Num tempo em que os líderes têm de se adaptar para lidar com um número elevado de incertezas e perigos, o único risco que não podem correr é ficar presos na ameaça. Sabemos que não se trata de uma tarefa fácil. Por isso, partilhamos neste artigo alguns conselhos para a gestão de equipas em tempos de crise.
É em alturas como estas que a liderança assume um papel ainda mais importante do que numa situação normal. Mais do que nunca, as empresas precisam que os líderes mostrem o seu valor e que se foquem na gestão de equipas – apoiando, incentivando, acalmando, dando direções, otimismo e esperança.
Por isso, se neste momento estás a assumir um papel de liderança, este artigo é para ti. Descobre o que fazer, o que não fazer e o que nunca deves esquecer. Supera este desafio junto da tua equipa.
Gestão de equipas em tempos de crise: o que nunca deves esquecer!
Prepara-te para mais más notícias. Esta é a primeira regra na gestão de crise. São tempos de mudança e de incerteza e não vai passar rápido. Há que enfrentar a realidade. Estes desafios vão-se transformar em oportunidades. Até lá, cabeça erguida!
Cria vários cenários e planos de contingência na tua cabeça. O mercado mudou, o consumidor mudou, a forma da equipa trabalhar mudou e o negócio terá que encontrar o seu “novo normal”. Não conseguimos controlar o que se passa, mas conseguimos desenhar vários planos, de forma a reduzir o impacto de sermos apanhados desprevenidos.
Reduz custos. Mais do que nunca é importante estares atento aos custos. Tira o máximo proveito do que tens “dentro de casa”. Sensibiliza a tua equipa para esta temática.
Sê próximo. Em tempos de crise as equipas precisam de proximidade e confiança. Precisam de ser ouvidas e esclarecidas. Precisam de uma mensagem humana e positiva. Sê empático e “calça os sapatos” de cada um dos teus colaboradores.
Gestão de equipas em tempos de crise: o que fazer?
Escolhe a rapidez em vez da precisão. É altura de agir rápido. É altura de dar autonomia às equipas e acelerar o processo de tomada de decisão. Procura oportunidades, avalia o seu risco e foca-te em dados, dados, dados.
Comunica e partilha. Começa os teus dias a reunir com a tua equipa. Dispensa tempo para ouvir cada um dos teus colaboradores e sê empático. Comunica mensagens claras e sem entropias. Partilha ideias, frustrações, preocupações e oportunidades com colegas. O que foi feito por outros pode ser inspiração para fazer igual ou ainda melhor.
Forma os teus colaboradores para o “novo normal”. Na tua equipa não podem existir os inimigos da mudança. Procura formar os colaboradores para um mindset que abraça a incerteza e se adapta à mudança. Dá feedback regular e avalia o desempenho dos teus colaboradores.
Monitoriza planos de ações e contramedidas. Pensa: onde temos que acrescentar mais valor? Que ideias temos que parar? Que ideias temos que acelerar? Quais os sinais de alarme? Quando e como devemos agir? Baseia as tuas decisões em dados. Está focado e define prioridades.
Dicas extra para gerir uma equipa com sucesso durante uma crise
Não te conformes. A história é feita de crises e estamos cá para nos reinventarmos. Baixar os braços não é opção.
Não tenhas medo de experimentar nem de falhar. Só as experiências podem levar a melhores negócios. Incentiva a tua equipa a fazer testes e experiências. A falhar que seja rápido e barato. Aprendam com os erros sigam em frente.
Não permitas que a tua equipa fique na zona de conforto. A tendência humana é procurar a zona de conforto. Incentiva a tua equipa a pensar fora da caixa, a procurar soluções e a sugerir melhorias.
A história prova que das grandes crises e dificuldades, saem as grandes criatividades, soluções inovadoras e os grandes líderes. Segue os nossos conselhos de gestão de equipas em tempos de crise e supera este desafio com o envolvimento dos teus colaboradores.
Se a tua equipa estiver em teletrabalho, trabalho remoto ou híbrido, vê as nossas dicas para as liderares com sucesso!