logo gsc

Blog Caetano

12 dicas para poupar água

Portugal está entre os países em risco extremo de escassez de água, até 2040.

É cada vez mais urgente utilizarmos a água com consciência e responsabilidade. Segue as nossas dicas para poupar água para proteger a nossa geração e as gerações seguintes, para que possam ter uma vida sustentável, saudável e água.

Sabiam que a humanidade depende de uma pequena quantidade disponível de água doce, como recurso natural essencial para a vida?

É verdade. A água é um recurso limitado e um dos mais preciosos do nosso planeta.

E nós, humanos, usamos a água não só para beber, mas para lavar, limpar e até, produzir alimentos e roupas. Por isso, é urgente que se comece a tomar medidas para reduzir o consumo de água.

Queres saber como? Segue as nossas dicas para poupar água.

12 dicas para poupar água

1. Desliga as torneiras

Sabias que é possível economizar 6 litros de água por minuto, ao fechares a torneira no momento de lavar os dentes?  E que ao lavares as mãos com a torneira sempre aberta, pode gastar cerca de 14 litros de água? E que ao fazeres a barba podes gastar até 40 litros?

A quantidade de água que se perde, assusta, certo? É por essa razão que é tão importante fechar a torneira sempre que possível, em todas as nossas tarefas do dia a dia. Uma dica tão simples para reduzir o consumo de água.

Por isso, para poupar água, podes optar por torneiras e chuveiros que tenham redutor de caudal, estes permitem que poupes cerca de 40% de água, e não afetam a sua pressão.

2. Enche a tua máquina de lavar roupa

Lavar uma máquina cheia de roupa, gasta menos energia e água, do que duas meias cargas.

3. Enche a tua máquina de lavar louça

Lavar louça manualmente, consome mais quantidade de água do que lavar louça numa máquina de lavar. Por isso, se tiveres uma máquina de lavar louça, enche-a completamente sempre que a usares.

4. Ferve apenas a água que precisas

Se ferveres apenas a água que irás precisar, poupa água, energia e dinheiro. Uma dica simples para poupar água.

5. Toma banhos mais curtos

Sabias que cada minuto que passas com o chuveiro ligado em alta pressão, pode consumir até 17 litros de água? E que um banho de imersão pode consumir até 200 litros de água?

Por isso, troca os banhos de imersão, por duches rápidos.

6. Aproveita a água da chuva

Podes aproveitar a água da chuva para regar as tuas plantas. E, no caso de teres jardim, opta por regar as tuas plantas de manhã cedo ou no final do dia. Desta forma, evitas que a água se evapore rapidamente, por causa do sol e calor.

7. Procura um sistema de descarga reduzida

Sabias que os sistemas de descarga única antigos, podem consumir até 13 litros de água? Por essa razão, aconselhamos os sistemas de descarga dupla, uma vez que desta forma é possível economizar água, visto que usam cerca de 4 a 6 litros na sua descarga.

8. Não uses a tua sanita como caixote do lixo

Sabias que cada vez que descarregas lixo no autoclismo gastas cerca de 7 a 15 litros de água? Se colocares o lixo no caixote, não gastarás água nenhuma.

9. Qualidade e alimentação sazonal

A criação de animais e produção de alguns alimentos, em grande escala, consome muita água. Por isso, se reduzires o consumo de carne e lacticínios e ao optares por vegetais sazonais, estarás a ajudar a poupar água. Para além de estares a proteger o clima, uma vez que as indústrias de carnes e lacticínios contribuem bastante para o aquecimento global.

10. Cozinha os teus vegetais

Procura cozinhar a tua comida no vapor, de maneira a reduzires o uso de água e a conseguires conservar os seus nutrientes naturais. A água que sobrar, pode ser usada como caldos para sopa, ou pode ainda ser deixada a arrefecer, e ser usada para regar as plantas. Conhece também o conceito de meal prep no nosso blog.

11. Tem atenção aos vazamentos lentos

É importante verificares regularmente, se não tens vazamentos lentos, desnecessários.

12. Usa guardanapos de pano

Usar guardanapos de pano evita que se gaste tanto papel. Apesar destes terem que ser lavados com água, a produção de produtos de papel consome muito mais água, do que aquela que será necessária para lavar os guardanapos.

Ter em atenção a estas dicas e mudar certos comportamentos, pode parecer insignificante, mas não é. Se cada um de nós tomar medidas para poupar água, vai surtir resultados, e vai fazer a diferença.

A nossa mudança terá impacto em nós, nas gerações futuras, e no nosso planeta. E nós, na Salvador Caetano, preocupamo-nos com o futuro do nosso planeta e das nossas pessoas.

Se tal como nós, sentes que és responsável e o teu dever é fazer algumas mudanças, segue as nossas dicas para poupar água.