logo gsc

Blog Caetano

Trabalho em casa com filhos, como gerir isto?

Crianças e trabalho em casa são, à partida, aspetos que não ligam muito bem. Se às vezes trabalhar em casa não é tão fácil como parece, com crianças à mistura, a coisa pode piorar. A pensar nos pais e nos filhos que partilham várias horas do dia juntos, deixamos algumas dicas para o ajudar no seu dia a dia de trabalho em casa com filhos.

Dar responsabilidades às crianças

Dê aos seus filhos algumas tarefas domésticas que eles possam realizar como arrumar o quarto, levantar a mesa ou organizar os brinquedos.

Disponibilizar material para trabalhos manuais

Forneça-lhes tesoura, papel, lápis de cor, marcadores, cartolinas, cola, revistas velhas ou outro tipo de materiais para que se possam ir entretendo e sugira alguns desafios para irem realizando.

Jogos e puzzles

Tire do armário jogos e puzzles que os seus filhos possam fazer sozinhos, ou que não sejam muito difíceis para que não seja necessário estarem constantemente a pedir a sua ajuda.

Estabelecer uma rotina de estudo

Se os seus filhos estão em idade escolar, acompanhe o planeamento dos seus estudos e estabeleça momentos do dia dedicado aos mesmos.

Falar com o seu parceiro/a

Se estiverem os dois era casa, combine com o seu parceiro quem possa dar mais atenção às crianças em determinados horários, sempre numa lógica de flexibilidade para ambos. Assim, poderá reservar esses momentos mais calmos para se concentrar melhor.

Criar um espaço de trabalho separado

Não se afaste muito dos seus filhos, mas tente ficar numa divisão diferente para diminuir as interrupções. Tente explicar-lhe que necessita de alguma tranquilidade enquanto está a trabalhar, ainda assim mantenha-se por perto para que não ele não se sinta sozinho.

Controlar o tempo que passam nos ecrãs

As recomendações indicam que crianças entre os 2 e os 5 anos só devem passar cerca de uma hora por dia diante de um ecrã. Embora os mais velhos não tenham essas restrições, é recomendado que os pais estabeleçam limites razoáveis. Não caia no erro de os colocar todo o dia ao telemóvel ou a ver televisão só para que não o incomodem, pois isso poderá ser-lhes prejudicial.

Fazer pausas

Num momento de quebra de concentração, levante-se e vá ter com o seu filho. Ao mesmo tempo que passa algum tempo com ele, pode sempre aproveitar para desanuviar.

Aproveitar as sestas

Reserve as tarefas que requerem maior concentração para os horários em que os seus filhos estão a dormir. Assim poderá manter-se mais focado nesse período de tempo ou fazer uma reunião importante em que não convém ser interrompido.

Variar nos brinquedos

Não disponha sempre os mesmos brinquedos. As crianças aborrecem-se facilmente, principalmente se estiverem quase sempre a fazer as mesmas coisas. Tente ir “rodando” os brinquedos ao seu dispor para que pareçam sempre diferentes.

Ter paciência

Não stresse nos momentos mais difíceis e tente manter a calma. Às vezes é só uma questão de dar alguma atenção ao seu filho nem que seja por 10 minutos. No meio da birra tente acalmá-lo e depois regresse calmamente ao trabalho.

Sabemos que o trabalho em casa com filhos não é fácil, mesmo assim esperamos que estas dicas possam tê-lo ajudado. Veja também como organizar o escritório em casa e como liderar uma equipa à distância, se for o seu caso.