logo gsc

Blog Caetano

Como me preparar para feiras de emprego?

Num mundo onde o escritório pode ser em qualquer lugar, as feiras de emprego transformaram-se e adaptaram-se aos tempos que vivemos. São várias as possibilidades e não faltam oportunidades no mercado online. Por isso, é preciso estares atento às feiras de emprego espalhadas pelo digital. A tua próxima oportunidade profissional pode estar na próxima feira de emprego online.  

Com a tendência das feiras e eventos de emprego virtuais é necessária pesquisapreparação e saberes como reunir toda a informação. Tira notas e lê com atenção. Depois deste artigo vais estar preparado para qualquer feira de emprego online.  

Mas, afinal, o que é uma feira de emprego? 

Feiras de emprego são uma forma de facilitar a procura de emprego e tornar a interação entre empresas e candidatos mais próxima e direta. O objetivo é aproximar diversos candidatos e empresas a um custo reduzido, com vantagens para ambas as partes, principalmente quando falamos de eventos online.  

Numa feira de emprego vais encontrar diferentes empresas, especializadas nas mais diversas áreas, com vagas disponíveis para um grande número de candidatos. 

Nas feiras de emprego online, cada candidato tem acesso a um evento completo através de uns quantos “clicks” e um computador ou dispositivo móvel. Este aspeto não só simplifica o processo, como torna o evento cómodo e acessível a qualquer um. 

Para quem nunca participou numa feira de emprego, pode ser desafiante perceber como funcionam. Mas garantimos que é uma experiência enriquecedora, com a possibilidade de abrir várias portas ao futuro. A dinâmica é simples: reúne-se um grupo de empresas, com vagas disponíveis, que recebem indicações dos candidatos via online. Posteriormente, há uma interação entre ambas as partes.  

Porquê online? 

Se ainda restam dúvidas dos benefícios do digital quando falamos de procurar emprego, sabe que esta é uma opção bastante rentável. Feiras de emprego não só são uma excelente ajuda para quem procura emprego, como para quem quer dar a conhecer um projeto ou uma empresa. O digital permite chegar mais longe e reunir pessoas de todo o mundo, ao mesmo tempo. Aqui estão algumas vantagens das feiras de emprego online:  

– Facilidade de acesso: Estejas onde estiveres, vais conseguir assistir à feira de emprego virtual, desde que tenhas ligação à internet e um aparelho eletrónico. Assim, é mais fácil descobrires oportunidades fora da tua região.
– Redução de custos: Seja deslocação, alimentação e até do próprio evento, os custos são drasticamente reduzidos, quando comparados a um evento presencial.
– Informação acessível: Não são precisos mil flyers e papéis que acabam perdidos, no meio de tanta informação. Na internet tudo é simplificado e facilmente acessível. Além disso, permite que reúnas a informação necessária sobre a empresa de forma mais intuitiva e prática e uma maior interação. 
Aumento de networking: É possível ter várias conversas privadas em simultâneo num evento online, o que permite que chegues a mais pessoas. Além disso, sendo os participantes de várias regiões, a tua rede de contactos vai aumentar significativamente. 
Acompanhamento: Depois do evento online é mais fácil que a empresa tenha reunido todas as informações necessárias sobre candidatos. Isto vai permitir um melhor acompanhamento e interação com a empresa, mesmo depois da feira de emprego, o que aumenta a probabilidade de contratação.  

Depois da interação online, nas feiras de emprego, a Salvador Caetano pede aos candidatos para entrarem numa entrevista de emprego virtual, através da plataforma EasyRecrue. Para saberes como te deves preparar para uma entrevista online, consulta o nosso artigo.

O mercado de trabalho exige novos métodos e estratégias de recrutamento. E a verdade é que a dificuldade de encontrar a empresa dos nossos sonhos é cada vez maior. No fundo, todos procuramos uma empresa com a qual nos identifiquemos e que nos permita ter o estio de vida com que sempre sonhamos. Participar em feiras de emprego online vai facilitar o processo e permitir que estejas um passo mais próximo do teu sonho, sem sair de casa. Pode parecer confuso, mas nós ajudamos. Sabe como te devespreparar para a próxima feira de emprego online:  

Como me preparar para uma feira de emprego online 

feiras de emprego online preparação

O primeiro passo é teres em mente as tuas áreas de eleição, os objetivos definidos e as expectativas realistas. Estás prestes a viver uma experiência entusiasmante, que pode levar o teu futuro profissional mais longe. Mas, o que podes fazer para te preparares?

1. Faz o “trabalho de casa”

Pesquisa sobre as empresas que vão estar presentes na feira. Antes de chegar a data, podes aceder à lista de empresas que vão estar presentes e escolher um “Top 5” de empresas que mais te interessam. Podes, ainda, escolher outras para ficarem de “backup”, para uma segunda opção. 

Deves pesquisar sobre estas empresas de forma atenta e tirar apontamentos sobre cada uma delas. Podes explorar as redes sociais, os websitesblogues e o LinkedIn, para encontrares informações cruciais. Esta pesquisa antecipada é uma fonte de informação preciosa para perceberes previamente se as empresas vão de encontro aos teus objetivos e se as tuas competências correspondem à filosofia de cada empresa.

2. Pesquisar sobre a feira 

Reúne a informação sobre horários, link para aceder ao evento e tudo o que for necessário para a tua participação. Vê e reve tudo o que precisas de saber sobre a feira de emprego, através das plataformas digitais. Para que, no meio das tarefas do dia a dia, não te esqueças do evento, certifica-te que o apontas na agenda ou no calendário do teu telemóvel. Afinal, não vais querer perder um evento tão importante. Podes, ainda, procurar informações sobre edições anteriores e feedback de participantes.  

3. Mantém a tua informação atual 

Há um documento-chave que vai servir de “passaporte” a uma feira de emprego e já deves estar a adivinhar qual é. Exatamente! O currículo. Ter um currículo online atualizado é fundamental. Para saberes como fazer um currículo online, lê o nosso artigo e descobre o que fazer (e o que não fazer), para procurares o emprego de sonho. 

Se o teu currículo já está pronto é hora de fazeres uma revisão. Certifica-te que não há erros. Quando passamos muito tempo sem olhar para um documento, provavelmente vamos identificar pequenos erros que nos escaparam, ou informação desatualizada. É fundamental que o teu CV reflita a pessoa que és agora e que esteja impecavelmente atualizado, de acordo com as tendências.  

O teu currículo vai ser entregue online. Por isso, há pormenores que não podem faltar e que tantas vezes passam despercebidos. O título do currículo deve incluir o teu nome, para ser fácil a identificação. Deves submeter o documento em PDF, para te certificares que tudo fica no seu lugar e não haja desformatações. Podes colocar hiperligações, para websites, redes sociais relevantes, instituições que mencionas no teu documento e outros links úteis.  

4. Prepara o pitch pessoal 

Se não conheces o conceito de pitch, sabe que é essencial para valorizar a tua participação numa feira de emprego. O pitch pessoal é uma apresentação breve, com o objetivo de mostrar aos recrutadores todo o teu potencial. É a oportunidade ideal para te destacares de outros candidatos e brilhar. Queres saber como fazer o teu pitch pessoal? Descobre tudo no nosso artigo e arrasa na próxima feira de emprego.  

5. Veste-te a rigor 

Estar online não é uma desculpa para não caprichares no look que vais escolher para o evento. Afinal, estamos a falar de um evento que pode abrir portas a um futuro brilhante – é importante que te vistas para tal. Deves estar preparado para uma entrevista em vídeo. Por isso, veste-te a rigor e arranja-te. Apesar de não ser o mais importante, a aparência diz muito de ti e da tua dedicação e ambição.  

6. Certifica-te que tudo funciona 

Aqui falamos sobre, talvez, a única desvantagem das feiras de emprego online: falhas de equipamento. É mais comum do que parece. Para as evitares é importante que verifiques se todo o equipamento está em bom funcionamento, se tens boa ligação à internet e que estás num ambiente calmo e luminoso. A câmara e o microfone do computador devem estar em perfeito funcionamento, para potenciar uma melhor comunicação. Algum tempo antes do evento deves certificar-te que tens tudo o que precisas junto de ti e que tudo funciona corretamente.  

7. Relaxa e aproveita 

Para além de serem uma boa oportunidade para conseguir emprego, as feiras de emprego online são uma ótima maneira de criares ligações e aumentares a rede de contactos. Por isso, aproveita para criar relações e estabelecer contactos com pessoas diferentes. Independentemente do resultado de uma eventual candidatura é certo que vais retirar algo de positivo do evento. Encara a tua participação como uma oportunidade para conheceres empresas novas e pessoas com as mesmas ambições e interesses, que juntas podem trabalhar para alcançar objetivos comuns. Uma feira de emprego online é um momento único de networking, para promover a tua carreira e encontrares oportunidades únicas.  

Depois destas dicas tens todas as ferramentas que precisas para te inscreveres numa feira de rmprego. A juntar a estas dicas, só acrescentaríamos uma boa dosa de motivação e mente aberta para tudo o que acontecer durante o evento.  

A Salvador Caetano vai estar presente em diversas feiras de emprego, que podes consultar aqui

Fica atento às nossas redes sociais e não desperdices a oportunidade de te candidatares a um emprego de sonho.