logo gsc

Blog Caetano

Dicas para uma carreira na área digital

Dicas para uma carreira na área digital

Uma boa carreira passa por desafios, oportunidades de progressão, desenvolvimento pessoal e profissional, partilha e aprendizagem contínua. Num mundo cada vez mais virtual e tecnológico, deixamos neste artigo um conjunto de dicas para uma carreira de sucesso na área digital.

Cada vez mais as empresas abraçam a transformação digital para conseguirem melhores resultados e uma interação mais próxima com os seus clientes. O negócio, mesmo o mais tradicional, virou digital. E o que é que as empresas precisam? Precisam dos digital lovers – pessoas apaixonadas, que querem fazer a diferença na área digital e carregar a fundo no acelerador do negócio.

Queres trabalhar no digital e fazer a diferença? Descobre já o que fazer.

Como se caracteriza um profissional da área digital – um digital lover?

O mundo digital é tudo menos previsível. O dia de hoje não é igual ao dia de amanhã. Mais do que o know-how técnico, são precisas pessoas com as soft-skills desenvolvidas desde a resiliência à adaptação à mudança.

Podemos afirmar que um profissional na área digital:

– Está sempre de olhos postos no mundo
– É um apaixonado por trabalhar e fazer acontecer
– Procura e antecipa tendências
– Tem o dom de descobrir novas soluções
– O seu foco é o cliente
– É irreverente e sabe trabalhar em equipa
– O inconformismo faz parte do seu ADN
– Movimenta-se bem em ambientes de ritmo acelerado
– Marca a diferença na sua forma de estar, ser e pensar
– É multilingue e multicultural

 E o que faz?

– É obcecado por simplificar e melhorar a experiência do consumidor
– Conduz e gere projetos inovadores
– Acompanha a inovação e a digitalização do negócio
– Avalia o impacto e faz reporting
– Move-se em torno da melhoria contínua
– Potencia a presença digital do negócio

Revês-te nestas características? Segue também os nossos conselhos.

Como ter uma carreira de sucesso na área digital?

1. Aprendizagem contínua

O digital é um mundo de passo acelerado. Queres estar ainda um passo ainda mais à frente? Só o conseguirás se estiveres disposto a aprender todos os dias. Mais do que em qualquer área, é importante que renoves constantemente os teus conhecimentos através de formações – que podem ser feitas digitalmente –, através da leitura de blogs da área, networking, participação em summits e workshops, etc.. Nunca deixes a aprendizagem para o dia seguinte, já pode ser tarde de mais.

Sugestões de blogs:

Área IT – ComputerWeekly | InformationWeek | CNET
Marketing Digital – Rock Content | MOZ | Hubspot
Sugestões formações online – Coursera | Universidade Rock Content | Atelier Digital Google

2. Análise de dados

Na área digital a análise de dados é uma constante à qual não existe forma de fugir. São os dados que te vão indicar se estás a ir ou não pelo caminho certo. Baseia sempre as tuas decisões no que as métricas te dizem. Alia a criatividade aos números e chegarás à fórmula vencedora.

3. Criatividade

Queres fazer a diferença? Não sigas os padrões. Analisa os dados e adiciona o teu talento pessoal aos projetos, tornando-os únicos e criativos. Faz brainstormings, trabalha em equipa e ouve o cliente. Arrisca e não tenhas medo de falhar.

4. Presença online

Para trabalhar nesta área tens que entender o mundo digital e fazer parte dele. Tem uma presença ativa online. Está sempre atento ao que vai acontecendo. Afinal, a internet deve ser a tua segunda casa.

O que não deves esquecer na tua carreira?

1. Definição de objetivos

Saber onde queres chegar é muito importante para o teu sucesso profissional. Define objetivos a curto e a longo prazo e enumera as etapas que tens que percorrer para lá chegar.

2. Autoconhecimento

Dedica tempo para pensar em ti, para refletir nos teus pontos fortes e nos pontos que precisas de melhorar. Pede feedback do teu desempenho. Desta forma, vais conseguir tirar partido das tuas qualidades e perceber os pontos que terás que desenvolver.

3. Confiança

Confia em ti mesmo e no teu potencial. Motiva-te todos os dias para o teu trabalho e faz o que gostas. Só assim conseguirás sair da zona de conforto, ir mais além, sem medo de falhar e aprender.

4. Resiliência

A tua carreira vai ter altos e baixos. Sê resiliente e não desistas. Procura aprender sempre mais.

5. Descanso

Relaxar é tão importante como trabalhar e estudar na área digital. Dedica tempo para ti e para o teu bem-estar. Pratica exercício e tem uma alimentação saudável. Não te esqueças também de cuidar do teu sono. Com energia vais trabalhar muito melhor.

Sentes-te preparado para uma carreira na área digital? Na Salvador Caetano andamos à procura dos digital lovers. Conhece aqui as nossas ofertas de emprego.

Se ainda tens dúvidas, vê como é trabalhar na nossa equipa de digital business development.