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Como criar a morning routine ideal para dias de trabalho

Se a sua morning routine consiste em algo como clicar infinitamente no botão de “snooze” até restarem apenas cinco minutos para se preparar, então este artigo é para si. Quem se identifica com esta “rotina matinal”, provavelmente vive o resto do dia numa correria desenfreada, sem nunca sentir que tem o controlo do tempo e pouca motivação para trabalhar. Aqui entra a importância de uma rotina matinal estruturada. Quer prefira manhãs ou funcione melhor à noite, ter uma morning routine é para todos os que querem tornar a sua vida mais simples e produtiva.  

manhã é a altura chave do nosso dia e o momento que vai decidir o nosso estado de espírito daí em diante. Daí ser tão importante definirmos uma morning routine completa, que nos coloque no mood” certo, para o resto do dia. Deixe a preguiça de lado. Não precisa de ser uma morning person para ter uma morning routine transformadora

Temos o poder de mudar hábitos e rotinas pelo nosso bem-estar físico e mental. Muitos de nós estão ocupados, com diferentes responsabilidades e obrigações ao longo do dia e é habitual sentirmo-nos presos à nossa rotina diária. Há que transformá-la em algo prazeroso e saudável. Ter uma boa morning routine pode fazer toda a diferença na sua produtividade, na conquista pelos seus objetivosorganização e encarar o dia com confiança.  

É assim tão importante ter uma morning routine? 

A resposta é: Sim! E nós explicamos porquê. São muitos os benefícios e, claro está, todos gostamos de ter uma vida plena e organizada, que facilite a nossa rotina diária. No início vai exigir um pouco de esforço e dedicação. Mas, com o tempo a sua morning routine será talvez o seu momento favorito do dia, que fará de forma automática.  

É do conhecimento geral que a rotina matinal faz toda a diferença no desempenho de uma Pessoa, principalmente no mundo profissional. Todos somos líderes da nossa própria vida e isso passa por nos permitirmos ter uma morning routine, que revolucione a nossa vida.  

Conheça os benefícios de uma morning routine completa e bem definida: 

1- Reduz o stress 

Ter uma rotina prazerosa vai ajudar-nos a completar pequenas tarefas logo de manhã, que vão reduzir momentos de stress ao longo do dia. Ao manter uma rotina organizada terá uma noção do tempo que precisa de investir em cada tarefa. Esta pequena mudança de hábitos vai contribuir para uma melhor gestão de tempo, que vai resultar numa diminuição do stress e ansiedade diários. Muitas vezes, os picos de stress devem-se à falta de organização e planeamento. Assim, a sua manhã vai conseguir proporcionar-lhe tudo o que precisa para um dia calmo e completar, desde cedo, algumas tarefas planeadas. Se já não tiver de pensar em pequenas tarefas que fazem parte da sua rotina, não vai ter de stressar com elas.  

2- Vai ganhar tempo 

Tal como mencionamos, definir previamente tudo o que precisa de fazer ao longo do dia e em que ordem, vai permitir que passe de uma tarefa para a outra, quase de forma automática. Não precisa de ter o dia definido ao segundo. Mas ter um plano matinal com alguns tarefas simples para completar de manhã vai tornar o processo automático e rápido. Não só consegue agilizar processos, como ganha mais tempo livre, porque não o vai desperdiçar a pensar em tudo o que tem de fazer a seguir. Será que tenho tempo para um treino? Ou só tenho tempo para um banho rápido? Com uma rotina matinal terá tempo para os dois, se quiser. Talvez até consiga dormir mais uns cinco minutos.  

3- Mais confiança 

Ser confiante significa muito mais do que apenas gostarmos de nós próprios. A verdadeira confiança vem da nossa rotina e das nossas experiências. Costuma-se dizer que o segredo para o sucesso está escondido na nossa rotina diária. Ora, claro está, que a morning routine vai ter um papel fundamental na nossa conquista por uma vida mais confiante. O simples facto de sermos eficazes e organizados na nossa rotina vai contribuir para aumentar a nossa confiança.  Passarmos por várias experiências enriquecedoras ao longo do dia e termos uma rotina que nos acrescente algo e contribua para o nosso desenvolvimento faz com que tenhamos em nós uma sensação de missão cumprida. É preciso encarar as manhãs com garra e a confiança necessária para que essa energia nos acompanhe. 

4- Vai ter tempo para cuidar de si 

Com uma rotina organizada será mais fácil dedicar um tempo da sua manhã para cuidar de si e do seu corpo. A manhã é, habitualmente, a altura do dia em que mais cuidamos de nós. Desde um bom banho e aplicar um creme na nossa pele, arranjarmo-nos, fazer exercício físico ou uma curta meditação, tudo contribui para o nosso bem-estar. Mas, sejamos honestos, fazemos todo este ritual a correr e nem aproveitamos este tempo. Ou porque temos de levar os filhos à escola e ajudá-los a escolher a roupa, ou porque ficamos demasiado tempo na cama, parece que nunca há tempo de manhã. Para termos o tempo necessário para nós e saborearmos o momento há que criar um espaço na nossa rotina, exclusivamente dedicado ao autocuidado.  Encarar este momento matinal como um ritual sagrado de amor próprio é um passo muito importante para a nossa saúde física e mental.  

5- Vai melhorar a sua alimentação 

Em vez de comer durante a viagem ou agarrar uma barra de cereais e comer enquanto trabalha vai ter tempo para fazer uma refeição calma e completa, com diferentes ingredientes. É fundamental tirarmos um tempo para beber o nosso café ou chá matinal tranquilamente, sem distrações e fazer um bom pequeno almoço. A sua saúde agradece.  

Já conhecemos os benefícios, mas é mais fácil falar do que fazer acontecer. Os nossos hábitos diários têm um impacto direto na nossa produtividade. Apesar dos especialistas dizerem que é importante criarmos hábitos ao longo do dia, não há melhor altura do que a manhã para aplicarmos hábitos e fazermos a diferença no resto do nosso dia. Criar um morning routine não é sobre quem consegue fazer mais “checks” numa to do list, mas sim sobre criar uma rotina prazerosa e benéfica para a nossa saúde mental e física, que nos permita levar uma atitude positiva para a nossa vida. Não sinta a pressão para fazer todas as mudanças de uma vez. Encare as mudanças de forma gradual e uma melhoria constante na sua rotina.  

Para facilitar o processo de criar uma morning routine, reunimos alguns pontos que podem ajudar:

mourning routine café

Como criar uma morning routine?

Preparar a manhã na noite anterior  

manhã prepara-se à noite. Não há nada como organizar e preparar a nossa manhã na noite anterior – facilita imenso todo o processo. Deixe a roupa que vai usar pronta e à vista, seja roupa de treino ou a roupa do dia. Assim, quando acordar, vestir-se vai ser um ato automático. Pense no pequeno almoço e prepare a refeição, caso seja possível. Deixe o espaço de trabalho organizado e pronto para o dia seguinte. Enfim, tudo o que conseguir fazer à noite para preparar a manhã seguinte, faça-o.  O seu “eu da manhã” vai agradecer imenso por estas pequenas tarefas que já deixou prontas. Além disso, vai permitir ter uma noite tranquila, sem se preocupar com as tarefas do dia seguinte, pois já terá algum trabalho encaminhado.  

Deixar pronta uma to do list para o dia seguinte 

Ainda sobre tarefas que pode preparar na noite anterior, não há nada melhor do que fazer uma lista com tudo o que tem de fazer no dia seguinte. Seja realista, organize o seu dia por horários e por prioridades. Pode dedicar um espaço na agenda exclusivo para a sua rotina matinal, ou deixar um post-it num local visível, como o espelho, onde inclui todos os passos da sua morning routine. Pode incluir tarefas mais complexas, como treinar, ou simplesmente escrever algo tão simples como escovar os dentes. Assim, vai ter a certeza que nada lhe escapa na manhã seguinte. Esta é uma ótima dica para quem está a começar a implementar uma rotina matinal.  

Ter uma boa noite de sono  

É comum falarmos sobre a importância do sono e, no que toca às manhãs, não podia ser exceção. Aliás, temos disponível um artigo completo sobre como dormir bem, cuja leitura é altamente recomendada. Dormir bem não só tem inúmeros benefícios físicos e mentais, como vai facilitar a sua rotina matinal. Não há melhor do que acordar de manhã, depois de umas boas horas de sono, com as energias recarregadas. É recomendável deitar-se e acordar sempre à mesma hora, de forma a manter uma rotina à qual o seu corpo se adapte. Define um horário razoável e de acordo com as suas necessidades e obrigações para deitar e acordar. De manhã, quando o despertador tocar, não clique no botão do snooze. Levante-se assim que o alarme toca e comece o dia com toda a energia. A sua rotina matinal deve ter entre meia hora a uma hora e meia, de acordo com a fase da vida onde se encontra e as suas obrigações. 

Respeite o seu corpo e horários de trabalho 

Não, nem toda a gente precisa de ter uma rotina matinal igual e não há uma receita milagrosa que resulte para todos. É importante respeitarmos o nosso horário e o nosso relógio biológico. Se formos Pessoas que, naturalmente, trabalham melhor à noite, então a nossa manhã deverá ser leve e mais curta. Se, pelo contrário formos early birds e gostarmos de aproveitar a manhã ao máximo, então podemos e devemos fazer mais atividades neste horário. Não precisa de acordar às cinco da manhã e fazer mil e uma atividades. Precisa, sim de encontrar uma rotina que lhe faça bem, que proporcione um momento relaxante e que seja realista. Há vários motivos que nos impedem de ter uma morning routine perfeita, seja por cuidar dos filhos, horários de trabalho, fases da vida mais stressantes. Mas… spoiler alertNão há rotinas perfeitas. Encontre a sua e apaixone-se por ela.  

Escolher as atividades matinais certas 

Escolha o que lhe dá prazer. Não importa se são cinco minutos de meditação ou 40 minutos de exercício físico. A calma é tão importante quanto o movimento, quando falamos de uma rotina matinal completa. Praticar uma rotina calma e com serenidade vai contribuir para uma sensação de foco e energia. Certifique-se que as atividades matinais que escolhe são indicadas e realistas para a sua rotina e que não lhe causam qualquer ansiedade. Lembre-se que uma morning routine é suposto ser um motivo de prazer e organização e não de stress. Por isso, se achar que a sua manhã está demasiado agitada, tente simplificar. Pode apostar em atividades mais calmas e relaxantes como meditação, exercícios de respiração ou journaling. Descubra mais sobre meditação e os seus benefícios no nosso artigo. Pode até incluir um pouco de exercício físico na sua rotina matinal. Basta descobrir que tipo de exercício físico gosta mais de fazer e se faz sentido treinar de manhã. Seja yoga, treino de força, uma corrida ou pilates pode descobrir mais sobre os benefícios do exercício físico no nosso artigo. Se treinar de manhã não for a sua praia pode sempre implementar alongamentos na sua rotina. Não só ajudam o corpo a acordar, como contribuem para uma melhor postura ao longo do dia.  

Comer bem e com calma 

Planificar a primeira refeição do dia vai ajudar a comer de forma mais equilibrada e saudável. De manhã, deve comer o que lhe faz bem e o que lhe dá prazer, incluindo alimentos que vão nutrir o seu corpo e dar-lhe energia para o dia. Por isso, deve certificar-se que tem os ingredientes certos em casa para preparar refeição deliciosas e nutritivas. Se gostar de pequenos almoços elaborados pode prepará-los na noite anterior. Veja o nosso artigo sobre meal prep para se inspirar.  Muitas vezes, caímos no erro de fazer refeições rápidas e nem paramos para saborear a comida. Evite comer de forma impulsiva. Pense na comida como combustível para o seu dia. Escolha alimentos com valor nutricional interessante e saboreie uma refeição calma e tranquila, com tempo. É um erro comum descartarmos o momento da refeição mais importante do dia. Por isso, alimente-se bem, incluindo proteína, fruta, cereais e alimentos que goste.  

Pequenos passos, uma grande diferença 

Nunca devemos subestimar o poder dos pequenos passos, numa rotina. Quando acordar vista-se logo, para não ter a tentação de voltar para a cama, seja a roupa de treino ou a roupa para o dia. Este passo simples vai dar-lhe a sensação de que estará pronto para começar o dia. Abra a janela e deixe entrar a luz matinal no quarto. Não só vai permitir receber a energia da manhã, como vai dar o sinal ao seu corpo que há um novo dia para agarrar. Faça um pequeno exercício de gratidão e pense nas coisas boas que quer que acontecem durante o resto do dia. Pode até fazer journaling, se gostar. Isto vai permitir preparar o seu estado de espírito para o dia que aí vem. Não se esqueça de beber água, para acordar os órgãos do seu corpo e deixá-lo bem hidratado. Lave a cara, faça a higiene matinal e arranje-se para um dia inesquecível – um pouco de música animada pode ajudar. Talvez uma das nossas sugestões de playlists venha mesmo a calhar para tornar as suas manhãs mais divertidas. Ah! E não se esqueça de fazer a cama. Não vá surgir uma vontade súbita de voltar para os lençóis! Assim vai conseguir manter o quarto arrumado, o que transmite uma sensação de organização e plenitude.  

Deixe as tecnologias de lado 

Quantas vezes caímos na tentação de ir ao telemóvel assim que acordamos? Se o seu smartphone for o seu despertador pode colocá-lo num ponto distante do quarto, o que vai obrigar a levantar-se para o desligar de manhã. Evite fazer “scroll” nas redes sociais assim que acorda. Não só este é um hábito que não contribui em nada para a sua saúde mental, como provavelmente vai atrasar a sua rotina matinal. Tenha controle sobre a tecnologia e não se deixe controlar por ela. Sabemos que deixar o telemóvel de lado é um desafio, por estar tão enraizado nas nossas rotinas. Mas é um passo fundamental para o sucesso das suas manhãs. Permite uma rotina mais tranquila, longe de distrações e estímulos desnecessários. Ao idealizar uma manhã produtiva e completa, com atividades que lhe dão prazer, nem se vai lembrar de ir dar uma espreitadela ao telemóvel. Deixe isso para depois e foque-se na sua manhã

mourning routine alimentação

  

Dicas fundamentais para o sucesso da sua morning routine

Pode parecer um desafio, mas o objetivo é criar uma rotina simples e intuitiva. É fácil cair no erro de sobrecarregar os nossos dias. Por isso, o que pretendemos é que o que faz de manhã venha descomplicar a sua rotina. Embora uma morning routine possa contribuir de forma positiva para uma vida mais feliz, há aspetos a ter em conta na hora de idealizar a sua rotina ideal. Aqui ficam algumas dicas simples:

– Seja honesto consigo e distribua as tarefas do dia de forma realista e prática. 

– Lembre-se que nem tudo pode ser uma prioridade. Defina bem as suas. 

– Foque-se numa tarefa de cada vez. 

– Seja flexível e adapte-se à sua realidade. Nem sempre as coisas correm como idealizamos.

– Não procure a perfeição. Procure a melhor a continua e a inclusão de novos hábitos na sua rotina.  

– Reajuste a sua rotina sempre que necessário.

– Mantenha a consistência e não desista.  

Como organiza e planeia a sua manhã depende apenas de si e das suas obrigações, objetivos e prioridades. Por isso, encontre atividades que contribuam para os seus objetivos a longo prazo e algo no qual consiga ser consistente e manter uma rotina. Agora que já sabe como preparar uma morning routine eficaz só falta começar a aplicá-la, para revolucionar as suas manhãs e, consequentemente, os seus dias.  

Cada hábito que implementar vai contribuir para uma vida mais consciente e com resultados positivos a nível pessoal e profissional. A importância de uma rotina que nos preencha nunca deve ser subestimada. Respeite a sua rotina e cumpra-a (e não se esqueça de a quebrar de vez em quando, porque tudo na vida se quer com moderação).  

No fundo, tenha em mente a seguinte frase: “Se ganhou a manhã, já ganhou o dia!”.