logo gsc

Blog Caetano

Como procurar emprego em tempo de pandemia

Estava desempregado ou à procura de um novo trabalho quando surgiu a COVID-19? Não deite tudo a perder. Neste artigo, pode encontrar um conjunto de dicas sobre como procurar emprego em tempo de pandemia.

O primeiro conselho que damos é não desistir. Sabemos que procurar emprego é, hoje em dia, ainda mais desafiante, mas não é impossível. As ofertas de emprego podem ter reduzido, e muitos processos estão até em stand-by, no entanto as oportunidades existem. Várias empresas estão a aproveitar esta altura para rever os seus processos de recrutamento e para fortalecer os seus bancos de talento. Na Salvador Caetano não somos exceção.

7 dicas sobre como procurar emprego em tempo de pandemia

1. Atualize a sua informação

Esta é uma boa altura para atualizar o seu currículo e até o seu perfil do LinkedIn. Lembre-se de adaptar o seu currículo para a vaga que se candidata. Seja claro e objetivo. Keep it simple.

2. Atualize os seus conhecimentos

O que não falta por aí são webinars e formações online. Aproveite esta altura para reavivar conhecimentos e até explorar novas áreas. Dedique também algum tempo para entender a nova realidade das empresas e como poderá ser uma mais valia neste período de reinvenção do mercado de trabalho. As competências transversais são cada vez mais importantes.

3. Esteja atento ao mercado de trabalho (especialmente online)

Nunca deverá assumir que não estão a contratar na sua área de atividade. Podem até haver menos vagas a surgirem, mas elas existem. Foque a sua procura de emprego no online. Visite com regularidade definida portais de emprego (como este), websites de busca de emprego e utilize até as redes sociais como o LinkedIn. Planeie a sua procura antes de começar. Organização é um fator de sucesso.

4. Prepara-se para a possibilidade do teletrabalho

A realidade para muitos de nós passará pelo teletrabalho. Esteja disponível para essa metodologia e comece a organizar o seu escritório em casa. Não sabe como o fazer? Consulte os nossos artigos 12 dicas para trabalhar a partir de casa e Como organizar o escritório em casa.

5. Prepare-se para o processo de recrutamento (online)

Nesta altura, o processo de recrutamento poderá ser feito inteiramente online. As entrevistas de emprego podem ser feitas através de videoconferências com ou sem interação com o recrutador. Na Salvador Caetano esta já é uma prática corrente. Usamos a plataforma Easyrecrue para entrevistas espontâneas online (aceda aqui a algumas dicas de como usar esta plataforma). Não se esqueça também de pensar num local indicado para fazer a sua entrevista a partir de casa, praticar com familiares, de se vestir a rigor e de ter atenção à sua postura corporal. Mesmo remotamente, o tom de voz, os gestos e a forma de estar contam muito durante a entrevista.

6. Cuide de si mesmo

Não deixe de cuidar de si mesmo por estar em casa e estar à procura de trabalho. Aproveite a oportunidade para reforçar a sua autoestima e bem-estar. Se o fizer vai colher benefícios na procura de emprego e no processo de recrutamento. Pratique exercício, faça uma alimentação saudável e experimente até meditação. Cuide da sua mente e do seu corpo.

7. Seja paciente, resiliente e compreensivo

A realidade do nosso dia a dia mudou drasticamente. Isso também aconteceu no mundo de trabalho e dos recrutadores. Nesta altura, é normal não ter notícias logo após a sua candidatura e o processo de recrutamento pode ser mais longo e diferente do habitual. Mas não desista e seja compreensivo com os recrutadores e as organizações.


Siga estas dicas de como procurar emprego e comece já. Consulte as nossas ofertas de emprego ou submeta a sua candidatura espontânea.