logo gsc

Blog Caetano

17 dicas para entrevistas de emprego

“Tenho uma entrevista de emprego, e agora?”, é uma questão que por vezes surge e acaba por instalar alguma ansiedade, principalmente quando não nos sentimos preparados, ou não temos experiência. No entanto, há formas que podem ser utilizadas para conseguir preparar-se para entrevistas, sendo estas presenciais ou online. Sabe como? Ao seguir as nossas dicas para entrevistas de emprego!  

Dicas para entrevistas de emprego:

1. Fazer pesquisa sobre a empresa

É importante que se tenha conhecimento das principais informações da empresa. Por isso, faça uma pesquisa no site, blog, LinkedIn e restantes redes sociais, para saber mais sobre a história da empresa, os seus valores, projetos e concorrentes.  

2. Rever o currículo

Uma das dicas para entrevistas de emprego é preparar o que dizer relativamente aos aspetos pessoais, da sua formação e carreira.  

3. Prepare-se para falar sobre si

Por vezes, em entrevistas de emprego são feitas perguntas mais comuns. Assim sendo, pense de que forma se vai apresentar, falar sobre si, o motivo pelo qual se candidatou e escolheu a empresa em questão e o que acrescentará à empresa e à posição à qual se candidata.  

4. Conhecer os seus pontos fortes e fracos

É importante que saiba o que responder a estes tópicos se lhe perguntarem e aproveitar para mostrar sinceridade, destacar os seus atributos, mas também dizer aquilo que procura melhorar. Esta é uma das principais dicas para entrevistas de emprego.  

5. Pense na sua expectativa salarial

Esta dica para entrevistas de emprego foca-se no facto de, muitas vezes, a expectativa salarial ser perguntada aos candidatos. Posto isto, tente responder cuidadosamente, mesmo não tendo um valor em concreto pensado, pode sempre mencionar um valor mínimo e máximo.  

6. Conheça bem a descrição da vaga à qual se candidatou

É importante fazer uma análise dos requisitos solicitados na vaga e das suas próprias habilidades e competências, de maneira que perceba se estes se alinham. 

7. Mostre que acrescenta valor para a equipa e empresa

Esta dica para entrevistas de emprego é muito simples, deve explicar o que é que pode trazer de novo para a empresa, que possa acrescentar valor à mesma. Basicamente, mostrar à empresa de que forma esta pode beneficiar se for a Pessoa escolhida. 

8. Prepare-se para apresentar exemplos práticos

Uma das dicas para entrevistas de emprego que aconselhamos é o recurso à técnica STAR – situação, tarefa, ação e resultados. Portanto, prepare-se para dar exemplos práticos que já vivenciou no âmbito laboral. 

9. Prepare a sua entrevista com alguém

Para praticar possíveis perguntas e respostas. Preparar as suas respostas em voz alta pode fazer com que se comece a sentir mais à vontade.  

10. Prepare respostas para possíveis perguntas

Sabe-se que cada entrevista tem as suas particularidades e nem todas seguem o mesmo tipo de questões. No entanto, há algumas perguntas que podem ser interessantes preparar, como: “Como é que organiza o seu tempo?”, “Como é que lida quando rejeitam uma ideia sua?”, “O que faz para convencer os outros de que a sua ideia é a melhor?”, “Como é que age fora da sua área de conforto?”.  Pode ainda consultar o nosso artigo sobre perguntas em entrevistas de emprego e dicas de resposta.   

11. Espere surpreender-se com perguntas

As entrevistas de emprego nem sempre são iguais e têm o mesmo tipo de perguntas, por isso esta dica de emprego baseia-se na possibilidade de surgirem questões inesperadas. Estas questões podem ser fundamentais para avaliarem a sua personalidade ou capacidade de resposta, por essa razão, encare esse momento como algo desafiante. 

12. Tenha atenção à comunicação verbal

Esta dica para entrevistas de emprego baseia-se em responder às questões com calma, num tom assertivo e positivo.  

13. Tenha atenção à comunicação não verbal

A sua linguagem corporal, atitude, comportamentos e gestos, são importantes numa entrevista de emprego. Procure manter contacto visual, as mãos visíveis, ter uma escuta ativa e uma atitude descontraída, mas educada.  

14. Leve o tempo que precisar a responder às questões, mas não demore

Esta dica para entrevistas de emprego surge na medida em que, por vezes é importante ter um esclarecimento do que foi perguntado no caso de haver dúvidas, por isso, não se precipite, questione no caso de não ter entendido algo.  

15. Responda a todas as questões com sinceridade

Esta é uma das dicas para entrevistas de emprego mais importantes, uma vez que consideramos a autenticidade, genuinidade e sinceridade, pontos fortes.  

16. Prepare questões para a entrevista

No final da entrevista é normal que lhe perguntem se tem dúvidas. Sendo assim, aproveite esse momento para colocar questões que considera pertinentes, isso pode demonstrar interesse da sua parte e pode ser uma oportunidade para impressionar os recrutadores.  

17. Agradeça a oportunidade de ter tido entrevista

Mesmo não sabendo se será a escolha da empresa, ou não, pode agradecer o facto de ter tido a oportunidade de ir à entrevista, por email, por exemplo.  

Dicas para entrevistas de emprego

As nossas dicas de entrevistas de emprego não terminam por aqui! 

No caso da sua entrevista ser online, também pode ler o nosso artigo com 9 dicas para entrevistas de emprego

As nossas dicas ajudaram? Quer encontrar um novo emprego ou ingressar no mundo do trabalho? De que está à espera? Agora com estas dicas para entrevistas de emprego, com certeza que conseguirá preparar-se melhor e o processo será mais fácil!  

Por isso, consulte as vagas que temos disponíveis e candidate-se!