Cada vez mais ouvimos falar do termo procrastinar, principalmente nas gerações mais novas. Mas será que sabemos, ao certo, o que é procrastinar?
A procrastinação é, simplesmente, um conjunto de momentos de distração, com vista no adiamento intencional de tarefas. Este comportamento aplica-se tanto a pequenas tarefas como fazer a cama, bem como a importantes ações como entregar um documento ou trabalho. É facilmente confundido com preguiça, contudo, este comportamento, em grande escala, poderá estar associado a perturbações de ansiedade ou depressão.
Mas afinal, por que procrastinamos?
- – Falta de organização;
- – Medo de errar;
- – Sobrecarga de tarefas;
- – Falta de energia;
- – Ansiedade;
- – Desmotivação geral;
É altamente provável que todos já tenhamos experienciado momentos de procrastinação e isso não é motivo de alerta. Tirar um tempo para descansar não é um problema, contudo, é necessário encontrar o equilíbrio entre o relaxamento e a produtividade. Quando adiamos uma tarefa, sentimo-nos frustrados e incapazes, gerando um ciclo de procrastinação que tem de ser quebrado. Assim, este comportamento está intimamente relacionado com a saúde mental. A incapacidade de realizar tarefas a tempo provoca a diminuição da confiança e autoestima, stress, ansiedade e um menor potencial de desempenho positivo geral, afetando a vida profissional e pessoal.
Mas não está tudo perdido! Neste artigo, damos-te 10 dicas para evitares o ciclo da procrastinação:
- – Programar o dia antecipadamente;
- – Dividir as grandes tarefas em pequenas metas;
- – Evitar a sobrecargas de tarefas diárias;
- – Afastar as distrações físicas ou digitais;
- – Definir objetivos realistas;
- – Definir alarmes para as tarefas;
- – Definir e cumprir deadlines;
- – Atribuir pequenas gratificações após a realização das tarefas;
- – Criar consequências em caso de procrastinação;
- – Fazer exercício físico (vê como criar uma rotina de treino);
Conclusão:
Investe no teu autoconhecimento, testando várias técnicas para evitar a procrastinação até atingires os teus objetivos. A procrastinação vai muito além da preguiça e, geralmente, está associada a dificuldades na gestão emocional por isso, cuida de ti!