logo gsc

Blog Caetano

12 Dicas para ter um bom dia de trabalho

Sentes que a tua rotina de trabalho é desmotivante? Que os teus dias são stressantes e a tua produtividade no trabalho é pouca? Lê o nosso artigo sobre como é que podes alcançar felicidade no trabalho.

Sabe-se que ter um bom dia de trabalho pode ser uma tarefa difícil. A realidade é que o nosso dia é sempre influenciado por imensos fatores. Por isso, cabe-nos a nós próprios tentar encontrar estratégias que nos ajudem a ter um dia melhor. Assim sendo, de seguida são apresentadas 12 dicas que podes seguir, para que tenhas um bom dia de trabalho.

Dicas para ter um bom dia de trabalho

1. Organiza as tuas coisas na noite anterior

Reunir tudo o que precisa na noite anterior é importante para que comeces a tua manhã com calma.

2. Tem uma boa noite de sono

Ter uma boa noite de sono é essencial para se ter um bom dia de trabalho. O sono é a oportunidade ideal de relaxares o teu corpo e recarregar baterias para um novo dia.

3.  Começa o teu dia com positividade

Ter uma morning routine para dias de trabalho, pode ser muito eficaz. Se quiseres saber mais sobre o tema, lê o nosso artigo no blog.

Tirar alguns minutos para meditar logo pela manhã, ou mesmo ao final do dia, pode ter efeitos muito positivos na tua vida. Por isso, se quiseres saber de que forma o podes fazer, lê o nosso artigo sobre “O impacto da meditação no trabalho e na vida”.

O mais importante é conseguires iniciar o teu dia com pensamentos positivos, a ouvir música ou um podcast, a ler ou até a dar um passeio, dessa forma ganharás abertura para que ter um bom dia de trabalho.

4. Usa o teu tempo de deslocação com sabedoria

No caso de teres que te deslocar para o teu trabalho, utiliza esse tempo com sabedoria. Muitas vezes, as pessoas usam esse tempo para ver as notícias, fazer chamadas, enviar mensagens, ver as redes sociais… E não se lembram que esse tempo pode ser importante para determinar a sua disposição para o dia de trabalho. Por isso, o nosso conselho é que utilizes o tempo de deslocação para fazer algo que te ajude a encontrar motivação e disposição certa, para teres um bom dia de trabalho.

5. Procura pensar no teu trabalho como uma parte positiva dos teus objetivos pessoais

Recorda-te das razões pelas quais o teu trabalho é importante, seja para ajudar a família, por paixão à profissão, por quereres mudar o mundo de alguma forma, por quereres evoluir profissionalmente, ou até fazer a diferença. Seja qual for a tua motivação mais profunda, lembra-te de que hoje é um bom dia para a tentares realizar.

6. Sorri

Há várias pesquisas que comprovam que sorrir, mesmo que seja forçado, reduz o stress e aumenta a felicidade. Por isso, sorrir é mesmo o melhor remédio!

7. Foca-te nas tarefas prioritárias

Para teres um bom dia de trabalho é importante que saibas priorizar as tuas tarefas.

Assim, aconselhamos a que escolhas a tarefa com um prazo mais apertado, a que exigirá mais energia e tempo, ou a tarefa que é uma grande fonte de stress. Dessa forma, conseguirás focar-te no mais difícil no início do dia e o resto das tuas tarefas, em comparação, serão bem mais simples.

Com isto, conseguirás organizar melhor o teu tempo de maneira a teres um bom dia de trabalho.

8. Alimenta-te

Para teres um bom dia de trabalho é importante que não saltes refeições e te alimentes bem. Aconselhamos a que leias o nosso artigo sobre “Alimentos que dão energia para trabalhar” e o artigo sobre “Lanches saudáveis para levar para o trabalho”.

9. Expressa positividade

O estado psicológico tem um grande efeito em qualquer dia de trabalho. Por essa razão, é importante seres otimista ao longo do dia e tentares procurar tirar alguma experiência positiva, até das coisas mais difíceis que vivemos em contexto de trabalho.

Procura conversar e interagir com os colegas de trabalho de forma positiva. Assim, vais programar o teu cérebro para o sucesso e estarás mais perto ainda de ter um bom dia de trabalho.

No entanto, se sentires que tens necessidade, procura ajuda profissional.

10. Não trabalhes demasiadas horas

Trabalhar longas horas pode ser uma má ideia, isto porque, trabalhar demasiado não é sinónimo de trabalhar com qualidade e produtividade. Por vezes, trabalhar muitas horas é tão cansativo e pouco produtivo, que pode desmotivar os próximos dias de trabalho.   

11. Descontrai e relaxa

Quando o teu dia de trabalho terminar, aproveita as restantes horas do dia para fazeres atividades que te tragam prazer e alegria. É importante relaxar do trabalho, por isso, recarrega as tuas energias, descontrai e aproveita o resto do teu dia para seres feliz.

12. Termina o teu dia com gratidão

A nossa última dica é simples: agradece. Antes de dormir, pensa no teu dia, na tua vida, nas tuas pessoas, e em tudo aquilo pela qual podes e deves agradecer.

Sabe-se que há dias de trabalho que estão longe de serem perfeitos. No entanto, se seguires estas dicas talvez estejas mais preparado para lidar com os desafios do dia a dia. Com isto, esperamos que as nossas dicas tenham ajudado a entender de que forma podes ter um bom dia de trabalho.

Cá entre nós, nenhuma destas dicas exige mais tempo e esforço do que ficar infeliz. Por isso sorri, enche-te de positividade e gratidão e tem bons dias de trabalho!

Na Salvador Caetano queremos as nossas pessoas felizes. Vem ser feliz connosco! Candidata-se aqui.