Crianças e trabalho em casa são, à partida, aspetos que não ligam muito bem. Se às vezes trabalhar em casa não é tão fácil como parece, com crianças à mistura, a coisa pode piorar. A pensar nos pais e nos filhos que partilham várias horas do dia juntos, deixamos algumas dicas para te ajudar no teu dia a dia de trabalho em casa com filhos.
Dar responsabilidades às crianças
Dá aos teus filhos algumas tarefas domésticas que eles possam realizar como arrumar o quarto, levantar a mesa ou organizar os brinquedos.
Disponibilizar material para trabalhos manuais
Fornece-lhes tesoura, papel, lápis de cor, marcadores, cartolinas, cola, revistas velhas ou outro tipo de materiais para que se possam ir entretendo e sugere alguns desafios para irem realizando.
Jogos e puzzles
Tira do armário jogos e puzzles que os teus filhos possam fazer sozinhos, ou que não sejam muito difíceis para que não seja necessário estarem constantemente a pedir a tua ajuda.
Estabelecer uma rotina de estudo
Se os teus filhos estão em idade escolar, acompanha o planeamento dos seus estudos e estabelece momentos do dia dedicado aos mesmos.
Falar com o seu companheiro/a
Se estiverem os dois era casa, combina com o teu companheiro quem possa dar mais atenção às crianças em determinados horários, sempre numa lógica de flexibilidade para ambos. Assim, poderás reservar esses momentos mais calmos para te concentrares melhor.
Criar um espaço de trabalho separado
Não te afastes muito dos teus filhos, mas tenta ficar numa divisão diferente para diminuir as interrupções. Tenta explicar-lhes que precisas de alguma tranquilidade enquanto estás a trabalhar, ainda assim mantém-te por perto para que eles não se sintam sozinhos.
Controlar o tempo que passam nos ecrãs
As recomendações indicam que crianças entre os 2 e os 5 anos só devem passar cerca de uma hora por dia diante de um ecrã. Embora os mais velhos não tenham essas restrições, é recomendado que os pais estabeleçam limites razoáveis. Não caias no erro de os colocar todo o dia ao telemóvel ou a ver televisão só para que não te incomodem, pois isso poderá ser-lhes prejudicial.
Fazer pausas
Num momento de quebra de concentração, levanta-te e vai ter com os teus filhos. Ao mesmo tempo que passas algum tempo com eles, podes sempre aproveitar para desanuviar.
Aproveitar as sestas
Reserva as tarefas que requerem maior concentração para os horários em que os teus filhos estão a dormir. Assim poderás manter-te mais focado nesse período de tempo ou fazer uma reunião importante em que não convém seres interrompido.
Variar nos brinquedos
Não disponhas sempre os mesmos brinquedos. As crianças aborrecem-se facilmente, principalmente se estiverem quase sempre a fazer as mesmas coisas. Tenta ir “rodando” os brinquedos ao seu dispor para que pareçam sempre diferentes.
Ter paciência
Não stresses nos momentos mais difíceis e tenta manter a calma. Às vezes é só uma questão de dar alguma atenção aos teus filhos nem que seja por 10 minutos. No meio da birra tenta acalmá-los e depois regressa calmamente ao trabalho.
Sabemos que o trabalho em casa com filhos não é fácil, mesmo assim esperamos que estas dicas possam ter-te ajudado. Vê também como organizar o escritório em casa e como liderar uma equipa à distância, se for o teu caso.