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17 Dicas sobre gestão de tempo

Fazer uma boa gestão do tempo, tem um grande impacto na tua qualidade de vida. Mas por vezes, pode ser difícil de conseguir fazê-lo.

Quantas vezes pensaste “o tempo passou a correr”? Quantas vezes desejaste que o dia tivesse mais horas, para que conseguisses fazer todas as tarefas a que te propuseste? Quantas vezes achaste que tinhas tempo para tudo e mais alguma coisa, e no final das contas, não tiveste?

A isto chamamos, falha na gestão de tempo.

A realidade é que o tempo é uma coisa certa, e cabe-nos a nós mesmos descobrir como é que podemos fazer para o aproveitar da melhor maneira.

Mas então, o que é a gestão do tempo?

A gestão de tempo baseia-se no planeamento e organização do tempo, para que este seja dividido entre as várias atividades do dia a dia. Esta gestão assenta no tempo necessário para desempenhar cada tarefa.

De seguida, vamos partilhar algumas dicas para te ajudar na gestão do tempo.

Dicas para gerires melhor o teu tempo:

1. Faz uma lista e define objetivos

Antes do dia, ou da semana começar, deves fazer uma lista com as tarefas que tens que prestar mais atenção. Deves ainda, ter um planeamento estratégico dos objetivos que pretendes alcançar. Assim, consegues saber tudo o que tens para fazer, e isso vai ajudar-te na gestão de tempo.

2. Organiza-te e define um tempo para as tarefas

Pensa nas tarefas e em quanto tempo precisarás para te dedicares às mesmas, sendo que deves evitar subestimar o seu tempo de realização. Na gestão de tempo é importante que penses de maneira a conseguires ser eficiente.

3. Limpa o teu espaço de trabalho

Ter um ambiente organizado e limpo, pode ajudar-te a ter uma maior dedicação nas tuas tarefas. Nem que seja numa perspetiva de evitar possíveis distrações.

4. Prioriza tarefas

Pode acontecer teres muitas tarefas para fazer num dia. E podes tentar fazer tudo, e até podes conseguir fazer. Mas as questões que te coloco são: Fizeste tudo bem? Podias ter feito melhor? Como é que te estás a sentir, depois de um dia cheio de trabalho? Foi confuso, difícil de gerir?

É aqui que entra a importância da priorização. As tarefas mais importantes, devem ser terminadas primeiro, então é nessas que te deves focar.

5. Agenda as tuas tarefas

Utiliza um caderno, uma aplicação, ou marca no teu calendário, as tarefas que precisas fazer, quando as podes começar a fazer, e até quando as queres ter concluídas (define deadlines).

Na gestão de tempo, deves ser realista. Não penses em fazer algo para “ontem”, que deverias ter que trabalhar durante semanas. Aqui, a gestão do tempo tem que ser tangível.

6. Comunica

Por vezes, podes precisar de ajuda ou de alguma opinião, sobre as tuas tarefas. Por isso, é importante que fales e que partilhes com os teus colegas de trabalho, o que tens vindo a fazer, ou até as tuas preocupações. A comunicação é um elo forte na gestão de tempo, é muito importante numa organização e promove sinergia. Podes saber mais sobre a importância da comunicação no nosso artigo.

7. Foca-te

Algumas tarefas podem exigir mais de ti, e podes ter de estar a 100%. Por essa razão, deves tentar perceber que coisas te distraem, e evitá-las. No entanto, deves encontrar ferramentas que te ajudem a concentrar, para uma melhor gestão de tempo.

8. Otimiza as tuas reuniões

Para uma melhor gestão de tempo, é importante que as reuniões que tens, durem apenas o tempo destinado. Atenção que algumas reuniões, se não estiverem a ser produtivas, podem ser encerradas, mesmo antes do tempo.

9. Não faças muitas coisas ao mesmo tempo

É importante ter noção que fazer muitas coisas ao mesmo tempo, não é sinónimo de produtividade ou competência. E a realidade é que, serás melhor profissional, se te concentrares numa tarefa de cada vez.

10. Faz pausas

É importante que na tua gestão de tempo, tenhas momentos de pausa. Até porque, quando se passa muito tempo a fazer uma coisa específica, pode ser difícil de manter a concentração e motivação. Por isso, aconselhamos-te a que vás caminhar um bocadinho, tomar um café, conversar com um colega… Faz algo que te faça “desligar” do trabalho, uma vez que isso pode ajudar a que alcances uma maior produtividade.

11. Pensa nas tarefas que podem ser consideradas hábitos

Há tarefas que são tão frequentes, que se tornam hábitos na tua rotina. O que podes fazer para as gerir? Podes determinar um tempo exato, e até um dia em específico, para a realização das mesmas.

12. Aprende a dizer que não

Se sentires uma grande sobrecarga, deves falar sobre isso. Saber dizer que não, educadamente, explicando o que sentes, pode ajudar a libertar-te de alguma tensão. Antes de aceitares algum projeto, deves analisar primeiro tudo aquilo que te propuseste fazer. Na gestão de tempo, não adianta aceitares mais tarefas, se no fundo, podes vir a não conseguir concretizá-las.

13. Exercita-te e tem uma boa alimentação

São vários os benefícios de fazer exercício, tanto para a tua saúde física, mental e no trabalho. Podes saber mais sobre estes benefícios, e como criar uma rotina de treino no nosso artigo.

Ter uma alimentação saudável pode trazer-te muitos benefícios no trabalho. Podes ver as nossas dicas para ter uma alimentação saudável, podes ainda conhecer os alimentos que te podem dar energia para o trabalho, e ainda te deixamos com sugestões de meal preap, para que possas organizar melhor a tua semana de trabalho.

14. Identifica atividades semelhantes

Se tiveres tarefas parecidas para fazer, podes sempre fazê-las em sequência, com certeza que o teu tempo vai render. Assim fica mais simples de gerires o teu tempo!

15. Não procrastines

A procrastinação é um dos maiores inimigos do tempo e da produtividade. O típico “deixar andar”, só te vai fazer stressar mais, com o acumular de tudo o que eventualmente terás que fazer. Para evitares isso, podes dividir em diferentes etapas as tuas tarefas, para que sejam mais fáceis de gerir.

16. Não te esqueças da tua vida pessoal

É saudável para ti, que tenhas um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Podes ler o nosso artigo sobre “Como alcançar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional”, para mais dicas.

17. Descansa

Não abdiques do teu tempo de descanso para realizar tarefas. É importante que descanses e que tenhas uma boa noite de sono, se te queres sentir bem, e ter um bom dia de trabalho. Podes saber mais sobre o tema, no nosso artigo.

Esperamos que tenhas gostado das nossas dicas, e que daqui para a frente faças uma melhor gestão de tempo!

É importante relembrar que nem todos somos iguais, que a minha gestão de tempo pode ser completamente diferente da tua. E que no fim, o que realmente importa, é que saibamos de que forma podemos gerir o nosso tempo a nosso favor, tanto a nível pessoal, como a nível profissional.

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