logo gsc

Blog Caetano

Alimentos que dão energia para trabalhar

Se somos o que comemos, há que nutrir o nosso corpo com os alimentos certos. Para que nunca nos falte energia durante o trabalho há alimentos que servem de combustível para os nossos dias. A boa notícia é que, provavelmente, podes encontrar todos estes alimentos energéticos na tua despensa ou frigorífico. Espreita o nosso artigo e descobre quais os alimentos que dão energia para trabalhar.  

É através da alimentação que obtemos os nutrientes, vitaminas e sais minerais essenciais à nossa saúde e bem-estar. Para manter a energia durante um dia de trabalho há que reforçar o nosso sistema imunitário e escolher os ingredientes certos para energizar a nossa vida. Por vezes, não percebemos o motivo da falta de energia e motivação no trabalho. A verdade é que a alimentação é a chave para, de forma natural, nos mantermos saudáveis, nutridos e com energia.  

Se queres começar a ser fonte de energia para todos à tua volta, no trabalho e não só, certifica-te que estás a escolher bem os alimentos que consomes ao longo do dia. Toma nota, porque vamos partilhar uma lista de alimentos, que vão trazer a energia que precisas para lidar com o trabalho e com os desafios diários.  

Alimentos que dão energia  

1. Água 

Em primeiro lugar, não poderia estar outro alimento que dá energia que não a água. Não só é um bem essencial, como é uma fonte de saúde e energia. Beber água é fundamental para a saúde de todos. A água é um dos principais alimentos energéticos, porque ajuda no transporte de nutrientes usados na obtenção de energia para as células. Sem o consumo de água não é possível metabolizar comida, nem energia. A ingestão regular de água é algo que deve estar bem presente na tua rotina diária, a começar pela rotina matinal. Beber um copo assim que acordas vai despertar os órgãos e os sinais do teu corpo, o que potencia energia para começar o dia. Ao longo do dia deves continuar a ingerir água, para manteres o corpo hidratado e refrescar a mente.   

a água é fundamental para ter energia

2. Frutas 

A fruta é uma ótima fonte de energia. Através do açúcar natural presente nestes alimentos vais receber a dose de energia necessária para trabalhar e estares desperto ao longo do dia. Além disso, a fruta ajuda a manter o nível de açúcar no sangue estável. Podes consumir fruta de várias maneiras. Ao natural, em smoothies, misturada em iogurtes, etc. O melhor? Podes levar uma peça de fruta para qualquer lado e sempre que precisares de um pouco de energia extra é só deliciares-te. Algumas das frutas que proporcionam mais energia são: bananas, abacate e citrinos. 

frutas dão energia e saúde

3. Frutos secos 

Comer frutos secos tem vários benefícios para a saúde e o aumento de energia é um deles. Para além do seu poder energético são fontes de proteína, fibra e nutrientes. Sejam nozes, caju, avelãs, amêndoas, basta escolher o teu fruto seco favorito e levares como snack para o trabalho, por exemplo.  

frutos secos é sinónimo de alimentos que dão energia

4. Chocolate 

É verdade! O chocolate é fonte de energia, o que é uma boa notícia para os mais gulosos. Comer um quadrado de chocolate depois de almoço é um hábito que podes e deves adotar. O chocolate contém um estimulante natural, semelhante à cafeína, que te dá energia, melhora o teu humor e torna os teus dias mais doces. Afinal, quem fica triste depois de comer um chocolate? O chocolate negro, mais amargo tem inúmeros benefícios, nomeadamente a nível cardíaco. Um coração saudável vai permitir que mais oxigénio seja transportado pelo corpo, potenciando níveis mais elevados de energia. No entanto, aconselhamos-te a escolheres o teu chocolate favorito, sempre consumido em moderação.  

o chocolate é um dos alimentos que dá energia

5. Vegetais 

Não há dúvidas do poder dos vegetais na nossa saúde. Mas sabias que podem ser uma excelente fonte de energia? Os vegetais de folha grande e escura, como a couve, por exemplo são considerados um superalimento. Ou seja, estão repletos de vitaminas e minerais e são, ainda uma grande fonte de cálcio e energia. A acelga e o espinafre também se enquadram nesta lista de alimentos que dão energia. A cenoura também é um dos alimentos que potenciam a tua energia, para além de ser um alimento versátil, ótimo para cozinhares ou levares como snack para o trabalho. O alho-francês e a beterraba também entram nesta lista, pelas suas propriedades energéticas e muitos outros benefícios. Está visto que os legumes são uma excelente opção.  

os legumes são fonte de energia

6. Hidratos de Carbono 

Os hidratos de carbono como massa, arroz, pão, batata fornecem grande parte da energia necessária para o nosso corpo. São essenciais para o funcionamento do nosso corpo e são facilmente adicionados às nossas refeições ao longo do dia. Deves optar por alimentos pouco processados como a aveia, pão, massa e arroz integral. O ideal é teres uma alimentação variada, na qual incluas este tipo de alimentos, para manteres os níveis de energia.  

os hidratos dão energia

7. Pipoca 

A boa notícia é que as pipocas fazem parte desta lista de alimentos que dão energia. A má notícia é que não são umas pipocas quaisquer. As pipocas do cinema não entram para esta lista, por não serem tão interessantes do ponto de vista nutricional. O que não quer dizer que não possam fazer parte da tua alimentação de vez em quando. No entanto, as pipocas feitas em casa, na panela, sem grande adição de gordura e com milho não transgénico são uma excelente fonte de energia. São uma opção deliciosa, rica em fibras e facilitam a digestão 

as pipocas dão energia

8. Chás 

Se achas que o café te dá energia, então fica a saber que é melhor trocares essa opção por um delicioso chá. O chá de gengibre, por exemplo, é uma excelente escolha, repleta de antioxidantes e nutrientes e um ótimo substituo do café. O chá verde também é uma boa opção, dadas as suas propriedades. Repleto de antioxidantes, ajuda na redução do stress e inflamação e dá energia: tudo características essenciais para um dia de trabalho com energia. Para os que não são fãs de chá podem colocar um pouco de mel, para tornar a experiência mais doce.  

o chá é um alimento que dá energia

9. Leguminosas 

Ricas em fibras e proteínas, as leguminosas, como o feijão, são um dos alimentos que dão energia. O feijão dispõe de diferentes tipos e sabores, para todos os gostos, com diferentes formas de confeção. Podes, ainda, ingerir grão-de-bico e outras leguminosas para uma boa dose de energia, que vai tornar os teus dias de trabalho mais produtivos e saborosos. Sim, saborosos, porque, por falar em grão-de-bico… temos uma receita para ti: 

as leguminosas são fonte de energia

10. Hummus 

É verdade, esta é uma receita simplesenergética e deliciosa. Feita com poucos ingredientes, onde o alimento chave é o grão-de-bico. A receita original é feita com uma pasta de sementes de sésamo chamada tahini. No entanto, podes optar por juntar apenas o grão, azeite, limão, alho e especiarias a gosto, para teres uma pasta deliciosa. É só triturar tudo e tens uma opção perfeita para almoços, jantares, lanches e até pequeno-almoço. Podes servir com “palitos” de vegetais, como a cenoura ou com pão e saladas. O grão-de-bico presente no hummus é uma boa fonte de hidratos e fibras, que o nosso corpo transforma em energia. 

hummus é um alimento que dá energia

Mas, como incluir todos estes alimentos que dão energia na minha rotina? 

Agora que já conheces a nossa lista de alimentos que dão energia, como podes certificar-te que os consomes ao longo da tua semana de trabalho? É simples e nós explicamos tudo no nosso artigo sobre meal prep, que vai facilitar a tua organização e permitir que insiras estes alimentos na tua rotina. Além disso, apresentamos várias opções de lanches saudáveis, com alimentos que te dão energiaperfeitos para levares para o trabalho. 

Já sabes que uma alimentação rica e nutricionalmente diversificada é essencial para uma visa saudável e com energia. Agora é só aventurares-te na cozinha e deliciares-te com estes alimentos, para manteres os níveis de energia lá em cima, enquanto trabalhas.