logo gsc

Blog Caetano

Estágios de verão, para que vos quero?

Já tem planos para este verão? Os estágios de verão são uma oportunidade incrível para conhecer o mercado de trabalho e começar a construir o nosso percurso profissional. Há para todos os gostos. Mais curtos, de longa duração, em part-time ou a tempo inteiro e até internacionais. Com alguma pesquisa e com a ajuda deste artigo vai ficar a saber como encontrar o estágio de verão perfeito para si.  

O principal objetivo de um estágio de verão é preparar jovens para o mercado de trabalho. Deve encarar esta oportunidade como uma ferramenta de aprendizagem e crescimento. Não há dúvidas de que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Por isso, é preciso preparar o futuro e pensar em formas de marcar a diferença. Hoje em dia ter um curso superior não chega para brilhar no mundo do trabalho. As experiências que temos por fora são cada vez mais valorizadas. Nada melhor para enriquecer a sua experiência do que um estágio de verão, para preencher algum do seu tempo de férias.  

No mercado não faltam opções, mas também não faltam dúvidas na hora de procurar e perceber como funcionam os estágios de verão. Chegou o momento de esclarecer tudo. Afinal, o final do ano letivo aproxima-se e é a altura ideal para se candidatar a um estágio de verão.  

Porquê fazer estágios de verão? 

Estagiar no verão é uma oportunidade para começar a investir na formação e adquirir competências. Além disso, vai ganhar experiência profissional e conhecer pessoas novas. Encare um estágio de verão como um investimento a longo prazo. As vantagens são muitas e, apesar de parecer difícil abdicar de algum do nosso tempo de descanso para dedicar a um estágio, no final vai valer a pena. Damos-lhe bons motivos para fazer um estágio este verão.

1 – Desenvolver competências 

No mundo do trabalho são valorizadas as tão faladas “soft skilss”. Um estágio de verão é o ambiente perfeito para desenvolver competências úteis para o futuro. Desde comunicação, a trabalho em equipa, passando pela gestão de tempo, são tudo ferramentas essenciais e cada vez mais procuradas no mercado. Para além de adquirimos competência novas, temos a oportunidade de as pôr em prática. O estágio permite testar o que adquirimos ao longo dos anos, num cenário real. Nada melhor do que aprender no terreno. Com uma experiência real vai desenvolver uma maior capacidade de resolução problemas e ter a possibilidade de crescer.   

2 – Adquirir experiência profissional 

Apesar da importância de um curso superior, não há nada como ter experiência profissional. E porque nem tudo o que aprendemos na universidade é aplicado no universo profissional, há que adquirir experiências para além das paredes da faculdade. Ao fazer um estágio de verão não só está a ganhar competências, como também a familiarizar-se com métodos e dinâmicas de trabalho reais, em contexto empresarial. “O conhecimento ensina-se e a experiência adquire-se”. Por isso, nada melhor para adquirir experiência profissional do que um estágio de verão – é algo que todas as equipas de recrutamento procuram e que é cada vez mais valorizado. Além disso, ter um leque variado de experiências profissionais é a chave para enriquecer o currículo. Mas, se quer saber como ter um currículo invejável não basta fazer um estágio de verão. É preciso ler o nosso artigo sobre como fazer o currículo

3 – Destacar-se no mercado de trabalho 

Um estágio de verão pode ser a chave para abrir as portas de uma carreira profissional de sonho. Esta é, provavelmente, a maior vantagem de fazer um estágio durante o verão – o destaque no mercado de trabalho. Não só pode ser uma oportunidade para ser contratado pela empresa onde estagiou, como para conhecer outras empresas e outras realidades. Confirma-se que, quem já passou por uma experiência como um estágio de verão consegue melhores oportunidades profissionais, depois do curso. Afinal, todos nos sentimos um pouco perdidos quando acabamos a faculdade e não sabemos o que fazer a seguir, certo? Fazer um estágio de verão pode ser a solução para começar a preparar o futuro e programar o próximo passo na sua carreira.  

4 – Descobrir o que realmente gosta 

Porque ficamos a conhecer como funciona o mercado do trabalho é natural que a nossa perceção sobre um determinado emprego ou empresa mude – para melhor ou para pior. No fundo, fazer um estágio de verão permite-nos conhecer a realidade do mundo empresarial e tudo o que isso implica. Se tem dúvidas relativamente a um emprego, uma área ou uma empresa onde gostava de trabalhar, porque não fazer um estágio de verão para descobrir por si? Será que é esta a função que quero exercer para o resto da vida? Será que é aqui que me quero especializar? Será que gostava de trabalhar neste ambiente? São todas questões pertinentes que podem e devem ser esclarecidas através de um estágio de verão.

Assim, vai conhecer a sua área de especialização na prática e descobrir como trabalham as Pessoas do seu meio.  Por muito que, ao estudar, um determinado tema pareça apaixonante, na prática pode não ser bem assim e vice-versa. Nunca se sabe se não vai descobrir outra área que goste ou desenvolver uma nova paixão, durante o estágio de verão. Sim, podemos ouvir opiniões e falar com Pessoas que passaram pela experiência. Mas, nada melhor do que desenvolver a nossa opinião sobre o assunto, não é verdade?  

5 – Conhecer pessoas  

E por falar em Pessoas (porque elas podem ser muito uteis no nosso percurso), o estágio de verão, tal como qualquer outra experiência semelhante vai permitir que alargue a sua rede de contactos e interaja com Pessoas diferentes. Assim, vai aumentar a sua capacidade de networking e ficar a conhecer percursos e histórias de vida distintos. Todos os contactos que estabelecer podem ajudar a alcançar futuras oportunidades. Nunca se sabe quem vamos conhecer. Ao ouvir e conhecer outras Pessoas vai ter a oportunidade de aprender com os erros dos outros e retirar o que de melhor cada Pessoa tem para oferecer.

É claro que o contacto com colegas da faculdade e professores é importante, mas a interação com Pessoas no mundo empresarial é uma experiência transformadora. Sejam quais forem as suas funções ou equipas, o convívio e as dinâmicas entre todos são fundamentais para a nossa aprendizagem. Aliás, estar numa empresa é dar e receber. É certo que vai aprender bastante, mas também pode acrescentar algo e trazer novidades para a empresa.  

6- Autoconhecimento  

Ao estagiar no verão, não só vai perceber o que gosta e o que não gosta de fazer a nível profissional, como também a um nível mais pessoal e introspetivo. A verdade é que as experiências que temos fazem de nós quem somos. Por isso, quanto mais experienciar, mais vai ter para contar a mais aprendizagens vai adquirir. É através destas experiências que nos vamos conhecendo cada vez melhor e perceber quem somos e o que realmente nos faz feliz. Estagiar durante o verão vai dar-lhe uma nova perspetiva da realidade.

Pode perceber o tipo de Pessoas com quem gosta de se relacionar e aquelas que prefere evitar, o tipo de atividades que prefere fazer, se trabalhar melhor individualmente ou em equipa, em casa ou no escritório ou se prefere trabalhar por conta própria ou numa empresa no futuro. Quer seja uma experiência incrível, onde conheceu pessoas fantásticas ou uma experiência pouco estimulante e monótona, é garantido que vai aprender algo e retirar desse estágio uma mensagem positiva de aprendizagem. Afinal, estamos sempre a aprender e um estágio de verão pode contribuir para o seu crescimento pessoal e profissional. 

Já sabemos que estágios de verão são uma ótima ferramenta para o futuro e que é um fator de destaque num processo de recrutamento. Mas… 

estágios de verão ao computador

Como encontrar o estágio de verão perfeito? 

Procurar estágios de verão pode ser um desafio. A oferta é vasta, mas será que estamos a fazer a escolha certa? Preparamos um conjunto de dicas para facilitar o processo de procura.  

1 – Consulte a Universidade

Esta é, provavelmente, a maneira mais fácil de conseguir um estágio de verão. A maioria das universidades tem gabinetes de estágios que facilitam o contacto de estudantes com empresas previamente selecionadas. Pode, inclusive, pedir ajuda a um professor de confiança, que possa ter contactos em algumas empresas ou perguntar a colegas mais velhos se já vivenciaram alguma experiência semelhante.   

2 – Procure no Linkedin

Já sabemos que esta rede social é um mundo de oportunidades. Por isso, nada que um pouco de pesquisa e alguns contactos não resolvam. Não só permite um contacto rápido com as equipas de Recursos Humanos, como demonstra o seu interesse e proatividade na procura. No entanto, se vai usar o Linkedin para procurar um estágio, não se esqueça que deve ter um perfil excecional, que se destaque dos outros.  Descubra como melhorar o perfil do Linkedin no nosso artigo.  

3 – Envie e-mails para as suas empresas favoritas:

Pode parecer um sonho, mas é um sonho que se pode tornar realidade. Imagina-se a trabalhar numa determinada empresa, mas parece-lhe impossível conseguir um estágio de verão lá? Arrisque. Envie e-mails com abordagens originais e criativas, que sejam apelativos. Nunca se sabe se pode estar a enviar a candidatura para o seu emprego de sonho. Além disso, por muito que seja difícil conseguir emprego em algumas empresas, é muito mais fácil na hora de procurar um estágio, uma vez que, normalmente, este não é remunerado.  

4 – Faça muita pesquisa

Se é fã de listas e de prós e contras, pode fazer uma seleção das empresas onde gostaria de estagiar e ver a informação necessária para se candidatar a cada uma delas. Pesquise. Vá aos sites das empresas, redes sociais e procure conectar-se com Pessoas que já passaram por uma experiência nessas empresas. Seja persistente na sua pesquisa. No final, depois da informação recolhida, envie e-mail para as que lhe parecem mais apetecíveis. Deve candidatar-se sempre a mais do que uma empresa, para ter várias opções de escolha.  

5 – Saia da zona de conforto

E porque não uma aventura noutra cidade ou até no estrangeiro? Se gosta de aventura saiba que há diversos programas de estágios disponíveis lá fora, noutros países e com experiências de outro mundo. No entanto, se prefere jogar pelo seguro, pode sempre arriscar cá dentro, onde também surgem diferentes possibilidades. Pode desafiar-se numa área ligeiramente diferente da sua, ou candidatar-se a uma empresa onde nunca pensou trabalhar. Afinal, é importante manter e as oportunidades em aberto. Quando somos jovens é o momento ideal para arriscar e explorar todas as possibilidades.   

A verdade é que aproveitar os anos de juventude e a vida académica é fundamental. Mas tão ou mais importante é investir no seu futuro e nos seus sonhos.  Com boa gestão de tempo e uma boa dose de proatividade vai conseguir ter um verão diferente, com uma experiência enriquecedora e ainda tempo de sobra para descansar e aproveitar o sol na praia.  

Preparado para aproveitar o verão e começar a preparar o futuro? Candidate-se a uma das nossas oportunidades de Estágios de verão nas mais diferentes áreas de negócio. Garantimos que é uma experiência da qual não se vai esquecer.  Pode sempre ouvir os nossos testemunhos de estágios de verão nos vídeos seguintes.