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Importância da ergonomia no trabalho

Ergonomia no trabalho

Passas várias horas do dia em frente ao computador? Na secretária? Ou no pior dos cenários, trabalhas no sofá ou na cama? Se sim, precisas mesmo de ler este artigo!

Com o elevado número de horas que passamos sentados à frente de um ecrã em contexto laboral, o nosso corpo começa a refletir as consequências desse tempo. É aqui que entra a ergonomia no trabalho.

Mas afinal, o que é ergonomia?

A ergonomia é definida como o estudo da relação entre o Homem e o trabalho.

O seu objetivo é eliminar o desconforto dos colaboradores e reduzir o risco de lesões em contexto laboral. Portanto, a ergonomia no trabalho tem como propósito, o alcance de conforto e aumento da produtividade, nas organizações.

Através de técnicas para simplificar e tornar mais confortáveis algumas atividades diárias, a ergonomia permite o bem-estar e a comodidade durante o dia de trabalho. O foco principal desta ciência é melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças associadas a posturas incorretas por longos períodos de tempo e esforço constante.

A ergonomia no trabalho é igualmente importante em casa ou no escritório. Através desta, podem ser aplicadas diferentes técnicas que, a curto e a longo prazo, influenciam a postura e a relação das pessoas com o trabalho, reduzindo a probabilidade de desenvolver problemas de saúde graves. 

O objetivo da ergonomia é simples: promover exercícios e métodos de prevenção para proteger a saúde e bem-estar dos trabalhadores. Acima de tudo, a ergonomia no trabalho é uma grande aliada à tua saúde.

Qual o impacto da ergonomia no trabalho?

A ergonomia no trabalho consiste na adaptação do espaço às necessidades de cada colaborador. Deve proporcionar conforto e prevenir doenças profissionais.

Aplicando medidas de correção de postura e potenciando um ambiente agradável e ergonómico, a qualidade de vida será superior. No entanto, as empresas devem desenvolver ações conjuntas que beneficiem os colaboradores e os sensibilize para a importância da ergonomia.

Sendo que, ao apostarem na formação e sensibilização das pessoas para a importância da ergonomia e formas corretas de deslocação e manuseamento de materiais, a probabilidade de ocorrerem acidentes no trabalho, é significativamente menor.

Consequências da falta de ergonomia no trabalho:

– Dores nas costas e pescoço
– Cefaleia
– Fadiga
– Problemas de visão
– Lesão por esforço repetitivo
– Tendinites
– Stress
– Ansiedade
– Falta de energia
– Má postura

Certamente já sentiste algum destes sintomas de desconforto, ao longo de um dia de trabalho. É aqui que entra a ergonomia, como solução para ajudar a combater estes problemas.

Agora que sabes qual o impacto que pode ter, a falta de ergonomia no trabalho, tens que conhecer os benefícios que esta te pode trazer a ti, e às organizações.

Benefícios da ergonomia no trabalho:

– Previne doenças ocupacionais
– Reduz o risco de acidentes no trabalho
– Melhora a produtividade
– Aumenta a satisfação dos trabalhadores
– Une colaboradores que pratiquem ginástica laboral em conjunto
– Potencia um ambiente leve e positivo
– Incrementa a saúde mental
– Melhora a qualidade de vida
– Melhora a aparência física
– Corrige a posição da coluna vertebral
– Diminui a tensão e dores nas costas e pescoço
– Fortalece a saúde e impulsiona o bem-estar

Mas então, como é que podes aplicar a ergonomia no trabalho?

Existe um conjunto de técnicas e estratégias a adotar que permitem aumentar o conforto e ter uma postura ergonómica no trabalho:

1. Define um local de trabalho confortável e ergonómico

Se costumas trabalhar no sofá ou na cama, aconselhamos-te a abandonar esse hábito. Uma secretária com espaço para o teu computador e materiais e uma cadeira confortável. Se precisares de dicas sobre como podes organizar o teu escritório, podes ler o nosso artigo.

2. Mantém o teu ambiente leve e organizado

Ter um ambiente leve e limpo vai diminuir a probabilidade de te desconcentrares e elimina a sensação de tensão e desconforto.

3. Tem atenção à posição dos equipamentos

A posição do monitor tem um grande impacto na saúde da tua visão e coluna. O monitor deve estar posicionado ao nível dos olhos, entre 40 a 75cm dos olhos. Assim, estarás também a prevenir a sensação de “vista cansada”. Em certos casos pode ser aconselhado o uso de óculos.

4. Ilumina o espaço

Uma área de trabalho bem iluminada não só aumenta a boa disposição, como contribui para o cuidado da tua visão. Opta pela luz natural, sem que esta incida diretamente no monitor. A posição ideal é ter a mesa perpendicular à janela. Candeeiros e iluminação artificial também são essenciais. Recomenda-se a utilização de luz branca e fria, uma vez que estimula a concentração.

5. Ventila e areja o espaço

Devido ao elevado tempo passado entre quatro paredes é importante, de vez em quando, renovar o ar. Um espaço bem ventilado contribui para uma sensação de conforto e potencia a energia para o trabalho.

6. Corrige a tua postura

Uma boa postura no trabalho contribui para a saúde, bem-estar e produtividade. A posição do corpo deve basear-se numa postura correta dos joelhos, quadris, cotovelos, pescoço e coluna. Os joelhos, quadris e cotovelos devem formar um ângulo de 90º, aproximadamente. Os pés, antebraços e coluna devem estar bem apoiados, para que as restantes partes do corpo fiquem alinhadas corretamente e sem esforço. Relaxa os ombros, senta-te confortavelmente e de forma correta e estás pronto para começar a trabalhar de forma produtiva e segura para a tua postura.

7. Faz pausas

É aconselhável fazer pausas ao longo do dia, de curta duração. Fazer pausas regulares ao longo do dia permitem a circulação do sangue e a ativação dos músculos. Nessas pausas podes aproveitar para te exercitar, fazer alongamentos ou deslocar-te até outra divisão. Aproveita, ainda, para descansar a visão, evitando aparelhos eletrónicos durante as pausas. Para facilitar a implementação de pausas podes colocar alarmes no smartphone ou elaborar um cronograma.

8. Exercita e faz alongamentos

O segredo para uma postura exemplar está escondido no fortalecimento dos músculos. Exercícios que fortaleçam os músculos das costas e abdominais, bem como alongamentos, podem ter um impacto drástico na correção da postura e diminuição de dores corporais.

Já fizeste uma pausa? Depois de leres este artigo, é bom que o faças! Agora já podes aplicar os teus conhecimentos sobre ergonomia no trabalho.

Consulta também as nossas dicas sobre como é que podes organizar o teu escritório!