logo gsc

Blog Caetano

Como criar a morning routine ideal para dias de trabalho

Se a tua morning routine consiste em algo como clicares infinitamente no botão de “snooze” até restarem apenas cinco minutos para te preparares, então este artigo é para ti. Quem se identifica com esta “rotina matinal”, provavelmente vive o resto do dia numa correria desenfreada, sem nunca sentir que tem o controlo do tempo e pouca motivação para trabalhar. Aqui entra a importância de uma rotina matinal estruturada. Quer prefiras manhãs ou funciones melhor à noite, ter uma morning routine é para todos os que querem tornar a sua vida mais simples e produtiva.  

manhã é a altura chave do nosso dia e o momento que vai decidir o nosso estado de espírito daí em diante. Daí ser tão importante definirmos uma morning routine completa, que nos coloque no “mood” certo, para o resto do dia. Deixa a preguiça de lado. Não precisas de ser uma morning person para ter uma morning routine transformadora

Temos o poder de mudar hábitos e rotinas pelo nosso bem-estar físico e mental. Muitos de nós estão ocupados, com diferentes responsabilidades e obrigações ao longo do dia e é habitual sentirmo-nos presos à nossa rotina diária. Há que transformá-la em algo prazeroso e saudável. Ter uma boa morning routine pode fazer toda a diferença na tua produtividade, na conquista pelos teus objetivosorganização e encarar o dia com confiança.  

É assim tão importante ter uma morning routine? 

A resposta é: sim! E nós explicamos porquê. São muitos os benefícios e, claro está, todos gostamos de ter uma vida plena e organizada, que facilite a nossa rotina diária. No início vai exigir um pouco de esforço e dedicação. Mas, com o tempo a tua morning routine será talvez o teu momento favorito do dia, que farás de forma automática.  

É do conhecimento geral que a rotina matinal faz toda a diferença no desempenho de uma pessoa, principalmente no mundo profissional. Todos somos líderes da nossa própria vida e isso passa por nos permitirmos ter uma morning routine, que revolucione a nossa vida.  

Conhece os benefícios de uma morning routine completa e bem definida: 

1. Reduz o stress 

Ter uma rotina prazerosa vai ajudar-nos a completar pequenas tarefas logo de manhã, que vão reduzir momentos de stress ao longo do dia. Ao manteres uma rotina organizada terás uma noção do tempo que precisas de investir em cada tarefa. Esta pequena mudança de hábitos vai contribuir para uma melhor gestão de tempo, que vai resultar numa diminuição do stress e ansiedade diários. Muitas vezes, os picos de stress devem-se à falta de organização e planeamento. Assim, a tua manhã vai conseguir proporcionar-te tudo o que precisas para um dia calmo e completares, desde cedo, algumas tarefas planeadas. Se já não tiveres de pensar em pequenas tarefas que fazem parte da tua rotina, não vais ter de stressar com elas.  

2. Vais ganhar tempo 

Tal como mencionamos, definir previamente tudo o que precisas de fazer ao longo do dia e em que ordem, vai permitir que passes de uma tarefa para a outra, quase de forma automática. Não precisas de ter o dia definido ao segundo. Mas teres um plano matinal com alguns tarefas simples para completar de manhã vai tornar o processo automático e rápido. Não só consegues agilizar processos, como ganhas mais tempo livre, porque não o vais desperdiçar a pensar em tudo o que tens de fazer a seguir. Será que tenho tempo para um treino? Ou só tenho tempo para um banho rápido? Com uma rotina matinal terás tempo para os dois, se quiseres. Talvez até consigas dormir mais uns cinco minutos.  

3. Mais confiança 

Ser confiante significa muito mais do que apenas gostarmos de nós próprios. A verdadeira confiança vem da nossa rotina e das nossas experiências. Costuma-se dizer que o segredo para o sucesso está escondido na nossa rotina diária. Ora, claro está, que a morning routine vai ter um papel fundamental na nossa conquista por uma vida mais confiante. O simples facto de sermos eficazes e organizados na nossa rotina vai contribuir para aumentar a nossa confiança. Passarmos por várias experiências enriquecedoras ao longo do dia e termos uma rotina que nos acrescente algo e contribua para o nosso desenvolvimento faz com que tenhamos em nós uma sensação de missão cumprida. É preciso encarar as manhãs com garra e a confiança necessária para que essa energia nos acompanhe. 

4. Vais ter tempo para cuidares de ti 

Com uma rotina organizada será mais fácil dedicares um tempo da tua manhã para cuidares de ti e do teu corpo. A manhã é, habitualmente, a altura do dia em que mais cuidamos de nós. Desde um bom banho e aplicar um creme na nossa pele, arranjarmo-nos, fazer exercício físico ou uma curta meditação, tudo contribui para o nosso bem-estar. Mas, sejamos honestos, fazemos todo este ritual a correr e nem aproveitamos este tempo. Ou porque temos de levar os filhos à escola e ajudá-los a escolher a roupa, ou porque ficamos demasiado tempo na cama, parece que nunca há tempo de manhã. Para termos o tempo necessário para nós e saborearmos o momento há que criar um espaço na nossa rotina, exclusivamente dedicado ao autocuidado. Encarar este momento matinal como um ritual sagrado de amor próprio é um passo muito importante para a nossa saúde física e mental.  

5. Vais melhorar a tua alimentação 

Em vez de comeres durante a viagem ou agarrares uma barra de cereais e comeres enquanto trabalhas vais ter tempo para fazer uma refeição calma e completa, com diferentes ingredientes. É fundamental tirarmos um tempo para beber o nosso café ou chá matinal tranquilamente, sem distrações e fazer um bom pequeno almoço. A tua saúde agradece.  

Já conhecemos os benefícios, mas é mais fácil falar do que fazer acontecer. Os nossos hábitos diários têm um impacto direto na nossa produtividade. Apesar dos especialistas dizerem que é importante criarmos hábitos ao longo do dia, não há melhor altura do que a manhã para aplicarmos hábitos e fazermos a diferença no resto do nosso dia. Criar um morning routine não é sobre quem consegue fazer mais “checks” numa to do list, mas sim sobre criar uma rotina prazerosa e benéfica para a nossa saúde mental e física, que nos permita levar uma atitude positiva para a nossa vida. Não sinta a pressão para fazer todas as mudanças de uma vez. Encara as mudanças de forma gradual e uma melhoria constante na tua rotina.  

Para facilitar o processo de criar uma morning routine, reunimos alguns pontos que podem ajudar:

mourning routine café

Como criar uma morning routine?

Preparar a manhã na noite anterior  

manhã prepara-se à noite. Não há nada como organizar e preparar a nossa manhã na noite anterior – facilita imenso todo o processo. Deixa a roupa que vais usar pronta e à vista, seja roupa de treino ou a roupa do dia. Assim, quando acordares, vestires-te vai ser um ato automático. Pensa no pequeno-almoço e prepara a refeição, caso seja possível. Deixa o espaço de trabalho organizado e pronto para o dia seguinte. Enfim, tudo o que conseguires fazer à noite para preparar a manhã seguinte, fá-lo.  O teu “eu da manhã” vai agradecer imenso por estas pequenas tarefas que já deixaste prontas. Além disso, vai-te permitir ter uma noite tranquila, sem te preocupares com as tarefas do dia seguinte, pois já vais ter algum trabalho encaminhado.  

Deixar pronta uma to do list para o dia seguinte 

Ainda sobre tarefas que podes preparar na noite anterior, não há nada melhor do que fazeres uma lista com tudo o que tens de fazer no dia seguinte. Sê realista, organiza o teu dia por horários e por prioridades. Podes dedicar um espaço na agenda exclusivo para a tua rotina matinal, ou deixar um post-it num local visível, como o espelho, onde incluis todos os passos da tua morning routine. Podes incluir tarefas mais complexas, como treinar, ou simplesmente escrever algo tão simples como escovar os dentes. Assim, vais ter a certeza que nada te escapa na manhã seguinte. Esta é uma ótima dica para quem está a começar a implementar uma rotina matinal.  

Ter uma boa noite de sono  

É comum falarmos sobre a importância do sono e, no que toca às manhãs, não podia ser exceção. Aliás, temos disponível um artigo completo sobre como dormir bem, cuja leitura é altamente recomendada. Dormir bem não só tem inúmeros benefícios físicos e mentais, como vai facilitar a tua rotina matinal. Não há melhor do que acordar de manhã, depois de umas boas horas de sono, com as energias recarregadas. É recomendável deitares-te e acordares sempre à mesma hora, de forma a manteres uma rotina à qual o teu corpo se adapte. Define um horário razoável e de acordo com as tuas necessidades e obrigações para deitar e acordar. De manhã, quando o despertador tocar, não cliques no botão do snooze. Levanta-te assim que o alarme toca e começa o dia com toda a energia. A tua rotina matinal deve ter entre meia a uma hora e meia, de acordo com a fase da vida onde te encontras e as tuas obrigações. 

Respeita o teu corpo e horários de trabalho 

Não, nem toda a gente precisa de ter uma rotina matinal igual e não há uma receita milagrosa que resulte para todos. É importante respeitarmos o nosso horário e o nosso relógio biológico. Se formos pessoas que, naturalmente, trabalham melhor à noite, então a nossa manhã deverá ser leve e mais curta. Se, pelo contrário formos early birds e gostarmos de aproveitar a manhã ao máximo, então podemos e devemos fazer mais atividades neste horário. Não precisas de acordar às cinco da manhã e fazer mil e uma atividades. Precisas sim de encontrar uma rotina que te faça bem, que proporcione um momento relaxante e que seja realista. Há vários motivos que nos impedem de ter uma morning routine perfeita, seja por cuidar dos filhos, horários de trabalho, fases da vida mais stressantes. Mas… spoiler alert: não há rotinas perfeitas. Encontra a sua e apaixona-te por ela.  

Escolher as atividades matinais certas 

Escolhe o que te dá prazer. Não importa se são cinco minutos de meditação ou 40 minutos de exercício físico. A calma é tão importante quanto o movimento, quando falamos de uma rotina matinal completa. Praticar uma rotina calma e com serenidade vai contribuir para uma sensação de foco e energia. Certifica-te que as atividades matinais que escolhes são indicadas e realistas para a tua rotina e que não te causam qualquer ansiedade. Lembra-te que uma morning routine é suposto ser um motivo de prazer e organização e não de stress. Por isso, se achares que a tua manhã está demasiado agitada, tenta simplificar. Podes apostar em atividades mais calmas e relaxantes como meditação, exercícios de respiração ou journaling. Descobre mais sobre meditação e os seus benefícios no nosso artigo. Podes até incluir um pouco de exercício físico na tua rotina matinal. Basta descobrires que tipo de exercício físico gostas mais de fazer e se faz sentido treinares de manhã. Seja yoga, treino de força, uma corrida ou pilates podes descobrir mais sobre os benefícios do exercício físico no nosso artigo. Se treinar de manhã não for a tua praia podes sempre implementar alongamentos na tua rotina. Não só ajudam o corpo a acordar, como contribuem para uma melhor postura ao longo do dia.  

Comer bem e com calma 

Planificar a primeira refeição do dia vai ajudar a comer de forma mais equilibrada e saudável. De manhã, deves comer o que te faz bem e o que te dá prazer, incluindo alimentos que vão nutrir o teu corpo e dar-te energia para o dia. Por isso, deves certificar-te que tens os ingredientes certos em casa para preparar refeição deliciosas e nutritivas. Se gostares de pequenos almoços elaborados podes prepará-los na noite anterior. Vê o nosso artigo sobre meal prep para te inspirares.  Muitas vezes, caímos no erro de fazer refeições rápidas e nem paramos para saborear a comida. Evita comer de forma impulsiva. Pensa na comida como combustível para o teu dia. Escolhe alimentos com valor nutricional interessante e saboreia uma refeição calma e tranquila, com tempo. É um erro comum descartarmos o momento da refeição mais importante do dia. Por isso, alimenta-te bem, incluindo proteína, fruta, cereais e alimentos que gostes.  

Pequenos passos, uma grande diferença 

Nunca devemos subestimar o poder dos pequenos passos, numa rotina. Quando acordares veste-te logo, para não teres a tentação de voltar para a cama, seja a roupa de treino ou a roupa para o dia. Este passo simples vai dar-te a sensação de que estarás pronto para começar o dia. Abre a janela e deixa entrar a luz matinal no quarto. Não só vai permitir receberes a energia da manhã, como vai dar o sinal ao teu corpo que há um novo dia para agarrar. Faz um pequeno exercício de gratidão e pensa nas coisas boas que queres que acontecem durante o resto do dia. Podes até fazer journaling, se gostares. Isto vai permitir preparares o teu estado de espírito para o dia que aí vem. Não te esqueças de beber água, para acordar os órgãos do teu corpo e deixá-lo bem hidratado. Lava a cara, faz a higiene matinal e arranja-te para um dia inesquecível – um pouco de música animada pode ajudar. Talvez uma das nossas sugestões de playlists venha mesmo a calhar para tornar as tuas manhãs mais divertidas. Ah! E não te esqueças de fazer a cama. Não vá surgir uma vontade súbita de voltares para os lençóis! Assim vais conseguir manter o quarto arrumado, o que transmite uma sensação de organização e plenitude.  

Deixa as tecnologias de lado 

Quantas vezes caímos na tentação de ir ao telemóvel assim que acordamos? Se o teu smartphone for o teu despertador podes colocá-lo num ponto distante do quarto, o que obrigar a levantares-te para o desligar de manhã. Evita fazer “scroll” nas redes sociais assim que acordas. Não só este é um hábito que não contribui em nada para a tua saúde mental, como provavelmente vai atrasar a tua rotina matinal. Tem controlo sobre a tecnologia e não te deixes controlar por ela. Sabemos que deixar o telemóvel de lado é um desafio, por estar tão enraizado nas nossas rotinas. Mas é um passo fundamental para o sucesso das tuas manhãs. Permite uma rotina mais tranquila, longe de distrações e estímulos desnecessários. Ao idealizares uma manhã produtiva e completa, com atividades que te dão prazer, nem te vais lembrar de ir dar uma espreitadela ao telemóvel. Deixa isso para depois e foca-te na tua manhã

mourning routine alimentação

Dicas fundamentais para o sucesso da tua morning routine

Pode parecer um desafio, mas o objetivo é criar uma rotina simples e intuitiva. É fácil cair no erro de sobrecarregar os nossos dias. Por isso, o que pretendemos é que o que fazes de manhã venha descomplicar a tua rotina. Embora uma morning routine possa contribuir de forma positiva para uma vida mais feliz, há aspetos a teres em conta na hora de idealizares a tua rotina ideal. Aqui ficam algumas dicas simples:

– Sê honesto contigo e distribui as tarefas do dia de forma realista e prática
– Lembra-te que nem tudo pode ser uma prioridade. Define bem as tuas. 
– Foca-te numa tarefa de cada vez
– Sê flexível e adapta-te à tua realidade. Nem sempre as coisas correm como idealizamos.
– Não procures a perfeição. Procura a melhor a contínua e a inclusão de novos hábitos na tua rotina.  
– Reajusta a tua rotina sempre que necessário
– Mantém a consistência e não desistas

Como organizas e planeias a tua manhã depende apenas de ti e das tuas obrigações, objetivos e prioridades. Por isso, encontra atividades que contribuam para os teus objetivos a longo prazo e algo no qual consigas ser consistente e manter uma rotina. Agora que já sabes como preparar uma morning routine eficaz só falta começares a aplicá-la, para revolucionar as tuas manhãs e, consequentemente, os teus dias.  

Cada hábito que implementares vai contribuir para uma vida mais consciente e com resultados positivos a nível pessoal e profissional. A importância de uma rotina que nos preencha nunca deve ser subestimada. Respeita a tua rotina e cumpre-a (e não te esqueças de a quebrar de vez em quando, porque tudo na vida se quer com moderação).  

No fundo, tem em mente: “Se ganhaste a manhã, já ganhaste o dia!”.