logo gsc

Blog Caetano

10 Dicas para superar a segunda feira

Para muitos conhecida como o pior da semana, a segunda feira chega e traz consigo sentimentos como o desânimo e a falta de motivação para trabalhar. Mas não tem de ser assim. Se é daqueles que dá pulos de alegria quando chega a sexta feira e não consegue sair de cama às segundas de manhã, este artigo é para si.

O início de uma semana de trabalho pode ser complicado e despoletar sentimentos como ansiedade, tristeza e stress. Há quem sinta falta de paixão e motivação pelo trabalho a uma segunda feira de manhã e o sentimento prolonga-se ao longo do dia. Este conjunto de sensações deu origem a um fenómeno cultural conhecido como “Monday Blues” e parece afetar várias Pessoas, todas segundas. Se estes sentimentos são comuns às suas segundas feiras, isso pode ser um sinal de que há algo que precisa de ser feito.

Mas a segunda feira não tem de ser o pior dia da semana. Nós queremos ajudar a encarar este dia de uma forma diferente e animadora.

10 Ações a implementar na próxima segunda feira

Se gosta do seu trabalho e é apaixonado pelo que está a fazer, então tente encarar a segunda feira como uma oportunidade. Todas as semanas tem uma nova segunda feira… uma nova oportunidade para fazer o que gosta. A relação que tem com a segunda feira pode ter um forte impacto no resto da semana e no ambiente à sua volta. Por isso, é fundamental encarar este dia com ânimo e pensamento positivo.

É costume vermos, um pouco por todo o lado, piadas sobre a segunda feira, que tentam demonizar ou relativizar o “pesadelo” que é a segunda feira. Nós acreditamos que tudo depende do estado de espírito e da forma como encaramos este dia.

Porque é possível mudar a sua relação com a segunda feira, reunimos um conjunto de dicas, para lidar com este dia.

1 – Identifique o problema

Sentir-se triste ou desmotivado de vez em quando é normal. Todos temos o direito a ter dias maus. No entanto, isto pode ser problemático se se sentir assim recorrentemente. Para e analise como se tem sentido ao longo dos últimos tempos no trabalho. Pergunte-se se há algo de errado. Se todas as segundas feiras são um pesadelo então deve fazer algo mais do que simplesmente rir-se de piadas sobre este dia. É hora de mudar. A sensação constante de infelicidade ou frustração pode ser um sinal de que é preciso uma mudança. Seja de trabalho ou de hábitos, questione-se que tipo de mudanças precisa para melhorar a sua vida. Se for preciso procure ajuda psicológica. Sentimentos constantes de tristeza e falta de motivação para o trabalho podem ser sinal de doenças mentais como a depressão.

Sugerimos que faça uma lista das coisas que mais e menos gosta no seu trabalho. Ponha tudo em perspetiva e analise aquilo que depende de si e os problemas externos. Se a mudança depender apenas de si, já sabe o que tem de fazer. Se não puder fazer nada para resolver o problema, talvez esteja na hora de procurar um novo emprego. Clarificar os sentimentos e a maneira como se sente no trabalho é uma ótima forma de encontrar soluções. Talvez o problema não seja a segunda feira.

Mas, se forem apenas episódios ocasionais de falta de motivação, então continue a ler e descubra como tornar a segunda feira mais leve e agradável.

2 – Prepare a segunda feira na sexta feira

Ao planear tudo com antecedência, a segunda feira vai parecer mais simples. Chamamos a este processo: descomplicar – uma forma de aliviar a sua segunda feira, através de planeamento e realização de tarefas que podem ser concluídas antes do fim de semana chegar. Para ajudar a combater a ansiedade de segunda feira de manhã e tornar o trabalho mais leve deixe o máximo de tarefas possíveis despachadas na sexta feira. Ao fazer este exercício simples de organização, o início da sua semana vai começar de forma mais tranquila.

3 – Organize a sua semana com antecedência

Assegure-se que o seu calendário semanal está atualizado e com todas as tarefas que tem de cumprir ao longo dos dias. Ter uma visão geral da semana não só contribui para uma melhor organização, como também uma gestão eficaz do tempo. Antes da segunda feira chegar, tire um tempo para planear todas as tarefas e organizá-las por dias. Assim, o trabalho torna-se mais simples e vai saber por onde começar quando a segunda feira chegar. Pode fazer uma lista de coisas boas que vão acontecer na sua semana

Pode parecer estranho, mas listar os acontecimentos entusiasmantes que vão acontecer pode ajudar a começar a semana com ânimo. Quando olhamos para o nosso calendário semanal é fácil que nos foquemos apenas na quantidade de trabalho que temos pela frente. Mas, se tirar um momento do seu domingo para adicionar tarefas agradáveis e momentos de lazer no seu planeamento semanal, garantimos que vai começar a segunda feira com mais motivação. Lembre-se que incluir tarefas agradáveis é fundamental para descomprimir do trabalho. Veja como pode relaxar depois de um dia de trabalho, no nosso artigo.

4 – Desligue-se durante o fim de semana

Trabalhar durante o fim de semana é um erro cometido por muita gente. Mas é importante ter os horários de trabalho bem definidos. Aproveite o fim de semana, mantenha-se longe dos aparelhos eletrónicos e relaxe. Se possível, tente evitar ver o seu e-mail. Pode parecer desafiante, mas trabalhar nos dias de descanso é uma das grandes causas de stress no trabalho. Estabeleça limites entre a vida profissional e a vida pessoal. Isso vai ajudar a tornar a sua vida mais agradável e a evitar pensar no trabalho durante o tempo livre.  Quando deixar o escritório na sexta, deixe os problemas lá e foque-se em aproveitar o tempo desligado de preocupações. Se não descansar durante o fim de semana é provável que na segunda feira se sinta sem energia e com a sensação de não ter aproveitado o tempo.

5 – Durma bem e acorde cedo

Parece básico, mas, ainda assim, sabemos que é fácil cair na tentação de ficar acordado até mais tarde na noite de domingo. Não cometa este erro. Deite-se cedo e tenha uma boa noite de sono antes da segunda feira chegar. Ter um sono reparador é fundamental para enfrentar a semana com energia e motivação. Não queremos começar a semana já com ar de cansaço, certo? Coloque o despertador para uns 15 a 30 minutos mais cedo do que o habitual à segunda.

Pode parecer impossível, mas estes minutos vão ser preciosos para começar a semana da maneira certa. Ter este tempo extra só para si de manhã, antes de começar o dia vai tornar o início da semana mais fácil. Saboreie o pequeno almoço com calma, dê um passeio matinal, faça algum exercício físico ou opte por uns minutos de meditação. Se não sabe como meditar consulte o nosso artigo. Lembre-se que a vida não pode ser uma rotina de dormir e trabalhar e que deve tirar tempo para si e para saborear as pequenas coisas do dia-a-dia.

6 – Vista-se e arranje-se de forma especial à segunda feira

Encare a segunda feira como uma oportunidade para caprichar na roupa que vai vestir. Cuide de si e arranje-se um pouco mais do que o habitual. Está comprovado que aumenta a autoconfiança e, consequentemente, a vontade de trabalhar. Ao estar confiante irá transmitir essa sensação aos colegas, também. Seja a energia que faz com que todos tenham um dia melhor.

Se começar a usar a segunda feira como o dia em que veste a sua roupa favorita vai começar a associar o primeiro dia da semana a algo positivo, que lhe transmite poder e segurança. Quando se veste bem, sente-se bem. Não é algo superficial ou um ato de vaidade. Cuidar de si é, na verdade, um ato de amor próprio. Encare a segunda feira com confiança. Alguns estudos recomendam usar vermelho para estimular a confiança. Mas acreditamos que, desde que se sinta confortável e confiante, a cor que veste pode ficar a seu critério. Trate a segunda feira como um evento e vista-se a rigor.  

7 – Mantenha pensamento positivo

Embora pareça difícil e ate possa soar um pouco cliché, manter uma atitude positiva a uma segunda feira pode proporcionar-lhe uma semana mais agradável. A nossa motivação baseia-se naquilo em que acreditamos. Se acreditar que vai ter uma segunda feira positiva, a probabilidade dessa boa energia se alargar para o resto da semana é bem mais elevada do que se começar o dia com um pensamento negativo. Comece a semana a praticar gratidão.

Tire um tempo de manhã para apreciar as coisas pelas quais está feliz, quer no trabalho, quer na vida pessoal. Para começar a semana de forma positiva e relaxada experimente ouvir a sua música favorita de manhã. Pode encontrar a playlist ideal no nosso artigo sobre músicas de relaxamento.

Evitar as queixas antes e durante o trabalho também tem um impacto positivo no seu cérebro. Além de não resolverem os problemas, as queixas constantes podem tornar a sua mente negativa e, consequentemente, trazer essa negatividade para o resto do dia. Crie um ambiente leve e de boa disposição no seu trabalho na segunda feira de manhã. É mais simples do que parece – pensamento positivo vai influenciar a maneira como lida com as situações do dia-a-dia e como encara o trabalho.

8 – Faça alguém feliz

Fazer um favor ou um ato positivo por alguém durante a sua segunda feira vai aumentar a sensação de bem-estar e de produtividade. Transporte este hábito para o resto da semana e vai ver que vai conquistar muitos sorrisos e espalhar um ambiente agradável no trabalho. Lembre-se que a felicidade é contagiante, mas a tristeza também. Por isso, sempre que possível escolha espalhar a bondade no seu ambiente de trabalho. Uma das melhores maneiras de se sentir melhor consigo e de se sentir útil é ajudar alguém. Basta um elogio, ou um pequeno favor. Estes gestos simples podem ter um grande impacto no seu dia e no dos outros. Seja no trabalho, com os colegas, em casa, com a família ou com os amigos, fazer o dia de alguém melhor vai retribuir uma sensação de paz e bem-estar para si.

9 – Alivie a carga de trabalho à segunda feira

Ter uma segunda feira demasiado preenchida pode influenciar o modo como a encara. As segundas feiras são, geralmente, dias bastante ocupados, de regresso ao trabalho, com reuniões e projetos pendentes. Uma boa estratégia para lidar com esta sobrecarga é manter o seu horário o mais claro e simples possível à segunda.

Sempre que possível, marque reuniões importantes para terça ou quarta feira. Isto vai permitir organizar a sua segunda feira de forma mais leve e descontraída, tornando o regresso ao trabalho mais simples. Em vez de agendar as tarefas mais complicadas para segunda de manhã, comece por tarefas mais simples e rotineiras, por exemplo. Claro que o método de organização vai depender dos horários e ritmos de trabalho de cada um. Mas se para si for difícil cumprir várias tarefas à segunda feira opte por aliviar um pouco o seu dia.

Assim, estará a economizar energia para as tarefas vindouras. Mas, atenção: é importante não encarar esta dica como desculpa para evitar uma segunda feira produtiva. Apenas encontre o equilíbrio entre produtividade e descanso e distribua as tarefas importantes ao longo da semana.

10 – Fuja à rotina

A segunda feira, tal como qualquer outro dia da semana, é uma ótima oportunidade para fugir à rotina. Marque um encontro com um amigo, faça uma atividade diferente, cozinhe uma refeição especial, veja um filme ao fim do dia, com pipocas. No fundo, o conselho é encontrar algo para tornar a segunda feira um pouco mais divertida. Não se esqueça da importância de tirar tempo para si e relaxar. Se for possível, trabalhar num ambiente diferente também pode ajudar a lidar com a segunda feira. Mudar de ares é uma excelente forma de aumentar a concentração e o foco. Se é daqueles que gosta de fugir à rotina experimente trabalhar num sítio fora do habitual.

É fundamental começar a encarar a segunda feira de uma forma diferente. Ao aplicar estas dicas, os seus inícios de semana serão, com certeza, mais agradáveis e descomplicados. Foque-se no que é importante e defina objetivos a curto e a longo prazo. Esta forma de pensar vai ajudar-nos a encarar a segunda feira como uma oportunidade para atingirmos os nossos objetivos. Recorde-se que, apesar de ser importante manter uma atitude positiva, é normal ter dias menos bons e que nem todas as segundas feiras vão ser fáceis. Às vezes, o melhor é enfrentar o dia e estar pronto para lidar com dias menos bons. No entanto, uma atitude positiva e alguns pequenos esforços podem melhorar o seu dia e dos outros. Se a sua segunda feira não correu como esperava, lembre-se que ainda tem os outros seis dias para ter uma semana inesquecível.

Fique com uma frase para mudar a sua perspetiva em relação à segunda feira:

“Às vezes tudo o que é preciso é uma pequena mudança de perspetiva para ver algo de um modo completamente diferente.”

Dan Brown