logo gsc

Blog Caetano

Paixão pelo trabalho e 5 dicas

É justo dizer que a vida é feita de paixões. Cada um com as suas. Várias. Talvez o fascínio em seu torno esteja, precisamente, na facilidade em se manifestar nas mais pequenas coisas. Tudo pode ter a capacidade de nos transformar. Afinal, paixão é isso mesmo: um sentimento intenso que tem a capacidade de alterar o comportamento. Quem assim o define é o dicionário. E paixão pelo trabalho não tem significado diferente.

Diz quem sabe que a paixão desperta em cada um de nós o mesmo que substâncias… vá – digamos – pouco lícitas. É verdade. A paixão ativa a mesma zona do cérebro que aquela que é ativada quando alguém está sob o efeito de determinadas substâncias. São por isso comuns as sensações de bem-estar, felicidade ou entusiasmo.
Podemos dizer, portanto, que são os vários fenómenos com os quais contactamos de diversas formas, e que nos apaixonam, claro, que influenciam a alegria com que encaramos o dia-a-dia. Sendo que, a ausência de algum deles, pode ter um efeito contrário.

Quais são as suas paixões? Música, escrita, leitura. Um animal de estimação. Viajar. Alguém. Alguma destas? Todas elas? E o trabalho? Tem paixão pelo trabalho?

O trabalho faz parte da nossa rotina diária, não é por isso de estranhar o forte impacto que tem no nosso quotidiano, para o bem ou para o mal. Sermos apaixonados por aquilo que fazemos é, assim, determinante para a nossa felicidade. Até porque, e quanto a isso não há volta a dar, o trabalho não se faz sozinho, por isso, o melhor é transformá-lo em algo prazeroso e compensador.

Mas como saber se temos paixão pelo trabalho? É possível? Responderiam os poetas – aqueles eternos sofredores – que a paixão não se explica, sente-se. E não seria de todo mentira, mas nós tentamos facilitar o processo. Por isso, sim, é possível.

Vejamos: enquanto trabalha, não dá pelo tempo passar? Tem orgulho em dizer onde trabalha? Criou bons laços na sua empresa? Mantem o interesse em aprender mais e investir em si? Se a cada uma destas perguntas a sua resposta é um contundente “sim”, então, está num ótimo caminho. Se, pelo contrário, é com esforço que encara cada dia de trabalho, este causa-lhe ansiedade e dificuldade em dormir ou tornou-se entediante, deverá prestar especial atenção.
Em todo o caso, existem sempre algumas técnicas que podem ajudar a inverter o seu estado. Deixamos algumas sugestões.

Como aumentar a paixão pelo trabalho

1 – Desafie-se! Saia da sua zona de conforto

Na maioria das vezes, o tédio é a resposta a trabalhos repetitivos e que já não têm a capacidade de nos estimular. Assim, sair da zona de conforto é o ingrediente certo para contornar esse problema. Converse com os seus colegas e chefias, perceba se há processos a ser melhorados e onde pode dar o seu contributo. Por outro lado, se gostava de uma verdadeira mudança, não tenha receio em procurar empresas que melhor se adaptem às suas necessidades do momento. Saiba que também há sinais de que deve mudar de emprego.

2 – Procure feedback

É comum o entusiasmo esmorecer por sentir que não recebe um retorno do seu trabalho. Se for o caso, não sinta receio de questionar, educadamente, se as suas tarefas estão a corresponder às expectativas. Perceberá o efeito galvanizador que um elogio terá no resto da sua semana.

3 – Pense na importância do seu contributo

Alguma vez parou para pensar na importância que representa o seu trabalho para o normal funcionamento da sua empresa ou do mercado? Observar os cenários de uma outra perspetiva, como esta, podem ajudar a que nos sintamos mais valorizados e entusiasmados com as nossas funções.

4 – Não pare de aprender

É um facto que um trabalho que não nos apaixona nos pode tirar a motivação para a aprendizagem. Ainda assim, deve pensar que é continuando a aprender que terá as competências necessárias para evoluir e abraçar desafios verdadeiramente realizadores, na sua ou noutra empresa.

5 – Rodeie-se de apaixonados

“Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és”. O ditado é antigo, mas a sabedoria popular nunca desilude. Conviver com colegas apaixonados pelo que fazem, vai alterar o nosso estado de espírito e encarar o dia-a-dia com igual entusiasmo. Deixe-se contagiar!


Afinal, quais são as suas paixões?

É chegado o momento de juntar a paixão pelo trabalho à sua lista.


Na Salvador Caetano podemos ajudar a que isso aconteça. Veja as vagas que temos em aberto e apaixone-se.