logo gsc

Blog Caetano

Perguntas em entrevistas de emprego: dicas de resposta

Perguntas entrevistas de emprego: dicas de resposta

As entrevistas de emprego não seguem um formato padrão. Os recrutadores vão mudando o guia da entrevista conforme a função para a qual estão a recrutar e até o próprio perfil do entrevistado. No entanto, queremos que estejas preparado. Neste artigo, deixamos-te 9 dicas de resposta para perguntas em entrevistas de emprego.

Sabemos que uma pergunta imprevista pode sempre surgir. Aceita que nunca vais poder estar totalmente preparado, mas prepara-te para o que podes e pratica o mais que conseguires. A resposta a cada pergunta poderá fazer a diferença no desfecho final do teu processo de recrutamento.

Começa já!

9 dicas de resposta: perguntas em entrevistas de emprego

1. Fala sobre ti

Apesar de não ser tecnicamente uma pergunta, trata-se de um convite para partilhares a tua experiência e o recrutador perceber porque poderás ser o candidato ideal. Fala dos teus hobbies, conta histórias que aches que possam ser interessantes e resume os aspetos mais relevantes da tua experiência profissional. Foca-te em pontos estratégicos que queiras evidenciar ao longo da entrevista. Sê conciso e direto. Salienta os aspetos que te possam valorizar profissionalmente.

2. O que sabes sobre a empresa/projeto? E por que razão gostarias de trabalhar connosco?

Esta é a pergunta onde o trabalho de casa não pode faltar. Antes de ires para uma entrevista de emprego conhece bem a empresa, a sua atividade e como a mesma pode ser benéfica para um profissional. Consulta o website institucional, conversa com pessoas que trabalham na empresa, visita as redes sociais da empresa, faz uma pesquisa nos motores de busca, etc.. Na tua resposta evidencia o teu conhecimento. Fala da empresa e da vaga em específico. O recrutador vai gostar de perceber que refletiste sobre a tua candidatura e que pesquisaste sobre a empresa. Salienta também que os teus objetivos, valores e ambições pessoais estão alinhados com a filosofia da organização/projeto.

3. Qual a tua empresa ideal?

A tua resposta deve ser sincera. Deve contemplar o que para ti é um local perfeito para trabalhar e ter por base a empresa para onde te estás a candidatar. Evita respostas óbvias: “que pague bem” ou “que tenha horários reduzidos”. Em vez disso, reflete sobre os valores que queres encontrar, sobre o ambiente de trabalho em que gostarias de trabalhar, sobre o que o te vai permitir ter um melhor desempenho. Mostra como os valores da empresa são consistentes com os valores que queres para a tua vida.

4. És capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?

Para responder a esta pergunta deves ter em conta a vaga à qual te candidatas. Para certas funções, responder “não” a esta questão pode ser um tiro nos pés. Independentemente do que preferes, demonstra-te capaz de trabalhar com prazos apertados. Dá exemplos de situações em que já o tenhas feito. 

5. Gostas de trabalhar em equipa ou preferes trabalhar sozinho?

Usualmente o trabalho em qualquer empresa requer o contacto com outras pessoas. Deves evidenciar o teu lado mais humano e social. Demonstra com exemplos como consegues trabalhar bem em equipa. No entanto, refere que consegues ter um bom desempenho em trabalhos que também só dependem de ti. Mais uma vez, a resposta a esta pergunta deve ter em consideração a função à qual te candidatas. 

6. Por que razão foste despedido ou te demitiste?

Falar das tuas experiências anteriores vai acabar por acontecer. Não critiques a empresa nem fales mal da tua chefia anterior. Em vez disso, foca a resposta em ti e no que procuras para o teu futuro profissional. Baseia a tua resposta em factos. Se foste despedido, comenta a situação de forma curta, sincera e direta. Demonstra que sabes lidar com a adversidade e que te responsabiliza pelos teus atos. Tenta responder a esta questão de forma positiva e otimista. Por vezes, onde se fecha uma porta, abre-se uma janela.

7. Qual a mais valia da tua contratação?

Está na altura de mostrar porque és um bom investimento para a empresa. Deves explicar como te destaca dos restantes candidatos. Fala das tuas experiências anteriores, do teu know-how e qualificações. Utiliza exemplos objetivos do passado e explica como isso te pode ajudar a desempenhar com sucesso a vaga à qual te estás a candidatar. Relaciona a tua resposta com os objetivos da empresa. Para isso, não te esqueças de conhecer bem o descritivo da oferta de emprego em questão.

8. Qual a tua expectativa salarial?

Esta é uma questão habitual e que deve ser respondida cuidadosamente. Para responder, informa-te sobre o nível de remunerações na sua área profissional e setor de atividade da empresa. Se não quiseres dar um valor em concreto, podes falar de um mínimo e de um máximo. Podes salientar também que existem outros aspetos muito importantes na procura de emprego e que estás disponível a negociar valores e outros benefícios.

9. Tens mais alguma questão?

Esta é uma boa altura para mostrares interesse na vaga e na empresa. Tenta obter mais informações sobre a empresa, questionar o recrutador sobre o dia a dia na organização, sobre o que mais gostam os colaboradores daquela empresa. Por precaução tem sempre perguntas de reserva e aproveita esta oportunidade para demonstrar que fizeste o trabalho de casa.

Num próximo processo de recrutamento, não te esqueças de utilizar estas dicas para perguntas em entrevistas de emprego.

Sabe o que poderás enfrentar, faz o teu trabalho de casa e arrasa na tua próxima entrevista de emprego, quer seja na Salvador Caetano ou noutro processo de recrutamento.

Se a entrevista for online, consulta também as nossas 9 dicas para entrevistas de emprego online.