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Blog Caetano

Como preparar o Pitch Pessoal?

Ter uma “imagem de marca” é fundamental para conseguir o emprego de sonho. Vivemos num mundo de informação abundante, com a fasquia elevada e vários candidatos a concorrer por uma vaga. Por isso, nada melhor do que saber como se destacar e “vender” a sua imagem pessoal. É aqui que entra ao “Pitch Pessoal”, que pode fazer a diferença na sua candidatura.  

O Pitch deve ser objetivo, mas com uma boa dose de criatividade para marcar a diferença e atrair atenções. Mas, o que é um Pitch Pessoal e como posso fazer um? Se são estas as perguntas que estão na sua mente, nós temos as respostas. É só continuar a ler e descobrir como pode fazer o seu Pitch. 

O que é um Pitch Pessoal? 

Um Pitch funciona como um pequeno discurso, que resume a essência de um projeto, empresa ou individuo. No caso do Pitch Pessoal, é um “discurso de venda pessoal”, com o objetivo de conquistar o recrutador a contratar um candidato para uma vaga. Deve ser curto e direto, para passar a mensagem de forma clara e eficaz. No fundo, o principal objetivo é convencer o recrutador das suas capacidades e potencial. 

Esta ferramenta é essencial para uma candidatura a um emprego, durante uma entrevista e é muito comum em Feiras de Emprego. Aliás, se está a pensar inscrever-se numa Feira de Emprego, deve criar o seu próprio Pitch. Saiba mais sobre Feiras de Emprego e tudo o que precisa para se preparar para uma, no nosso artigo.  

Com a curta duração de 3 a 10 minutos – aproximadamente – o Pitch funciona como uma apresentação simples e objetiva sobre si. Pode usar o Pitch a seu favor para gerar curiosidade e interesse nos recrutadores e abrir portas a novas oportunidades profissionais. 

Pitch Pessoal

Mas, como fazer o seu Pitch Pessoal? 

Chegou a hora de convencer a empresa a que se candidata, em poucos minutos, pelas suas capacidades. Se não sabe o que dizer ou como organizar a informação, descubra as dicas que reunimos para si: 

1- Prepare diferentes formatos e versões  

Versatilidade deve ser a palavra de eleição na hora de preparar o seu Pitch. Para ser possível adaptar-se a qualquer situação deve organizar várias versões, com durações e até formatos diferentes. Isto vai permitir uma maior adaptabilidade a diferentes empresas e pedidos. Quer lhe peçam 3 minutos ou 10 minutos de conversa, deve ter a resposta na ponta da língua, num discurso organizado. Além disso, podem pedir um discurso mais casual, ou algo mais profissional e estruturado e deve saber adaptá-lo a cada situação.  

Apesar de ser importante desenvolver diferentes versões é essencial que tenha um discurso orgânico e espontâneo, com capacidade de improviso. A naturalidade tornará o discurso mais apelativo a quem estiver a ouvir.  

2 – Estrutura e organização  

objetivo do pitch pessoal é prender a atenção de recrutadores e empresas. Neste aspeto, a estrutura tem um papel importante, uma vez que permite a organização de ideias e tópicos em várias fases. Defina um princípio, um meio e um fim, onde aborda os temas de forma consistente, fluída e organizada. A organização permite que os recrutadores e quem estiver a ouvir retenham a informação de forma facilitada. Ao terem informação sobre si em mente, a probabilidade de se destacar e ser lembrado aumenta significativamente.  

Pense no seu Pitch como um resumo do seu currículo. Se não sabe como construir o currículo pode descobrir tudo no nosso artigo. Deve contar a sua história em breve minutos de forma estruturada e simples, para impressionar. 

3 – Chame a atenção 

Há palavras que enriquecem qualquer discurso e o tornam cativante e apelativo. Saber falar é um dom, que se trabalha e que pode fazer toda a diferença. Para isso, usar as palavras certas pode fazer a diferença na hora de chamar a atenção. Principalmente no início do discurso, deve fazer a melhor escolha de palavras possível. O início é o momento ideal para prender a atenção de quem estiver a ouvir, para que acompanhem o seu discurso até ao fim. Seja através de uma pergunta retórica, de algum sentido de humor ou de uma informação inesperada, há estratégias que são infalíveis para criar empatia com os recrutadores.  Veja o que pode fazer: 

Se ainda não o tiver feito noutro momento, comece por fazer a sua apresentação. Se as apresentações já estiverem despachadas, comece por algo inusitado e marque pela diferença. Pode começar por mencionar um ponto forte e invulgar ou algo que possa acrescentar à empresa. Use palavras-chave que vão de encontro à sua área, para chamar a atenção. Evite palavras e expressões cliché e seja autêntico no discurso. Uma boa dica é apresentar uma solução a um problema da empresa – este aspeto é sempre muito valorizado. É fundamental que se mostre apaixonado e entusiasmado durante o discurso. Lembre-se que um sorriso e boa energia atraem muito a atenção.  

4- Adapte-se  

O seu pitch pessoal deve estar adaptado a cada empresa a que se candidatar. Embora algumas informações sejam transversais, o ideal é que redirecione sempre o seu pitch para determinadas características da empresa. Como já mencionamos, a adaptabilidade é um fator importante. Mas nunca perca a autenticidade e a sua personalidade. Estes dois valores são bastante valorizados. 

Embora seja importante que se adapte à realidade de cada empresa, não deve moldar a sua personalidade para encaixar onde não pertence e não se sente bem. Afinal, não há maior felicidade profissional do que trabalhar onde gostamos. No entanto, para adaptar o pitch pessoal a cada empresa é essencial fazer pesquisa e procurar informações nos sites e redes sociais das empresas – público-alvo, história e valores são fatores a ter em conta. Deve mostrar que tem algo a acrescentar à empresa e está disposto a fazê-lo.  

 5 – Uma jornada de autoconhecimento 

Para fazer um pitch pessoal com potencial, o ingrediente principal é o autoconhecimento. Deve conhecer os seus piores defeitos e melhores qualidades, para ter plena noção do que é e não é capaz, dos seus gostos e objetivos. Na maioria dos casos, as Pessoas identificam como maior dificuldade na construção do pitch pessoal, a falta de autoconhecimento. Daí surge a importância de se conhecer, bem como às suas ações e história.  

Ao longo do pitch é importante destacar os seus pontos fortes e deixar que estes transpareçam no discurso, de forma orgânica. Os pontos fortes não precisam de ser, necessariamente, habilidades. Podem ser fatores de inteligência emocional, aspetos da personalidade, experiências de vida e experiências profissionais, rede de contactos, entre outros aspetos.  

6 – Conte as suas conquistas 

Em vez de apresentar o seu trabalho apenas através de dados e números, encare-os como conquistas. As experiências e responsabilidades que atravessou ao longo da vida fazem parte de quem é. Por isso, aborde-as como se de conquistas se tratassem – porque efetivamente o são. Foque-se no storytelling e em adicionar valor aos recrutadores. Pode incluir um ou outro dado para ajudar a interpretar e contextualizar a sua história. Números podem ajudar a tornar a informação clara e concreta. Não se esqueça de mencionar datas. No entanto, optar por um discurso em formato de “história” é sucesso garantido. Utilize comparaçõesmetáforas e expressões para dar vida ao discurso.  

7- Fale sozinho em voz alta 

Sim, leu bem. Falar sozinho é uma estratégia infalível para treinar o seu discurso. Em casa, sozinho, ou em frente ao espelho pode adotar a estratégia que mais lhe for favorável, para se preparar. Fale, não só sobre o seu pitch, mas de outros assuntos. Imagine-se a dar uma palestra, a ter uma conversa ou simplesmente a soltar ideias cá para fora. Fazer este exercício em voz alta vai permitir que se sinta desinibido e capaz de falar em público.  

No seu discurso deve ter em atenção aspetos como a postura corretacolocação e volume da voz, linguagem corporal, contacto visual, expressões faciais, pausas e fluidez. Nada melhor que treino e uma boa dose de confiança para brilhar no momento de apresentar o seu pitch. Conhece a expressão “Fake it ‘till you make it”? É exatamente isso que deve fazer. Mesmo que se sinta inseguro, ou com vergonha de falar em público, apresente-se sempre como confiante e seguro de si e do seu percurso. A atitude que transmitimos vai espelhar os nossos resultados.   

 8- Antecipe possíveis perguntas 

O seu pitch pessoal pode ser impecável, estar bem estruturado e com uma organização exemplar. No entanto, se não estiver preparado para possíveis questões extra, o seu trabalho pode cair por terra. Por isso, quando terminar de construir o pitch pessoal, imagine-se na pele do recrutador, que o acabou de ouvir e pense nas perguntas que poderiam ser colocadas. Nada como conhecer bem o nosso pitch para saber o que responder. É por este motivo que não aconselhamos a decorar o pitch, mas sim a compreendê-lo e dizê-lo de forma natural. Pode apontar as eventuais perguntas que lhe surgirem e praticá-las, para responder depois da apresentação.  

9- Desperte curiosidade para mais  

No final do pitch pessoal, deixe um convite para algo mais. Deve dizer algo para aguçar a curiosidade de quem está a ouvir. Pode mencionar um local online onde podem consultar mais sobre o seu trabalho, um evento que esteja para breve ou alguma novidade misteriosa, se assim for possível. Mostre-se aberto a esclarecer o que for preciso, ou discutir sobre um tema que vá ao encontro das necessidades da empresa. O ideal é que a motivação na sua voz e expressão corporal acompanhem as suas palavras.  

Depois de reter esta informação e caso precise de resumir o que aprendeu, aqui fica um “guia de bolso” a ter em conta para construir o seu pitch pessoal: 

Já está a imaginar-se à frente ao computador, numa entrevista online a contar a sua história aos recrutadores? Ou presencialmente a cativar toda a gente com o seu discurso? Agora que está pronto para se apresentar ao mundo, que tal candidatar-se a uma das nossas vagas?  

Aceite o nosso desafio e conte-nos mais sobre si.