logo gsc

Blog Caetano

Músicas de relaxamento para ouvir no trabalho

A música tem um superpoder no que toca a aumentar o foco e a concentração no trabalho. Por isso, selecionamos algumas músicas de relaxamento que vão fazer a diferença no teu dia a dia. Adicionar um pouco de música à tua rotina de trabalho pode trazer imensos benefícios à tua produtividade.

vários sons e estilos que podes ouvir ao longo do dia. O ideal é descobrires aquele que mais combina contigo. Diferentes momentos pedem diferentes estilos musicais. Pensa na escolha da música para trabalhar como a banda sonora que acompanha o teu dia.

Além das músicas de relaxamento existem outras técnicas para relaxar depois de um dia de trabalho. Descobre como descomprimir, com o nosso artigo sobre relaxamento, para acalmar a mente.

Desde as tarefas mais simples, até aos compromissos mais sérios, a música certa tem o poder de te ajudar a focar no que importa e tornar as horas de trabalho mais relaxantes. Além disso, os benefícios da música vão desde o aumento da concentração, até à diminuição de ansiedade e estímulo da criatividade. O tempo passa a voar quando escolhemos os sons certos para o nosso dia.

Encontrar a música perfeita pode ser um desafio. Mas não importa se és fã de ritmos calmos ou de batidas aceleradas. Reunimos um conjunto de músicas e sons, para todos os gostos.

Músicas de relaxamento que aumentam a produtividade

1. Música clássica

Quando relacionamos música e produtividade associamos estes dois conceitos ao “Efeito Mozart”. Este efeito resume-se ao impacto que ouvir Mozart durante um período de tempo pode ter na capacidade de raciocínio abstrato. Sabemos que não é para o gosto de toda a gente, mas a música clássica é mais diversificada do que pensas. Sons de piano ou violino são frequentemente associados a esta categoria musical. Está comprovado que influenciam a produtividade e são benéficos para o cérebro. Se o termo “música clássica” não te inspira confiança, desafiamos-te a ouvir esta playlist.

2. Música jazz

Com origem nos Estados Unidos, o jazz é mais do que um estilo musical – é uma manifestação cultural (e um ótimo aliado à tua rotina de trabalho). Com forte presença de piano, metais e bateria, este som contribui para desenvolver a criatividade. O ritmo e a harmonia permitem aumentar o foco, além de estimularem boas energias e uma sensação de leveza no corpo. É a música perfeita para umas horas de trabalho produtivas e criativas. Aqui podes ouvir algumas playlists de jazz.

3 – “Lo-fi”

Com forte crescimento nos últimos tempos, este tipo de música tornou-se muito famoso entre os mais jovens. O acrónimo “Lo-fi” significa “baixa fidelidade”, o que indica a sua característica experimental e “imperfeita”. Este tipo de música pode conter sons de fundo, distorções, batidas e até frequências. Estes sons têm um impacto positivo no cérebro e ajudam à concentração e foco. A música “lo-fi” tem a característica de ser leve e simples, muitas vezes sem presença de voz – daí ser cada vez mais procurada para trabalhar.  Se ainda não conheces este estilo de música, ouve aqui.

4. Sons da natureza

De acordo com a ciência, ouvir sons da natureza contribui para o bom funcionamento cognitivo e aumentar o poder de concentração. A felicidade também está fortemente relacionada com a audição deste tipo de sons. Desde o som do mar, ao chilrear dos pássaros, até ao som da chuva ou o vento nas árvores, todos podem contribuir para um dia de trabalho mais calmo e relaxante. Podes preferir ouvir os sons da natureza de forma isolada, ou em misturas com algumas músicas de relaxamento calmas. Ove esta playlist e relaxa enquanto trabalhas.

5. Música energética

Não é para o gosto de toda a gente, mas estilos musicais como rock ou metal, ou simplesmente músicas mais “mexidas” podem melhorar a tua rentabilidade no trabalho. Este tipo de música aumenta o ritmo cardíaco, fazendo com trabalhes de forma mais eficaz. Para além destes benefícios, este tipo de música contribui para uma sensação de poder e controlo sobre a atividade que estiveres a realizar, aumentando a autoconfiança. Pode não ser aquilo que consideramos como “músicas de relaxamento”, mas as batidas e o ritmo desta música estão relacionados com a eficácia a realizar as tarefas do dia a dia. Se nunca ponderaste ouvir este registo musical enquanto trabalhas, podes descobrir se resulta contigo aqui.

6. Música instrumental

Este tipo de música pode ter um efeito “sedativo” para quem a ouve. Considerada como sendo altamente estimulante, a música instrumental diminui o impacto negativo das preocupações do dia a dia e potencia reações emocionais positivas. Para todos os que gostam de melodias familiares, mas não se concentram com voz, este é um estilo musical recomendado. Por ser tão diversificado, a música instrumental agrada a muitas pessoas e é um dos estilos mais comuns para ouvir durante o trabalho. Descobre aqui as nossas sugestões de playlists instrumentais.

7. Música alegre

Se o trabalho deixa uma sensação de preocupação e nervosismo em ti, então experimente ouvir músicas alegres enquanto trabalha. Por vezes, o melhor remédio para a produtividade é uma boa música – aquela que deixa qualquer um com vontade de dançar ou fazer da caneta um microfone. É uma boa alternativa para ouvir durante as pausas de trabalho. Este tipo de música vai depender do teu gosto musical, mas está comprovado que ouvir músicas que gostemos estimula a mesma parte do cérebro que a comida deliciosa e outros prazeres da vida. Se precisas de positividade no teu ambiente de trabalho ouve estas playlists.

8. White noise

Para os que não gostam de trabalhar ao som de música, há uma solução extremamente benéfica para a mente. Não é música, mas tem um impacto gigante na produtivdade e concentração. Este tipo de som chama-se “barulho branco” ou “vazio”, por ser considerado neutro, sem música ou presença de melodia. “White noise” ajuda a bloquear distrações externas e a aumentar o poder de foco. O mais engraçado é que há vários sons do nosso dia a dia que podem ser considerados “white noise”, tais como o barulho de um restaurante ou de um shopping, o barulho de um avião ou até de uma máquina de lavar. Curioso para experimentar? Há uma playlist para isso.

9. Batidas binaurais

Ainda para os que dispensam música na hora do trabalho e preferem optar por um som que leve à concentração profunda, as batidas binaurais são uma ótima solução. Este tipo de som promete ir além do poder da música, no que toca ao foco e potencializar a aprendizagem. As batidas binaurais funcionam através de sons com frequências distintas. O resultado dessa diferença entre as frequências tem um forte impacto nas nossas ondas cerebrais. Comprova-se que ao ouvir estes sons, o nosso cérebro liberta endorfinas, que nos transportam a um estado de relaxamento e calma. Estas batidas também podem ser usadas como auxiliar para controlar ansiedade e meditar. Recomendamos ouvires este som com fones de ouvido, para uma experiência imersiva.

10. Músicas novas

A última sugestão para músicas de relaxamento são aquelas músicas que não te vão dar a tentação de cantar enquanto as ouves, por um simples motivo: não as conheces. Pode parecer estranho, mas a explicação é simples. O cérebro não vai identificar a música que está a ouvir e, por isso, irá ficar-se no trabalho que tem para realizar. Procura música que nunca ouviste, de artistas que desconheces. No fundo, músicas que te são indiferentes e que servirão apenas como companhia. Quando gostamos ou não gostamos de alguma música o nosso cérebro tende a distrair-se e a perder o foco. Aventura-te pela tua plataforma de transmissão de música favorita e descobre músicas que ainda não conhece para acompanharem o seu dia de trabalho.

Diferentes e para todos os gostos, estas são as músicas de relaxamento que podes ouvir durante o trabalho. Da próxima vez que te sentires com falta de produtividade ou de ritmo de trabalho, escolhe o estilo de música que mais gostares, aumenta um pouco o volume e encara o trabalho com mais energia.