É justo dizer que a vida é feita de paixões. Cada um com as suas. Várias. Talvez o fascínio em seu torno esteja, precisamente, na facilidade em se manifestar nas mais pequenas coisas. Tudo pode ter a capacidade de nos transformar. Afinal, paixão é isso mesmo: um sentimento intenso que tem a capacidade de alterar o comportamento. Quem assim o define é o dicionário. E paixão pelo trabalho não tem significado diferente.
Diz, quem sabe, que a paixão desperta em cada um de nós o mesmo que substâncias… vá – digamos – pouco lícitas. É verdade. A paixão ativa a mesma zona do cérebro que aquela que é ativada quando alguém está sob o efeito de determinadas substâncias. São por isso comuns as sensações de bem-estar, felicidade ou entusiasmo.
Podemos dizer, portanto, que são os vários fenómenos com os quais contactamos de diversas formas, e que nos apaixonam, claro, que influenciam a alegria com que encaramos o dia a dia. Sendo que, a ausência de algum deles, pode ter um efeito contrário.
Quais são as tuas paixões? Música, escrita, leitura. Um animal de estimação. Viajar. Alguém. Alguma destas? Todas elas? E o trabalho? Tens paixão pelo trabalho?
O trabalho faz parte da nossa rotina diária, não é por isso de estranhar o forte impacto que tem no nosso quotidiano, para o bem ou para o mal. Sermos apaixonados por aquilo que fazemos é, assim, determinante para a nossa felicidade. Até porque, e quanto a isso não há volta a dar, o trabalho não se faz sozinho, por isso, o melhor é transformá-lo em algo prazeroso e compensador.
Mas como saber se temos paixão pelo trabalho? É possível? Responderiam os poetas – aqueles eternos sofredores – que a paixão não se explica, sente-se. E não seria de todo mentira, mas nós tentamos facilitar o processo. Por isso, sim, é possível.
Vejamos: enquanto trabalhas, não dás pelo tempo passar? Tens orgulho em dizer onde trabalhas? Criaste bons laços na tua empresa? Manténs o interesse em aprender mais e investir em ti? Se a cada uma destas perguntas a tua resposta é um contundente “sim”, então, estás num ótimo caminho. Se, pelo contrário, é com esforço que encaras cada dia de trabalho, este causa-te ansiedade e dificuldade em dormir ou tornou-se entediante, deves prestar especial atenção.
Em todo o caso, existem sempre algumas técnicas que podem ajudar a inverter o teu estado. Deixamos algumas sugestões.
Como aumentar a paixão pelo trabalho
1. Desafia-te! Sai da tua zona de conforto
Na maioria das vezes, o tédio é a resposta a trabalhos repetitivos e que já não têm a capacidade de nos estimular. Assim, saires da zona de conforto é o ingrediente certo para contornares esse problema. Conversa com os seus colegas e chefias, percebe se há processos a ser melhorados e onde podes dar o teu contributo. Por outro lado, se gostavas de uma verdadeira mudança, não tenhas receio em procurar empresas que melhor se adaptem às tuas necessidades do momento. Sabe que também há sinais de que deves mudar de emprego.
2. Procura feedback
É comum o entusiasmo esmorecer por sentires que não recebes um retorno do teu trabalho. Se for o caso, não sintas receio de questionar, educadamente, se as tuas tarefas estão a corresponder às expectativas. Perceberás o efeito galvanizador que um elogio terá no resto da tua semana.
3. Pensa na importância do teu contributo
Alguma vez paraste para pensar na importância que representa o teu trabalho para o normal funcionamento da tua empresa ou do mercado? Observar os cenários de uma outra perspetiva, como esta, podem ajudar a que nos sintamos mais valorizados e entusiasmados com as nossas funções.
4. Não pares de aprender
É um facto que um trabalho que não nos apaixona nos pode tirar a motivação para a aprendizagem. Ainda assim, deves pensar que é continuando a aprender que terás as competências necessárias para evoluir e abraçar desafios verdadeiramente realizadores, na tua ou noutra empresa.
5. Rodeia-te de apaixonados
“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”. O ditado é antigo, mas a sabedoria popular nunca desilude. Conviver com colegas apaixonados pelo que fazem, vai alterar o nosso estado de espírito e encarar o dia a dia com igual entusiasmo. Deixa-te contagiar!
Afinal, quais são as tuas paixões?
É chegado o momento de juntar a paixão pelo trabalho à tua lista.
Na Salvador Caetano podemos ajudar a que isso aconteça. Vê as vagas que temos em aberto e apaixona-te.