logo gsc

Blog Caetano

Como brilhar no primeiro emprego

Como brilhar no primeiro emprego

Depois de anos a estudar estás pronto para o enfrentar o teu primeiro emprego. Antes de mais: parabéns! A partir de agora começa uma nova etapa e uma nova oportunidade para brilhares. Prepara-te para uma das mudanças mais drásticas – mas importantes – da tua vida.

O nervosismo e a ansiedade são normais e fazem parte desta nova fase. Mas o primeiro emprego deve ser encarado com responsabilidade e leveza. Afinal, ainda há muito para aprender e estás apenas a começar.

Sabemos que o primeiro emprego pode ser uma experiência assustadora e desafiante. Mas, quer seja uma boa ou má experiência de trabalho, estarás a ganhar novas competências e aprendizagens para o futuro. Respira fundo e prepara-te para o mundo do trabalho.

Descobre tudo o que precisas de saber para brilhar no primeiro emprego, com estas dicas úteis.

Dicas para brilhar no primeiro emprego

1. Apresenta-te

Os mais pequenos detalhes fazem a diferença, principalmente na primeira impressão. Apresenta-te às pessoas da empresa e dá-te a conhecer. É normal que ainda não saibam o teu nome, por isso não tenhas vergonha de te introduzires. Esforça-te para decorar o nome dos teus colegas de trabalho, pois assim irás criar laços mais depressa. No início pode ser complicado decorar tantos nomes diferentes, mas com o tempo vai tornar-se intuitivo. Não te esqueças dos e-mails! O modo como respondes aos e-mails também é muito importante. Mantém uma linguagem adequada à cultura da empresa e certifica-te que identificas o nome e o cargo na assinatura do e-mail.

2. Sê pontual

Pode parecer óbvio, mas é algo que não pode faltar. Sê pontual e cumpre o teu horário. Principalmente no primeiro dia de trabalho, chega um pouco antes da hora, para te certificares que nada compromete a tua pontualidade. Chegar atrasado ao trabalho revela falta de profissionalismo e causa uma má primeira impressão. Justifica qualquer atraso que possa acontecer de forma válida e evita falhar na assiduidade. A pontualidade é uma regra de ouro, que te vai dar pontos extra se for cumprida à regra.

3. Questiona e dá sugestões

É claro que no início não deves dizer tudo o que te vai na alma e sugerir alterações ao funcionamento da empresa. Mas, à medida que o tempo passa podes e deves sugerir melhorias ao funcionamento de algumas áreas da tua empresa. É natural que, inicialmente, o trabalho seja pouco autónomo e atribuído por alguém superior. Mas não deves ter medo de partilhar novas ideias e propor novas formas de fazer uma tarefa. A tua presença na empresa deve acrescentar valor. Apesar de estares a aprender, também podes ter algo a ensinar a quem já trabalha na empresa. Mas há uma dica fundamental: Não exponhas problemas, apresenta soluções. Se identificas algo de errado na empresa certifica-te que tens uma possível solução ou alternativa para apresentar. Não só estarás a sugerir uma melhoria, como a demonstrar o teu interesse pela empresa e a tua proatividade.

4. Não tenhas medo de errar

É normal e mais comum do que pensas. Todos erram, até os que estão há mais tempo na empresa. Não tenhas medo de colocar questões ou admitir que estás errado. A humildade é uma característica muito importante no primeiro emprego (e durante todo o percurso profissional). Tirar as dúvidas também é muito importante. Quem está a orientar o teu trabalho também já esteve no teu lugar e, provavelmente, teve as mesmas dúvidas. Podes apontar como se fazem as tarefas que tens de desempenhar, enquanto te explicam. Assim, para a próxima já as vais conseguir realizar de forma autónoma. Aponta, também, todas as tuas dúvidas que surgirem ao longo do trabalho e esclarece-as o quanto antes. Manter uma postura aberta a novas aprendizagens é fundamental. Admite quando não sabes algo, mas demonstra interesse em aprender. Podes, ainda, fazer pesquisa sobre algo que não saibas, de modo a melhorar o teu desempenho e ser mais independente.  

5. Sê responsável

O comportamento inicial de um colaborador vai refletir-se na forma como será lembrado mais tarde. Por isso, sê responsável. Cumprir com as tuas responsabilidades é fundamental para brilhar no primeiro emprego. Só assim te revelarás um bom profissional, digno do teu cargo. Se já tiveres concluído todas as tuas tarefas, podes oferecer ajuda a um colega. Não só estarás a aprender, como também a dar uma boa imagem de ti.

De modo a ser responsável e a cumprir todos os prazos e tarefas que te foram atribuídos, certifica-se que apontas tudo o que tens para fazer. Organiza-te e mantém o teu calendário semanal e transparente com o resto da equipa. Não te esqueças de cumprir os prazos de entrega estabelecidos e entregar o trabalho como foi acordado previamente, com alguém superior. A responsabilidade é um fator distintivo de um colaborador dedicado ao seu primeiro emprego.

6. Sabe ouvir

Escuta mais do que falas. É uma tarefa simples, mas difícil para muitos. Ouvir o que as pessoas que trabalham há mais tempo na empresa têm para dizer é uma forma eficaz de aprender. Além disso, ao ouvires os outros estarás a facilitar a adaptação ao novo ambiente de trabalho e a perceber como funcionam as dinâmicas internas da empresa. Compreender como tudo funciona vai permitir-te analisar e compreender que mudanças são necessárias na empresa e o motivo que leva a alguns aspetos serem como são. Hoje em dia, a inteligência emocional é uma característica altamente valorizada. Por isso, saber interpretar o ambiente à tua volta e controlar o teu estado emocional é muito importante em qualquer emprego.

7. Adapta-te aos valores da empresa

Conhecer os valores da tua empresa é imprescindível para brilhar no primeiro emprego. Pesquisa e aprende tudo o que conseguires sobre o local onde trabalhas, sobre a história e as diversas funções da empresa – mesmo as que não pertencem ao teu departamento. Cada empresa tem uma cultura e valores próprios que devem ser valorizados e respeitados. Por isso, cumprir esses valores é um ponto fundamental para destacar a tua prestação no primeiro emprego. Ter atenção ao modo como as relações internas funcionam vai fazer a diferença nas tuas interações com os outros membros da empresa.

Seja um ambiente mais ou menos informal, adapta-te. Mas sem nunca perder a autenticidade. Sermos quem somos levou-nos até ao nosso primeiro emprego. Por isso, é importante sermos fiéis a nós próprios. No entanto, a capacidade de adaptação a novas realidades é uma característica muito importante e diferenciadora.

O ambiente empresarial pode variar muito de empresa para empresa. Por isso, pergunta e está atento aos pormenores e mantém a humildade e honestidade.

Outra dica útil para o primeiro emprego é: Não mudes por ninguém. Melhorias são sempre bem-vindas, mas tentar ser alguém que não és não vai ajudar em nada à tua posição na empresa. Não vale a pena envolveres-te em problemas desnecessários no teu primeiro emprego. Mantém uma postura neutra em relação a assuntos que não te dizem respeito e foca-te em criar um bom ambiente e respeitar todos à tua volta. Mas, atenção: ser respeitado é mandatário. Estabelece limites e não permitas que abusem da tua confiança ou privacidade.

8. Sê resiliente e paciente

Nem sempre vais fazer o que gostas ou trabalhar com pessoas com as quais te identificas. Mas manter um bom ambiente é fundamental. Numa empresa todos trabalham com o mesmo objetivo e a tua prestação pode influenciar o trabalho dos outros. Por isso, sê paciente e respeita os outros. O teu desempenho no emprego pouco importa se a empatia não se refletir nas tuas ações.

No mundo do trabalho, a capacidade de adaptação a situações adversas e a desafios diários é muito importante. Provavelmente vão existir dias em que o trabalho é redobrado e ocorrências inesperadas acontecem. Tem paciência. As coisas não correm sempre como planeado. Faz parte do mundo do trabalho. Mas a humildade, a capacidade de resiliência e de propor soluções aos desafios do dia a dia vão fazer-te brilhar no primeiro emprego.

9. Aproveita a experiência

Aproveita tudo o que puderes. Dedica-te e deixa-te apaixonar pela empresa onde trabalhas. Um colaborador empenhado é um colaborador que se destaca. A felicidade e a atitude com que encaras o trabalho é um sinal da tua entrega à empresa. O primeiro emprego é uma porta de entrada no mercado de trabalho e uma experiência inesquecível.

Retém e aprende tudo o que conseguires. Disfruta da experiência e não sejas demasiado exigente contigo. É importante manteres uma postura responsável, mas saberes aproveitar e retirar o que de melhor o trabalho tem para oferecer. Faz amigos, conversa com os colegas, aproveita para desenvolver competência e conhecer pessoas novas. A tua rede de contactos é uma ferramenta preciosa.

10. Não deixes de viver

Ter uma nova rotina pode ser desafiante, mas não deixes que o teu primeiro emprego retire aquilo que te dá prazer. Estar sentado a uma secretária oito horas por dia pode prejudicar a tua saúde física e mental. Aproveita o tempo livre de forma consciente e produtiva.

Dedica-te ao teu hobbie favorito, dá um passeio e relaxa. Podes ver as nossas sugestões para relaxares depois de um dia de trabalho. A vantagem de começar a trabalhar é que não há exames para estudar. Se cumprires o teu horário de trabalho e os trabalhos que tens de fazer podes aproveitar o tempo livre de forma relaxada. Desenvolve interesses e aproveita o tempo livre como mais gostares, ou para adquirir novos conhecimentos. A maneira como ocupas o tempo fora do trabalho vai influenciar a tua performance no emprego e a tua produtividade. Não te esqueças que, além de colaborador de uma empresa, todos somos pessoas, com interesses, gostos e paixões diferentes, que devem ser mantidas e alimentadas.  

Como já referimos, acima de tudo, aproveita. Nada de ter demasiadas expectativas, ou ir com pensamentos negativos. Vai com espírito aberto para o que surgir e encara o teu primeiro emprego com entusiasmo. Se formos nós próprios é meio caminho andado para sermos bem-sucedidos. E lembra-te que, se chegaste até aqui é porque mereces este lugar: aproveita-o. Adapta-te à nova rotina, com tempo.

Com estas dicas infalíveis é certo que vais brilhar no teu primeiro emprego. Aproveita a experiência e não coloques demasiada pressão em ti. É o primeiro emprego e vais continuar a melhorar pela vida fora.

Ficaste inspirado e estás à procura primeira oportunidade profissional? Descobre o nosso Programa Talento Jovem ou candidata-te a uma das nossas vagas em aberto. O teu primeiro emprego pode estar à distância de um “click”.