Prepara-te para um artigo um pouco diferente do habitual. Mais do que dicas sobre como seres feliz no trabalho, queremos desafiar-te a teres um momento de introspeção. A felicidade é um conceito abstrato, com significados diferentes de pessoa para pessoa. O mesmo se aplica quando falamos de felicidade no trabalho.
Estamos numa busca constante pela felicidade e pelo nosso emprego de sonho. Mas, por vezes, ser feliz é uma questão de perspetiva. No entanto, é preciso parar e refletir sobre o que verdadeiramente nos faz felizes. Será que sou feliz no trabalho? Será que sou feliz nesta empresa? O meu trabalho inclui-se na lista de coisas que me fazem feliz? Todas estas questões devem fazer parte de uma reflexão profunda sobre a nossa vida, para encontrarmos a felicidade.
Passamos uma grande parte da nossa vida a trabalhar. Por isso, é importante que sejas feliz no trabalho e que o encares como uma fonte de prazer. Convidamos-te a refletir e pensares sobre a relação entre felicidade e trabalho na tua vida.
Pensa nestas perguntas:
– Será que o trabalho está a prejudicar a tua saúde física? E a tua saúde mental?
– Chegas ao final de dia exausto e sem energia para fazer o que mais gostas?
– Consegues conciliar a vida profissional, com ambições, sonhos e tempo de qualidade com as pessoas que mais gostas?
– O salário que recebes corresponde à tua dedicação e ao tempo que passas a trabalhar?
– Gostas do que fazes?
– Imaginas-te a trabalhar no sítio onde estás por muito tempo?
– Costumas acordar com vontade para trabalhar?
– O teu trabalho estimula o teu crescimento pessoal e profissional?
– Como é o ambiente na empresa? E entre os colegas de trabalho?
– Sentes-te realizado profissionalmente?
Refletir sobre a nossa felicidade no trabalho é importante para perceberes se é preciso mudar algo. Talvez a mudança dependa exclusivamente de ti, ou então não. Seja como for, vais sempre a tempo de mudar. Conheces aquela expressão “Faz o que gostas e não terás de trabalhar um único dia na tua vida” – embora seja normal existirem dias melhores que outros, regra geral, se estiveres feliz com o que fazes, trabalhar vai ser mais fácil e prazeroso. Por isso, se não estiveres feliz é hora de correr atrás da felicidade. Mas, como?
Aristóteles dizia que o significado de felicidade é viver uma vida orientada por objetivos e propósitos. Já encontraste o teu? Talvez o nosso artigo sobre como encontrar o emprego de sonho possa ajudar. Mas não basta encontrar o emprego ideal. É preciso reunires um conjunto de fatores para alcançar a felicidade no trabalho. O que é que a tua empresa pode fazer por ti?
Felicidade no trabalho: o papel das empresas
Um colaborador feliz é um colaborador mais produtivo. Por isso, é importante que as empresas se preocupem com a felicidade dos seus trabalhadores. Isso implica cuidarem da saúde física e mental, bem como proporcionar todas as condições necessárias para a felicidade e bem-estar do colaborador. Afinal, é uma situação win-win – a empresa só fica a ganhar se tiver colaboradores felizes e motivados. Eis o que as empresas podem fazer:
Garantir um ambiente de trabalho positivo
Este é um dos aspetos mais importantes para alcançar a felicidade no trabalho. O ambiente que nos rodeia influencia imenso o nosso bem-estar e o nosso humor. Se a empresa tiver um bom ambiente, os colaboradores vão estar, de certeza, mais felizes e inspirados. O bom ambiente pode ser proporcionado através de ações de team building, convívios, atividades, espaços confortáveis e ergonómicos, etc. É, ainda, importante que as empresas apostem na integração das pessoas, fazendo com que cada colaborador se sinta integrado e parte da equipa – o que vai desenvolver as relações interpessoais.
Permitir conciliar a vida profissional com a pessoal
Para muitas pessoas não há melhor do que um trabalho que permita conciliar a vida profissional com a pessoal. Esta flexibilidade é fundamental para o bem-estar dos colaboradores, bem como para a sua produtividade. Cada pessoa é muito mais do que um colaborador de uma empresa. Todos temos sonhos, paixões, atividades, família e amigos que são tão ou mais importantes do que um emprego e requerem o nosso tempo e dedicação. Hoje em dia, são cada vez mais as empresas que oferecem flexibilidade de horário, reduzem o número de horas semanais e dão uma maior liberdade de gestão de tempo aos colaboradores. O resultado? Um aumento significativo da produtividade e da felicidade no trabalho.
Demonstrar reconhecimento e valorizar os colaboradores
É muito importante que a tua empresa reconheça o teu desempenho e o valor do teu trabalho, não só a nível salarial, mas também através de elogios, feedback e reconhecimento. Há várias formas de reconhecer o valor de um colaborador. Há empresas que optam pela atribuição de prémios (monetários e não só), outras que têm mecanismos de feedback estruturados e contínuos. E, apesar de estas serem todas boas maneiras de reconhecer o trabalho de alguém, às vezes, algo tão simples como um “parabéns”, “bom trabalho” ou um “obrigado” pode fazer toda a diferença no dia de uma pessoa.
Dar a oportunidade para crescer
O trabalho deve contribuir para o nosso crescimento pessoal e profissional. É importante que os colaboradores tenham espaço para crescer, errar, aprender e melhorar – só assim a evolução é possível. O crescimento pode verificar-se em diferentes situações. Seja a progredir na carreira, mudar de cargo ou equipa, sair da zona de conforto, integração em novos projetos e tarefas, todos os desafios são bem-vindos desde que potenciem um desenvolvimento positivo. Por isso, na Salvador Caetano promovemos a mobilidade dos nossos colaboradores, tanto interna como internacionalmente.
Oferecer salários justos e benefícios
Não há dúvidas de que a questão monetária é fundamental. E não há que ter tabus à volta do salário. Cada vez mais as empresas devem ser transparentes e proporcionar ao colaborador um valor justo e coeso com o seu trabalho e dedicação, desde o primeiro dia. Quem diz que o dinheiro não traz felicidade, desengane-se – o salário é, normalmente, um dos fatores com maior peso nas decisões dos colaboradores. Para além do salário, as empresas devem apostar em benefícios flexíveis, parcerias, gratificações, prémios e outros mecanismos que estimulem a felicidade no trabalho.
Felicidade no trabalho: E o papel dos colaboradores?
É claro que a felicidade no trabalho não depende apenas das empresas. A felicidade depende, também, de cada um de nós. A empresa pode oferecer todos os benefícios e condições necessários, mas há alguns pontos essenciais que deve considerar para alcançares a felicidade no teu local de trabalho. Porque há coisas que ninguém faz por ti…
Refletir, pensar e analisar as sensações que o trabalho te transmite.
Devemos parar para analisar aquilo que nos faz bem, os pontos onde podemos melhorar e permitirmo-nos ver de fora um determinado problema ou obstáculo. Por vezes, quando analisamos uma questão detalhadamente, a nossa perceção pode mudar drasticamente.
Definir os pontos onde podes melhorar
Podes até não ser feliz no teu local de trabalho, mas refletir sobre as tuas necessidades de melhoria vai ser útil para qualquer situação, ao longo do teu percurso profissional e pessoal.
Procura estar em aprendizagem contínua
Porque nunca paramos de aprender ao longo da nossa vida, deves continuar a procurar informações novas e oportunidades de aprendizagem nas mais diversas áreas. A necessidade de saber mais vai aumentar a tua motivação e melhorar as tuas competências.
Trabalha a tua autoconfiança
Afinal, se não acreditares no teu trabalho, quem vai acreditar? Se estás na tua empresa é porque mereces. Logo, confia nas tuas capacidades e não duvides daquilo de que és capaz. É normal que as inseguranças venham à superfície, de vez em quando. O importante é trabalhar a nossa confiança de forma contínua.
Prioriza a tua saúde mental, acima de tudo
Não importa o teu cargo, tarefa ou profissão. A tua saúde mental deve ser uma prioridade. Portanto, se o trabalho se está a sobrepor a isso, talvez seja o momento de parares e redefinires prioridades. Descansa e tira tempo de qualidade para ti. Temos algumas dicas no nosso artigo para relaxar depois de um dia de trabalho.
Queremos, acima de tudo, que reflitas sobre o conceito de felicidade para ti. Tira um tempo para refletires sobre os teus sonhos e objetivos e procura encontrar a genuína felicidade no trabalho. Confia em ti, nas tuas capacidades e, não menos importante, confia na tua empresa. Deixa-te apaixonar pelo trabalho.
Para a felicidade no trabalho a prioridade são as nossas pessoas. Envia-nos a tua candidatura e vem ser feliz connosco.