas. A palavra “motivado”, por exemplo, é uma das que deve evitar, tal é a sua banalidade. Não são palavras proibidas, mas não deve abusar da sua utilização. Para além das escrever deve demonstrá-las e aplicá-las ao resto do seu perfil.   

É, ainda, importante salientar que os recrutadores procuram com base nestas palavras. Isto significa que, para otimizar o ranking de pesquisa no LinkedIn, deve incluir palavras que remetam para o seu setor profissional e áreas de interesse. Seja no titulo, no resumo ou na área de experiência profissional, há palavras que devem estar presentes. Para isso, deve manter-se a par das novidades e procurar por palavras-chaves dentro da sua área – as mais utilizadas pelas equipas de recrutamento. Acima de tudo, use palavras simples, que reflitam a sua personalidade. Lembre-se que, apesar de querer mostrar as suas competências, a humildade é um ingrediente essencial para o sucesso. 

2. Altere o URL

É importante personalizar o URL do seu perfil. Normalmente, quando cria a sua conta, o URL do seu perfil do LinkedIn inclui diferentes números ou códigos. Ao alterá-lo não só tornará o seu perfil mais acessível, como irá personalizá-lo e permitir que apareça facilmente no mecanismo de pesquisa do LinkedIn. Além disso, este pequeno pormenor irá dar um ar muito mais profissional ao seu perfil.

3. Organize e simplifique

O LinkedIn permite que organize o seu perfil de forma intuitivaPode dividir em diferentes áreas e secções para manter o perfil coeso e organizado. Deve manter os conteúdo estruturados e arrumados, para facilitar a leitura e a procura de informações. Deve separar a sua experiência, os projetos, idiomas, habilidades, certificados, educação e informações adicionais, como voluntariado. Se não sabe como dividir o seu perfil em secções, basta ir a “Editar perfil”, selecionar uma das opções disponíveis e começar a adicionar a informação. Sempre que surgir uma experiência nova, uma formação ou uma oportunidade de emprego pode e deve adicionar essa informação ao seu perfil. 

4. Destaque o que realmente importa

A sua experiência de trabalho e conquistas importantes devem ter um lugar de destaque no seu perfil. Quanto mais conteúdo tiver disponível no seu perfil, maior será a probabilidade de aparecer nas pesquisas. Para além da sua profissão atual ou percurso académico atualizado, deve incluir certificados, cursos, prémios, idiomas e outras experiências relevantes, como voluntariado. Se está à procura do primeiro emprego, o percurso académico é muito importante, principalmente, a experiência mais recente. O campo que diz respeito à sua experiência profissional é muito valorizado. Faça uma lista das empresas onde trabalhou e de todas as experiências onde esteve envolvido e inclua todas estas informações, incluindo as respetivas datas. Através da adição destas experiências podem surgir novas oportunidades de networking, muito importantes para alargar a sua rede de contactos

Conecte-se e interaja

LinkedIn Emprego

1. Crie uma rede de contactos

Se não conhece o termo “Networking” é hora de o adicionar ao seu vocabulário. Networking é, nada mais, nada menos, que a sua rede de contactos. Atualmente, esta é uma das melhores ferramentas para procurar emprego e pode ser a chave para o sucesso. Mantenha contacto e interaja com colegas de profissão e com Pessoas dentro do mesmo setor que o seu. Fazer conexões no LinkedIn é um passo fundamental para aumentar a sua rede. Assim, poderá chegar mais longe e o seu perfil irá ganhar visibilidadeNunca se sabe se a próxima conexão vai resultar numa oportunidade de emprego. Para fazer isto, pode começar do zero.

Reveja a sua lista de contactos e descubra quem já está no LinkedIn. Conecte-se e, a partir daí é só procurar e descobrir novos perfis para se conectar. Quantas mais conexões, maior será rede global e, consecutivamente, maior será a oportunidade de emprego. Adicione pessoas que acrescentem valor à sua rede profissional. O LinkedIn poderá começar a sugerir conexões, baseadas nos seus interesses e nas empresas ou organizações das quais faz parte.  

2. Faça recomendações

Recomende e seja recomendado. Fazer recomendações também é um passo importante para um perfil de sucesso. O LinkedIn oferece a possibilidade de recomendar habilidades que caracterizem alguém. Ao recomendar algo a uma conexão, a probabilidade que façam o mesmo consigo é elevada.  Ora, é claro que se o seu perfil tiver várias recomendações de pessoas diferentes, vai ser valorizado.  

3. Siga e acompanhe os seus interesses

A atividade no LinkedIn é muito importante. Quanto mais tempo passar nesta rede social a interagir e a ver a atividade dos outros utilizadores, maior será a probabilidade de se encontrado. Uma boa solução para passar mais tempo no LinkedIn é seguir empresas ou personalidades que goste. Pesquise sobre aquela empresa onde sempre quis trabalhar, ou sobre aquela Pessoa que sempre foi uma inspiração para si e acompanhe a sua atividade. Pode, ainda, fazer parte dos grupos do LinkedIn. Há diversos grupos, sobre diferentes áreas, mas o ideal será juntar-se àqueles que estejam relacionados à sua área de trabalho. Através destes grupos é possível ter discussões construtivas sobre diferentes temas e interagir com Pessoas, com os mesmos interesses que os seus. Lembre-se que a sua rede de contactos deve ser estratégica e permitir abrir portas ao seu futuro.

4. Crie as suas próprias publicações

Compartilhar informações de outros perfis ou empresas é um excelente começo para começar a valorizar o seu perfil. Ao partilhar conteúdo, estará a dar mais informações sobre os seus interesses e paixões e permite que a equipa de recrutamento. Pode compartilhar informações relevantes para o seu nicho, que acrescentem valor a si e aos outros. Se publicar notícias interessantes, vai fazer com que associem seu perfil a dados úteis. Mas, porquê dar tanta importância às publicações? Não só aparecem em primeiro quando entramos no LinkedIn, como é uma forma de mostrar a sua atividadeO conteúdo deve refletir a sua maneira de pensar e os seus valores.  

Proatividade e dedicação 

LinkedIn Emprego

1. Passe uma mensagem positiva

Sabemos que usar o Linkedin para procurar emprego pode ser desafiante. Mas, não vale a pena desesperar. A seu tempo, a oportunidade perfeita vai aparecer. Por isso, mesmo que esteja sem trabalho não soe demasiado desesperado para procurar algo. É ótimo ter vontade de procurar emprego, mas não será através do desespero que as oportunidades vão surgir. O seu perfil deve transmitir uma imagem positiva.

Tome nota desta frase: Indique o seu valor, não as suas necessidades. Esta é uma dica poderosa para procurar emprego. O ideal é que o perfil transmita uma sensação de positividade e boas energias. Pense no seu perfil como um cartão de visita e seja acessível e carismático. O truque é ter um perfil que reflita alguém que a equipa de recrutamento gostasse de conhecer. No geral, as pessoas identificam-se mais com quem transmite um espírito alegre, do que alguém que pareça infeliz ou desanimado, na procura de emprego. Note que é importante manter uma imagem de confiança e proximidade.  

2. Mantenha-se atualizado

Como em qualquer rede social, é importante estar a par das tendências. Num mercado constantemente em mudança e com novas oportunidades sempre a surgir é mandatório estar em cima do acontecimento. Não importa qual é a sua área, todos devem estar atualizados e ativamente em busca de novas informações. Uma ótima forma de estar a par das últimas tendências é seguir figuras de referência. Assim vai receber, na página principal, diferentes publicações com temas interessantes e atuais, que pode até partilhar com as suas conexões.

3. Atualize o perfil regularmente 

Além de se atualizar quanto às tendências do momento, outra coisa que deve estar atualizada é o seu perfil. Ter um perfil com informações recentes e atualizadas faz toda a diferença. Não só o deve fazer quando está à procura de emprego, mas também como utilizador regular da plataforma. Afinal, nunca se sabe quando a pessoa que tem a proposta para a nossa profissão de sonho pode estar à procura de alguém como nós, certo? Na dúvida, mantenha-se atualizado. Isto aplica-se a tudo, desde a foto de perfil, ao resumo, título, até às experiências e informações pessoais. A mudança é importante e vai estimular o interesse de pessoas e empresas diferentes

4. Seja ativo e dê nas vistas

Estar atualizado passa, também, por ser ativo. Dar nas vistas pode ser positivo, desde que seja de forma inteligente e estratégica. A sua atividade no Linkedin vai refletir-se no algoritmo da rede social e aumentar a probabilidade de aparecer nos motores de pesquisa. No entanto, se há informações cruciais, que devem estar no seu perfil, há outras que são dispensáveis. Quando estiver a atualizar o perfil, tenha um olhar crítico e verifique se há alguma informação extra, que não acrescenta nada ao seu perfil. Pode correr o risco de, ao procurarem o seu nome, encontrarem informações que preferia manter privadas. Muitas vezes, por querermos adicionar muitas informações sobre nós, acabamos por mencionar algo que pode comprometer o nosso trabalho.  

Procurar emprego não é uma tarefa fácil, mas o LinkedIn pode ajudar. Agora que sabe que as palavras “Emprego” e “LinkedIn” andam de mãos dados, pode aplicar estas dicas para começar a melhorar o seu perfil.  

Depois de ler este artigo, é hora de pôr mãos à obra e deixar o seu perfil exemplar. Quando estiver satisfeito com o resultado, desafiamos a candidatar-se a uma das nossas muitas ofertas de emprego. 

Boas conexões!