logo gsc

Blog Caetano

9 Dicas para entrevistas de emprego online

Dicas para entrevistas de emprego

Como me preparo para uma entrevista online? Como posso impressionar se a entrevista não é cara a cara? Não te preocupes! Não existem razões para estas entrevistas serem um bicho de sete cabeças. Segue as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

Primeiro passo: não entres em pânico! Encara a entrevista em vídeo como uma oportunidade do recrutador ficar a saber mais sobre ti, sobre o teu percurso profissional e sobre os teus interesses. Depois é só seguires as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

As entrevistas online podem ser feitas com ou sem a interação do recrutador. Por exemplo, na Salvador Caetano usamos a plataforma Easyrecrue para entrevistas espontâneas online. Mas, como usar esta plataforma, numa altura em que tudo é novidade? Nós explicamos.

Easyrecrue – Levar as entrevistas online a outro nível

O Easyrecrue é um software de triagem e entrevista por vídeo, com o objetivo de facilitar o processo de seleção e avaliação de candidatos. As entrevistas podem ser feitas por vídeo pré-gravadas ou ao vivo e é tão simples que tem tudo à distância de um aparelho eletrónico. De forma prática e intuitiva, esta aplicação veio facilitar e revolucionar os processos de recrutamento.

Em entrevistas pré-gravadas, os recrutadores têm a possibilidade de conhecer melhor os candidatos numa primeira fase. É possível criar um questionário personalizável ao qual os candidatos respondem por vídeo ou por escrito, a diferentes perguntas.

Antes de começares a tua entrevista, seja pré-gravada ou ao vivo, a plataforma permite que verifiques a qualidade de áudio e imagem e ainda fazer um teste, para verificar que tudo está a funcionar da melhor forma. Além disso, dispõe ainda de uma área de treino, onde podes simular a entrevista e testar a tua performance. As entrevistas pré-gravadas podem ser visualizadas pelos recrutadores várias vezes, a qualquer momento, para facilitar o processo de avaliação e escolha do candidato ideal.

Para a Salvador Caetano, a Easyrecrue é uma plataforma onde os candidatos são convidados a responder, em cerca de 20 minutos, a um conjunto de questões previamente formuladas pela nossa equipa de recrutamento. Após conclusão do vídeo, a nossa equipa revê as respostas e prossegue com o processo. Posteriormente, os candidatos poderão realizar outra entrevista online, mas já com a interação do recrutador.

As nossas dicas para entrevistas de emprego online

1. Antes de começares, verifica a checklist da entrevista online

Não queremos que nada corra fora do previsto quando já estás “on”. Por isso, antes de iniciares a entrevista, certifica-te que todos os itens da tua checklist estão verificados:

– Local silencioso, sem interrupções e com um fundo neutro
– Computador, tablet ou telemóvel com bateria carregada
– Aplicação para a entrevista instalada
– Internet com rede estável (uso preferencial de cabo de rede)
– Todos os separadores/notificações dos aparelhos desligados
– Câmara e microfone ligados (uso preferencial de auscultadores)
– Acesso ao CV e documentos importantes (caso seja necessário referir datas, experiências, …)

2. Não descuides o teu look e apresentação 

Estamos em casa à frente de um computador, mas isso não é desculpa para estamos despenteados nem de pijama. A primeira impressão continua a valer muito. Arranja-te como se fosses para uma entrevista presencial. Além disso, um look arranjado faz-nos sentir mais confiantes e prepara o nosso cérebro para enfrentar este desafio, com mais segurança e certeza das nossas capacidades.

3. Está informado

Um candidato informado é sempre bem visto. Certifica-te que conheces a empresa e que transmites esse conhecimento ao recrutador. Conhece também em profundidade a vaga de emprego à qual te estás a candidatar. Mostra que sabes quais as responsabilidades e deveres inerentes à função. Quando um candidato faz o “trabalho de casa” isso transparece para os recrutadores e demonstra interesse e atenção perante a empresa à qual se está a candidatar. Tira apontamentos, visita frequentemente o site e as redes sociais da empresa e podes até procurar mais informações no LinkedIn. Por falar em LinkedIn, vê aqui como podes melhorar o teu perfil.

4. Não chegues atrasado

A entrevista tem hora marcada? Não te atrases. É muito importante que tenhas em mente a tão famosa “pontualidade britânica”. Certifica-te que tens tudo pronto, pelo menos, 15 minutos antes. Assim, vais ter tempo para rever alguma informação, para fazer respirações profundas antes da entrevista começar e, caso haja algum problema de ligação à internet ou com o equipamento, terás tempo para o resolver. Não facilites. Não é só ligar o computador.

5. Mantém uma postura corporal adequada

Conheces as regras de etiqueta online? Num mundo digital, há novas práticas que deves adotar para sobressair e ter uma postura correta. Podemos começar pelo sorriso, que é a tua melhor arma. Sorri e mantém o foco ao máximo – afinal, a simpatia é muito valorizada e vai criar empatia com os recrutadores. Depois, deves sentar-te corretamente na cadeira. Não te deixes cair numa postura desleixada. Acredita que, mesmo através do ecrã, é possível ter a perceção da tua postura. A linguagem corporal diz mais do que imaginamos.

Outro aspeto a ter em conta é o contacto visual. Sempre que possível, olha para a câmara, para manter o olhar direto para quem está a fazer a entrevista. Afinal, os nossos olhos também falam e demonstram a nossa atenção ao que nos está a ser dito. Num ambiente digital, toda a atenção está focada no resto e, por isso, os recrutadores estão mais recetivos à tua expressão fácil. Por isso, para além de sorrir com os lábios, sorri com os olhos.

6. Escolhe as palavras certas

Uma boa comunicação verbal, também faz parte das novas regras de etiqueta online. Para isso, deves responder às perguntas num tom claro e preciso. Não tentes responder demasiado rápido. Ouve atentamente o que o recrutador estiver a dizer e leva o teu tempo para responder à pergunta certa. Se não conseguires compreender, ou tiveres alguma dúvida, o melhor é pedires para repetir e esclarecer as tuas incertezas. Este é um momento formal e, como tal, deves evitar palavras demasiado casuais ou gírias. Este é um momento para brilhar, capricha nas palavras. Não precisam de ser as palavras mais caras. Normalmente, quanto mais simples e coeso, melhor.

7. Faz perguntas

Esta é uma dica transversal ao online e ao offline. Mas, questionar mostra que estás interessado na empresa e no trabalho que vais desenvolver. Além disso, demonstra que a tua preparação para a entrevista foi profunda e atenta. Fazer as perguntas certas, no momento certo vai ajudar-te a perceber se o trabalho é indicado para ti. Espera pelo momento ideal de colocar perguntas. O mais provável é reservarem um espaço da entrevista para que as possas colocar.

8. Trabalha o marketing pessoal

Fala das tuas competências e principais resultados com expressividade e determinação. O ideal é um equilíbrio perfeito entre confiança e humildade. Reconhece os seus aspetos positivos, sem nunca exagerar. Fá-lo como se estivesses frente a frente com o interlocutor. No fim, não te esqueças de agradecer e de te colocar à disposição.

9. Pratica, pratica, pratica

A prática será sempre a melhor amiga da perfeição. Quanto mais praticares, mais confortável te vais sentir em frente à câmara. Pede a amigos e familiares para te ajudarem ou usa o simulador da Easyrecrue. A tua preparação vai facilitar a entrevista e permitir uma sensação de maior calma e tranquilidade.

Uma entrevista em vídeo tem a mesma importância do que uma entrevista presencial. Por isso, prepara-te e segue as nossas dicas para entrevistas de emprego online.

Queres ter a oportunidade de fazer uma entrevista em vídeo? O primeiro passo é consultares as nossas ofertas de emprego e candidatares-te!